ÚLTIMO PASSO DA SUA RECEITA
- Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas?
Para mais informações e dicas sobre sustentabilidade, acesse nosso site http://www.nestle.com.br/sustentabilidade
A receita de Molho Branco é um clássico da culinária, perfeito para realçar o sabor de massas, lasanhas, gratinados e diversos outros pratos. Com uma textura cremosa e um sabor suave, esse molho é feito com NESTLÉ® Creme de Leite, que garante um toque aveludado e encorpado. Seu preparo é simples e rápido, combinando manteiga, leite e farinha de trigo para formar uma base homogênea, finalizada com o creme de leite para trazer ainda mais cremosidade. Além disso, pode ser personalizado com queijos, noz-moscada ou temperos especiais para um sabor ainda mais marcante. Seja para um jantar especial ou uma refeição do dia a dia, esse molho branco é a escolha ideal para deixar qualquer prato mais sofisticado e irresistível!
Receita criada por: Receitas Nestlé
- Você sabia que 97% das embalagens dos produtos Nestlé já são produzidas para serem recicladas?
Para mais informações e dicas sobre sustentabilidade, acesse nosso site http://www.nestle.com.br/sustentabilidade
Como engrossar molho branco?
O modo de preparo do molho branco começa pelo roux, um espessante feito a partir da mistura cozida de farinha de trigo e manteiga em quantidades iguais. Se desejar um molho branco mais grosso, utilize uma proporção maior de roux para o leite. Exemplo: para cada litro de leite, utilize 5 colheres (sopa) de farinha de trigo + 5 colheres (sopa) de manteiga.
Como fazer molho branco sem manteiga?
O molho branco é um coringa na cozinha, utilizado tanto como base para encorpar diversas receitas, como também para acompanhar massas e carnes. O modo de preparo do molho branco começa pelo roux, um espessante feito a partir da mistura cozida de farinha de trigo e manteiga em quantidades iguais. Se quiser substituir a manteiga por uma opção sem lactose, utilize alguma gordura vegetal como margarina, óleo ou azeite na mesma quantidade que a farinha de trigo.
É possível fazer molho branco com leite em pó?
Sim, você pode fazer o molho branco com o leite em pó, basta seguir o modo de preparo da embalagem para reconstituir o leite e só depois que estiver em estado líquido iniciar a receita.
Basicamente a diferente é que o leite usado no Molho Bechamel é aromatizado e temperado com ervas e especiarias, como folha de louro, cebola, cravo etc. Já o Molho Branco, é temperado basicamente com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
O ideal é que seja usado logo após o preparo, pois conforme esfria ele engrossa e fica mais difícil manusear. Se for usado em uma receita de lasanha, por exemplo, pode ser congelado em recipiente próprio e em fechado por até 3 meses. Mas, se não for para congelar a receita que o molho branco vai ser usado, recomendamos que ele seja feito próximo ao momento de consumo.
O molho branco pode ficar talhado se a farinha não for diluída de forma correta no leite. Caso isso aconteça, pode usar um mixer ou mesmo colocar o molho em um liquidificador e bater bem até obter uma consistência homogênea e cremosa.
O Molho Branco é usado em muitas receitas, tais como esta de Almôndegas ao Molho Branco, ou esta deliciosa versão simples e fácil de Fricassê de Frango; também combina bem com massas, como nossa receita de Macarrão ao Molho Branco e esta de Lasanha à Bolonhesa.
Sim. O molho branco serve como base para vários outros preparos.
Duas coisas não podem faltar na receita tradicional de um molho bechamel: leite e roux (pronuncia-se “ru”). O roux é uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga. A principal função do roux é tornar o molho mais espesso.
Não. O molho branco pode ser servido também com legumes e em carnes, como por exemplo as brancas, como frango e peixes.
Tanta coisa! Do macarrão à lasanha, passando pelo frango ou peixe, o molho branco é sempre uma boa opção, inclusive para os cozinheiros de primeira viagem!
Mas não se engane com a suposta facilidade. Apesar de ser mais simples de preparar que outros molhos, o bechamel (como também é conhecido) tem suas peculiaridades – afinal de contas, ninguém quer um molho empelotado, não é mesmo? Então, vem com a gente para conhecer um pouco mais sobre os segredos do molho branco.
Apesar de ser aparentemente simples, o molho branco é um dos quatro molhos mais importantes no mundo da culinária.
O bechamel é altamente versátil. Ele pode ser consumido em sua forma original, mas também é considerado um molho coringa, ou seja, que serve como base para vários outros preparos.
Sobre sua origem, há controvérsias. São quatro as versões sobre seu “nascimento”. Uma diz que ele foi criado pelo marquês Louis Béchameil. Outra relata que foi o chef de cozinha do rei Luís XIV, François Pierre de la Varenne, que o havia criado e publicado em um livro de receitas.
Há quem diga também que ele foi criado pelo duque Phillipe de Monay. Em todas essas histórias, o molho branco teria como país de origem a França, que é o local onde, de fato, se acredita que o bechamel tenha nascido. Porém, há uma versão que liga sua criação à Itália: esta conta que o molho teria sido criado por volta do século XVI e se chamava besciamella, sendo depois levado à França, quando Catarina de Médici casou-se com Henrique II.
Bem, talvez nunca saibamos a história real. O que sabemos é que este molho é extremamente delicioso e faz parte do cotidiano de pessoas de vários países, inclusive do nosso. Ou você vai dizer que nunca comeu o bom e velho macarrão ao molho branco?
Duas coisas não podem faltar na receita tradicional de um molho bechamel: leite e roux (pronuncia-se “ru”). Mas o que é roux? É nada mais que uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga. A principal função do roux é tornar o molho mais espesso.
Mas o molho branco pode ser preparado ainda com outros ingredientes – como cebola, noz moscada, cravo da índia, entre outros.
Existem basicamente três tipos de roux, o blanc ou branco, o blond e brun. O que os diferencia é a coloração, causada pelo tempo de cozimento.
Você gosta de testar e se arriscar na cozinha? Aposte nessas receitas maravilhosas que nós selecionamos para você:
Um ponto muito importante é com relação ao tempo que você vai cozinhar o roux. Ao colocar a mistura de manteiga e farinha, lembre-se de deixá-la cozinhando o tempo correto para não ficar com gosto de farinha crua.
Outra boa dica é usar um fouet (batedor de arame) e mexer bem. Se mesmo assim o seu molho empelotar, você pode apelar para o liquidificador. Uma batidinha rápida e seu molho já estará lisinho novamente.
E se ainda assim, você quer um passo a passo completo para garantir o sucesso do seu molho, então confira o nosso vídeo sobre como fazer Molho Branco e variações.
Fiz a receita e fixou ótima!!! Algumas modificações:
Refoguei cebola junto com a manteiga e segui a receita e adicionei mais uma colher de sopa diluída em uma xícara de leite (assim deu uma consistência como eu queria) depois adicionei um pouco de noz moscada. Ficou ótima, obrigada Nestlé.