Quem nunca se pegou em dúvida em que carne levar no açougue? Entre as diversas opções de cortes para carne bovina disponíveis no mercado, às vezes é um desafio lembrar a melhor forma de preparo de cada uma delas.
Seja você um experiente na cozinha ou um iniciante nas idas ao açougue, esse guia te ajudará a encontrar as melhores peças, entender a diferença entre cada uma delas e algumas combinações incríveis com carne. Aqui você lerá mais detalhes sobre:
- A classificação dos cortes de carne bovina!
- Quais os cortes da carne bovina?
- 5 dicas essenciais para churrasqueiros!
- FAQ's
Está preparado(a)? Então dê o primeiro passo com a gente descobrindo mais sobre...
A classificação dos cortes de carne bovina!
Antes de saber mais detalhes sobre cada um dos cortes, você sabe a diferença entre as qualidades dos cortes de carne bovina?
Muito se fala de carnes de primeira e de segunda e assume-se que uma é mais macia e outra dura, porém, não necessariamente! Em alguns casos a classificação se dá pela percentagem de gordura, outras, pela quantidade de fibras e nervos, mas o que define o valor de fato é a localização do corte no boi.
Veja a seguir mais detalhes para cada classificação:
Carnes de primeira
São representadas pelas partes do bovino que desempenham pouco movimento, portanto, tem menos fibras e colágeno.
Alguns exemplos são o dorso e a parte traseira superior do boi, lá encontramos algumas das carnes mais nobres como: alcatra, maminha, filé mignon, contrafilé, picanha, coxão-mole e patinho.
Carnes de segunda
Já as carnes de segunda geralmente se incluem as partes dianteiras que o boi realiza mais movimentos, logo adquire mais colágeno, contudo, isso não significa que sejam desprovidas de sabor, pelo contrário! Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.
Existe carne de terceira?
Sim! As chamadas "carnes de terceira" são classificadas dessa forma devido a característica de acumular mais nervos e gorduras em quantidades indesejáveis, alguns exemplos são: músculo, pescoço e ponta de agulha.
Porém, sempre é bom lembrar que esses conceitos cada vez mais vêm caindo em desuso, pois a questão não é se a carne é de primeira ou segunda, mas se a ela é bem-feita! Por isso, a seguir você irá conferir mais detalhes sobre cada um dos cortes bovinos, além de algumas dicas de receita deliciosas que você encontra em Receita Nestlé.
Quais são os cortes de carne bovina?
Alguns cortes de carne você já conhece do cotidiano. Acém, costela e filé-mignon são alguns nomes familiares no açougue, mas há algumas opções que podem nos pegar de surpresa, principalmente quando nos aventuramos em receitas diferentes!
Acém: a popular dos açougues
Este corte não poderia deixar de ser o primeiro! O acém é uma das opções mais populares nos açougues e supermercados pelo seu custo, sabor e nutrição. Além desses benefícios é uma carne macia de fácil cozimento, de pouca gordura e, portanto, perfeita para ser utilizada no cotidiano!
Preparo do Acém
É ideal cozê-la em recipiente que conserve calor e umidade, preferencialmente em uma panela de pressão ou forno acompanhada de molhos.
Receitas com Acém
Por tratar-se de uma carne versátil há muitas receitas disponíveis com a carne do acém, desde lanches e aperitivos até pratos principais para uma refeição completa, veja:
Hambúrguer Caseiro Especial : para os fãs de um bom hambúrguer feito em casa na medida certa.
Cozido Brasileiro : um prato perfeito para o dia a dia que pode ser servido tanto no almoço como jantar!
Polenta Cremosa com Molho de Carne : uma receita suculenta acompanhada de acém e uma dose de cremosidade de Creme de Leite Nestlé.
Alcatra: sabor intenso e maciez
É uma das integrantes do quarteto de carnes mais nobres do bovino, são elas: o filé mignon, contra-filé, picanha e alcatra). Ela fica na região traseira do boi, com um sabor intenso e maciez ideal para um churrasco de domingo.
A alcatra também pode gerar diversos subcortes como o miolo da alcatra, baby beef, rolha da alcatra, maminha, entre outros.
Preparo da Alcatra
Devido sua maciez, recomenda-se levá-la a grelha, forno ou frigideira, mas se quiser aquela textura que a carne se desfaz na boca, basta levar à panela ou panela de pressão.
Receitas com Alcatra
Conheça algumas opções incríveis com a alcatra bovina:
Filé ao Molho de Ervas : é uma boa escolha para quem quer experimentar ao máximo o sabor da alcatra com pouco tempo de preparo.
Abóbora Recheada : se sua ideia é experimentar um prato saboroso e diferente, essa Abóbora Recheada com legumes e filé de alcatra não irá te desapontar.
Costela: uma paixão de norte a sul
A costela bovina é uma das mais ricas em sabor e uma paixão dos brasileiros e no mundo! Sua localização privilegiada abrange uma boa parcela da região bovina, contudo, ao comprá-la você precisa se atentar a quantidade de osso na porção que adquirir.
Preparo da Costela
Seu preparo é um dos mais flexíveis, sendo ótima para cozinhar, assar e grelhar no churrasco.
Receitas com Costela
Uma carne tão saborosa só poderia ter receitas igualmente incríveis, veja algumas opções que você encontra aqui no site:
Costela com Mandioca : Uma boa costela assada com mandioca é um clássico com esse corte, a combinação do tempero cítrico e caldo MAGGI é deslumbrante!
Costela com Cuscuz Marroquino : talvez você já tenha provado o cuscuz paulista ou nordestino, mas já experimentou o marroquino? Prepare essa combinação deliciosa com uma costelinha e se apaixone pelo sabor único.
Polenta com Ragu de Costela : se tiver um orçamento maior para a receita do final de semana, ao invés de preparar com acém, você pode escolher preparar uma deliciosa Polenta com Ragu de Costela.
Coxão-mole: uma carne versátil
O coxão-mole é outro corte que, semelhante ao acém, é muito versátil no preparo de receitas do cotidiano, esta parte do boi é localizada em uma região privilegiada pela maciez da carne, sendo capaz de harmonizar com receitas para qualquer ocasião.
Preparo do Coxão-mole
Por se tratar de uma região nobre o boi, o coxão mole possui fibras finas e muito macias, dessa maneira, é perfeita para todos os modos de preparo, seja na panela, forno ou grelha.
Receitas com Coxão-mole
O coxão mole fica especialmente saboroso em receitas de picadinho de carne, entre algumas das mais saborosas temos nosso Picadinho Delícia e Tirinhas de Carne ao Molho de Ervas .
Coxão-duro: o irmão menos nobre
O coxão duro, como o próprio nome já denuncia, é uma parcela menos nobre da carne do coxão bovino, sua característica é ser mais dura, porém, não menos saborosa.
Preparo do Coxão-duro
Sendo localizado na extrema traseira do boi, o coxão duro possui fibras mais longas e demanda um preparo úmido e quente para amaciá-lo, dessa forma, dê preferência utilizá-lo com a panela ou panela de pressão.
Receitas com Coxão-duro
Algumas das receitas mais comuns e adoradas do dia a dia, a Carne de Panela, se incluem entre as possibilidades que você pode ter utilizando o coxão-duro na sua cozinha.
Carne de Panela com Abóbora e Toque de Nescafé : esse é um dos queridinhos dos lares brasileiros e ficará especialmente gostoso seguindo essa receita que acompanha MAGGI Caldo, abóboras, tomate e Nescafé.
Iscas de Filé Oriental : busca um toque exótico e apimentado para o cotidiano? Essas iscas de filé oriental são muito saborosas e fáceis de serem preparadas!
Contrafilé: um astro na cozinha e churrasco
O contrafilé é a carne localizada na porção superior do dorso do boi e apresenta o corte mais longo da carne bovina, sendo especialmente saboroso em churrascos e assados.
Preparo do Contrafilé
Devido a fina camada de gordura o contrafilé fica especialmente saboroso sendo preparado em uma grelha, no entanto, aceita muito bem o preparo no forno ou frigideiras.
Preparo do Contrafilé
Devido a fina camada de gordura o contrafilé fica especialmente saboroso sendo preparado em uma grelha, no entanto, aceita muito bem o preparo no forno ou frigideiras.
Receitas com Contrafilé
São muitas receitas possíveis para incrementar seu contrafilé, confira algumas a seguir:
Filé a Cavalo MAGGI : combine o ovo do dia a dia com MAGGI e um suculento contrafilé e tenha um prato delicioso e fácil para você saborear.
Filé ao Molho de Azeitonas : adicione molho de azeitonas ao preparo do contrafilé e veja uma explosão de sabores única com essa receita!
Filé ao Creme de Aspargos : outra opção acompanhada de molho é esse Filé ao Creme de Aspargos, ele é super fácil de ser preparado e com pouco mais de 30 minutos você terá uma carne deliciosa que pode ser servida em diversas ocasiões.
Filé Mignon: sinônimo de qualidade
Talvez um dos cortes mais famosos, o filé mignon é sinônimo de qualidade e sabor quando falamos em cortes de carnes de bovinos, é macio, saboroso e combina com uma série de receitas!
Preparo do Filé Mignon
Sua versatilidade e sabor delicado são um dos pontos fortes, é possível preparar um bom filé mignon seja na panela, frigideira, grelha ou ao forno.
Receitas com Filé Mignon
São dezenas de receitas com Filé Mignon em Receitas Nestlé, mas algumas das mais saborosas são:
Medalhões de Filé Mignon ao Molho Mostarda : uma receita simples de ser executada, porém muito saborosa!
Filé ao Molho Shimeji : o toque adocicado do molho shimeji combinará perfeitamente com o filé mignon!
Risoto de Carne e Rúcula : a união de arroz e a carne do filé mignon pode resultar em uma combinação incrível e fácil de ser feita no dia a dia.
Lagarto: sequinha e saborosa
O lagarto é uma das carnes bovinas mais secas e magras do animal, contudo, com o preparo adequado, ela pode apresentar um resultado delicioso!
Preparo do Lagarto
Por ser uma das partes com menos gordura e irrigação do animal é preciso longos períodos de cozimento até adquirir uma textura macia, dessa forma, busque levar essa carne a panela de pressão para obter melhores resultados.
Receitas com Lagarto
Duas receitas especialmente pensadas para o corte de lagarto são nossas Carne de Panela ao molho de Vinho e o Lagarto ao Creme de Pimentão , ambos apresentam um sabor deslumbrante e pedem longos períodos de cozimento na panela de pressão.
Maminha: a rainha dos churrascos
A maminha é um subcorte da alcatra muito popular em churrascos por sua suculência e maciez, aposte utilizá-la em assados e grelhados que é certeza de um prato incrível!
Preparo da Maminha
Por ser uma carne macia ela pode ser preparada em qualquer utensilio, porém, é perfeita quando levada à grelha.
Receitas com Maminha
Selecionamos 3 receitas deliciosas com maminha para você que é fã de um churrasco ou assados aos finais de semana, confira:
Maminha na Manteiga Temperada : aproveite ao máximo o sabor e suculência da maminha de carne bovina com essa receita, você irá se sentir em um rodízio de carne com esse tempero de dar água na boca!
Maminha Assada : esse assado fará muito sucesso em finais de semana e pode perfeitamente ser preparada com uso de uma grelha.
Maminha Recheada com Ervas : incremente e confira mais sabor a carne com esse recheio elaborado com salsa, cebolinha, tomilho, sálvia e outros temperos!
Patinho: combina com tudo um pouco
O corte patinho é localizado em uma das porções inferiores da carne bovina, possui fibras macias e ideais para o preparo de diversas refeições.
Preparo do Patinho
Como outros cortes o patinho é uma opção versátil, sendo bem aceito desde a grelha de churrasco até cozido em panelas, para aqueles que gostam de uma gordurinha na carne, irão adorar o uso do patinho em suas receitas.
Receitas com Patinho
Hambúrgueres, aperitivos e pratos cotidianos, você encontra opções com Patinho em diversas ocasiões! Veja:
Picadinho de Carne com Quiabo : é uma ótima alternativa para adicionar esse corte de carne em um prato do dia a dia.
Hamburgão Sabor Picanha : se você ama um hamburguer caseiro irá se surpreender com essa opção farta e saborosa para rechear seus lanches, experimente prepará-lo com patinho moído e MAGGI Caldo Picanha.
Picanha: a favorita dos churrasqueiros
A picanha é uma das carnes mais macias, suculentas e provavelmente a mais famosa entre os cortes nobres do boi, a picanha é especialmente querida quando o assunto são churrascarias, devido sua proporção de carne e gordura que garante um sabor único à peça.
Preparo da Picanha
Geralmente é recomendado o preparo da picanha na grelha, forno ou frita em uma frigideira de superfície lisa e antiaderente.
Receitas com Picanha
Quer caprichar no almoço de domingo com a família e amigos e resolveu servir uma picanha? Veja algumas receitas para fazer bonito no dia:
Picanha no Forno com Legumes : com essa receita de assado sua picanha ficará ainda mais macia a ponto de derreter na boca. Simplesmente divina!
Picanha na Grelha : o clássico dos clássicos pode ser muito bem apreciado nessa receita deliciosa com cogumelos shitake e temperado com MAGGI Gril.
Picanha no Alho : se você é daquelas pessoas que adora colocar um toque de alho nas suas receitas, não tenha dúvida que esta é para você!
Rabo bovino: uma carne de sabor acentuado
Se você nunca experimentou o corte de rabo bovino, saiba que é uma das partes do boi com o sabor e textura mais saborosos! Veja abaixo algumas dicas para prepará-lo da melhor maneira:
Preparo do rabo bovino
Por ser formado de ossos e cartilagem é interessante dedicar um bom tempo na panela para amolecer o colágeno, mas vale muito a pena, o sabor é divino!
Receitas com rabo bovino
A clássica rabada é uma receita icônica para esse corte do boi, entre nossas recomendações temos a Rabada à Moda MAGGI e Rabada de Agrião e Polenta Grelhada .
Outros cortes que você precisa conhecer:
Além dos principais cortes que conheceu até agora, há algumas menções que você também precisa experimentar em suas receitas:
Cupim
Um corte muito popular no Brasil, porém, desconhecido de muitos países europeus e norte-americanos, o cupim é uma porção presente apenas em gados de espécies indiana e originárias da Ásia, sendo caracterizado pela corcova saliente abaixo do pescoço.
Esta é uma carne que divide opiniões, pois, apesar de saborosa, possui uma parcela de gordura considerável.
Fraldinha
A fralda ou fraldinha é uma carne super fácil de ser preparada e fica excelente tanto na grelha como em picadinhos e ensopados, uma das receitas mais queridas em nosso site que utiliza esse corte é o Ensopado de Carne com Cerveja Preta .
Paleta
A paleta, ou também chamada de pá bovina, é localizada no braço do boi e é caracterizada pelo seu sabor e fibras longas da carne, tornando-a ideal para assados e ensopados; uma opção que vale a pena experimentar é o Bife de Panela , perfeito para ser incluído na dieta do dia a dia.
5 Dicas essenciais para churrasqueiros
Leu até aqui e achou que não teria mais dicas? Deixamos o melhor para o final para os(as) mestres(as) churrasqueiros(as) fazerem um assado de respeito em casa! Confira agora 5 dicas que você não pode deixar de se atentar na hora de preparar o seu churrasco:
1. Quantidade de carne.
Pecar pela falta ou excesso pode ser um problema ao final do seu churrasco, portanto, tenha cuidado na hora de calcular a quantidade de carne necessária! Em média, cada convidado irá consumir entre 300g a 500g de carne.
2. Temperando a carne.
Tempero ou sal grosso, eis a questão! Algumas receitas pedem o uso de temperos como nossa Picanha na Grelha , eles são capazes de dar um sabor especial a carne ressaltando o que tem de melhor na peça, contudo, se você for dos mais tradicionais pode optar por salpicá-lo com sal grosso cerca de cinco minutos antes de levar a carne a brasa, só não esqueça de remover o excesso de sal!
3. Carvão ou Lenha.
Para alguns pode parecer antiquado o uso de lenha, no entanto, em algumas carnes de preparo mais longo o uso da madeira pode garantir maior suculência, além disso, os odores desprendidos pela tora ao natural podem conferir um aroma especial ao seu assado.
4. Acompanhamentos.
Sempre é bom servir à mesa outros elementos com as carnes! Além do clássico arroz e salada de batatas é interessante servir frutas, pães e farofas para os convidados degustarem, um queridinho da ocasião é o Pão de Alho!
5. Cuidado! Acenda sua churrasqueira com atenção!
Essa é uma dica importante que pode evitar grandes acidentes! Não utilize álcool para acender sua churrasqueira, a recomendação dos experientes na grelha é fazer um ninho com papel toalha e embebê-lo de óleo de cozinha, só após abrigá-lo entre os carvões e toras será a hora de acender sua churrasqueira!
Com todas essas informações você realmente conhece, de "cabo a rabo", cada um dos cortes da carne bovina e sua melhor utilização em receitas, tanto para o cotidiano como ocasiões especiais! Aproveite para conferir as receitas que mais gostou e salve na sua Foodlist, assim você terá seu próprio livro de receitas virtual em Receitas Nestlé para revisitar sempre que quiser.
Perguntas frequentes
-
Qual a diferença entre os cortes de carne de primeira e cortes de carne de segunda?
São diversos fatores que podem definir se uma peça é de primeira ou de segunda, mas essencialmente, as carnes de primeira correspondem aos cortes traseiros e dorsais que o boi executa pouco movimento e, portanto, tem fibras mais finas e macias, enquanto em contraposição as peças dianteiras correspondem a locais de maior movimento, mais duras e fibrosas.
-
Quais os melhores cortes de carne?
O quarteto das melhores carnes bovinas são: filé mignon, contra filé, picanha e alcatra, no entanto, há outras carnes de ótima qualidade e mais em conta no açougue! Em sua maioria, localizadas na região traseira e dorsal do boi.
-
Por que cortes diferentes de carne devem ser realizados com facas diferentes?
De modo geral, há cinco facas recomendadas para o corte de carnes, são elas: a faca do chef, ideal para você que deseja ter apenas uma faca para tudo; faca de carnes, muito semelhante a do chef, porém mais rígida e de ponta curva; o famoso cutelo, excelente para carnes mais duras, quebrar ossos e quando deseja mais precisão; a faca de desossa, ótima para remover aquele excesso de gordura e ossos, outro benefício é que funciona perfeitamente com frangos; por fim, a faca fiambre, recomendada para carnes processadas como presuntos, salames e frios em geral.
-
Para que serve cada tipo de corte de carne?
Basicamente, você pode definir a melhor maneira de prepará-las da seguinte forma: a carne é mais fibrosa e dura? Leve a panela ou panela de pressão para preparo de ensopados, guisados ou picadinhos; do contrário, você está liberado para utilizar essa carne tanto em assados no forno, como grelhados na churrasqueira, sendo esse último mais recomendado para as carnes mais macias como: picanha, maminha, fraldinha, costela, alcatra e patinho.
Fontes:
http://betterbeef.com.br/
https://www.vix.com/pt/bdm/receita/2418/diferenca-entre-carne-de-primeira-e-carne-de-segunda
https://www.beefpoint.com.br/carne-de-primeira-e-carne-de-segunda-5415/
https://exame.com/casual/do-tomate-a-carne-conheca-a-faca-ideal-para-cada-uso/