Que tal nessa Páscoa você fazer os próprios doces para celebrar a data? Aventurar-se a fazer uma receita de ovo de Páscoa é uma grande diversão – e ainda é possível conseguir uma renda extra: o ovo de Páscoa caseiro é um sucesso de vendas! Também é uma ótima opção para presentear as pessoas queridas.
Pode até parecer difícil fazer ovo de Páscoa, né? Que nada! Com as dicas certas e os acessórios específicos, você vai praticamente se tornar um coelhinho da Páscoa!
Receitas Nestlé selecionou para você as informações mais preciosas de como fazer ovos de Páscoa. Por exemplo, você sabe o que é a temperagem do chocolate? Ela é importantíssima para a casca do ovo ficar brilhante! Essa e outras dicas estão aqui no nosso artigo: confira tudo sobre receitas de ovo de Páscoa.
Coelhinhos, mãos à obra – quer dizer, ao chocolate!
A história dos ovos de Páscoa
O ovo é um dos principais símbolos da Páscoa, ao lado do coelho – mas por quê? Antes mesmo do cristianismo, alguns povos antigos tinham a tradição de usar ovos como símbolo de fertilidade e renascimento: eles pintavam os ovos para celebrar a primavera e saudar os deuses. Já o coelho era um símbolo de fertilidade entre os povos germânicos, também utilizado para comemorar o início da primavera.
Ambos os símbolos foram incorporados às tradições da Páscoa cristã para simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo. A história completa sobre a origem dos ovos de Páscoa – quando surgiu o ovo de chocolate e as curiosidades sobre a celebração –, você pode conferir no nosso artigo sobre a História da Páscoa.
Agora, vamos às dicas e receitas de ovo de Páscoa.
Dicas essenciais para fazer o ovo de Páscoa perfeito
Para uma receita de ovo de Páscoa dar certo, é fundamental conhecer algumas técnicas básicas que facilitam o processo e garantem um bom resultado. O uso de forminhas específicas, por exemplo, não pode faltar; e as orientações de temperagem (controle da temperatura) para derreter e resfriar o chocolate devem ser seguidas à risca. Com as nossas dicas, as suas receitas de ovo de Páscoa vão ser um sucesso entre família e amigos. Vem com a gente!
1. Formas para ovos de Páscoa
Existem dois tipos de formas mais utilizadas: a de acetato e a de acetato com silicone. A primeira é mais simples e menos reforçada; a segunda é mais prática e tem maior durabilidade. Independente da forma que você adquirir, lembre-se sempre de que precisa limpá-la antes de usar: lavar com água morna, secar com pano que não solte fiapos (como o TNT ou microfibra), e polir com algodão. Isso ajuda o chocolate a aderir melhor e proporciona um aspecto brilhante à casca.

2. Balança culinária para pesar os ingredientes
Adquirir uma balança culinária é um ótimo investimento para se dedicar à cozinha – no dia a dia e profissionalmente. É importante pesar com precisão os ingredientes das receitas para que o resultado fique perfeito, principalmente se você for vender o ovo de Páscoa caseiro.
3. Temperagem para ovos de Páscoa
A temperagem consiste no controle da temperatura ideal para o aquecimento e resfriamento do chocolate. Isso visa dar um aspecto brilhante e uma boa textura ao chocolate, além de deixá-lo mais fácil para ser moldado.
As características de um chocolate que teve a sua temperagem perfeita são:
- Brilho;
- Resistência à temperatura ambiente;
- Estrutura rígida que estala ao ser quebrado;
- Ao esfriar ele se contrai, facilitando o desmolde.
Basicamente, o método para derreter é: em um recipiente, coloque chocolate e leve ao micro-ondas, em potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo de minuto em minuto, até que o chocolate derretido fique com a temperatura entre 40ºC e 45ºC (isso para todos os tipos).
Além disso, há outros diferentes tipos de temperagem, dependendo da quantidade de chocolate a ser temperada. Por exemplo, o banho-maria frio é indicado para até 500g de chocolate.
4. Termômetro para garantir a temperatura ideal no resfriamento do chocolate
Na temperagem, o resfriamento incorreto do chocolate pode afetar seu trabalho – por isso, seguir precisamente a orientação de temperatura indicada na receita faz toda a diferença. Por exemplo, se a temperatura indicada na receita for 28ºC, tem que esfriar aos poucos até chegar a 28ºC. Se resfriar um pouco menos não tem problema, mas é preciso tomar cuidado para não deixar a temperatura cair muito.
O mais recomendável é usar um termômetro culinário para medir com precisão a temperatura do chocolate e garantir uma temperagem perfeita. Dê preferência para o termômetro de espeto que, além de mais barato, consegue medir a temperatura no fundo do recipiente, onde está o chocolate derretido. O termômetro a laser mede apenas a superfície.
Você pode até não usar o termômetro e aferir a temperatura do chocolate com o toque de lábios ou no pulso – mas, para quem vai utilizar as receitas de ovo de Páscoa para vender, o ideal é garantir uma temperagem perfeita.
Se você ainda tem dúvidas sobre temperagem, relaxa! Você encontra um passo a passo com dicas preciosas no nosso vídeo Como Temperar Chocolate - Receitas Nestlé, que irá te ajudar a fazer o ovo de Páscoa caseiro perfeito.
5. Qual a espessura ideal para o ovo de Páscoa
A casca do ovo de Páscoa não pode ser nem muito grossa, nem muito fina. O ideal é ter uma espessura entre 5 e 7 milímetros. A dica é despejar uma primeira camada na forma e levar para a geladeira por cerca de 10 minutos; então, retire a forma e coloque-a contra a luz. Se o chocolate apresentar um aspecto meio “transparente”, é necessário engrossar um pouco mais a espessura. Despeje uma segunda camada, e repita o processo. Caso você utilize formas de três partes, elas já vêm com a marcação exata da quantidade de chocolate a ser adicionada.
6. O peso dos ovos de Páscoa
Como saber o peso do ovo de Páscoa? Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que fazem ovos caseiros para vender. Vamos lá: primeiro, ter uma balança culinária é importante; depois, é preciso saber que o peso final corresponde ao peso da casca + peso do recheio + decoração:
- Cada casca de ovo de Páscoa caseiro tem um peso diferente se for feita numa forma simples ou na forma de 3 partes – por isso, o ideal é primeiro pesar as cascas cruas e depois mais uma vez, quando for rechear e decorar.
- Cada ovo de Páscoa precisa ser pensado com relação aos recheios e decoração antes da montagem. Por isso é interessante ter uma balança, para garantir que todos saiam iguais. Lembrando que TUDO que é utilizado influencia no peso final.
- Uma dica legal é ter uma FICHA TÉCNICA com os dados de cada parte do ovo de Páscoa – casca, recheio, bombons – com o peso anotado, para saber exatamente quanto deverá utilizar.
7. Como desenformar o ovo de Páscoa sem quebrar a casca
É importante não deixar o chocolate na forma por muito tempo na geladeira. Caso contrário ele cristaliza demais – ou seja, endurece e fica mais difícil de desenformar. Por isso, siga à risca as orientações da receita. Outra dica é limpar o chocolate que caiu na borda da forma, depois que você a preencheu com chocolate derretido.
8. Manuseio do ovo de Páscoa
Quando a casca do ovo de Páscoa estiver pronta, você vai precisar manuseá-la para decorar, colocar bombons e embalar. Manusear chocolate sem nenhuma proteção na mão é um grande erro: além de derreter, você pode deixar marcas. Por isso, use um pano que não solte fiapo, como o TNT, luvas de látex ou luvas culinárias próprias para se trabalhar com chocolate.
9. O papel ideal para conservar os ovos de Páscoa
O ideal é utilizar o papel chumbo, que tem um lado prateado e o outro brilhante. É parecido com papel alumínio, só que mais fino. Além da função de proteger e conservar o chocolate, serve para decorar os ovos de Páscoa, pois tem opções coloridas.
Receita de ovo de Páscoa: 4 opções de sucesso
A cada ano, a Páscoa é recheada com novidades de dar água na boca. E, quando a gente pensa que a criatividade se esgotou, inventam novos ovos de Páscoa, de todos os tipos, para celebrar a data – algumas tendências, porém, se consolidam e marcam presença em todas as edições. Há tantas receitas de ovo de Páscoa, que fica até difícil escolher!
Aqui, vamos apresentar brevemente 4 tipos de ovos de Páscoa que figuram entre os preferidos:
Ovos de Páscoa tradicionais
Os mais populares de todos, os ovos de Páscoa tradicionais atendem às expectativas de quem prefere sentir mais o sabor do chocolate. A casca do ovo é simples, sem recheio, variando o tipo de chocolate (branco, ao leite, amargo, entre outros). Pode estar recheado de surpresas, como bombons e brinquedos. Além disso, as receitas de ovo de Páscoa tradicionais são mais simples e fáceis de preparar!
Ovo de colher
Uma tendência já consolidada, o ovo de colher faz sucesso entre as pessoas cujo paladar é mais açucarado. O grande protagonista do ovo de colher é o recheio, que é servido apenas em uma metade da casca. As receitas de ovo de Páscoa de colher têm vários sabores diferentes e deliciosos, feitos para serem devorados à colheradas. Além disso, geralmente são decorados caprichosamente.
Mini ovo de Páscoa
Essa é uma opção versátil, porque serve tanto para consumir quanto para decoração – e até mesmo para brincadeiras. Na prática, são ovos de Páscoa tradicionais, mas pequenos, e podem ser ocos ou não. Pelo tamanho, utiliza-se para enfeitar a mesa de Páscoa dentro de potes, vasos, canecas, etc. Os mini ovos de Páscoa são perfeitos para fazer a tradicional caça aos ovos. Também é costume, em confraternizações de trabalho, presentear os colegas com vários ovinhos.
Ovo de Páscoa trufado
O recheio trufado consiste, normalmente, no preparo da trufa com creme de leite e chocolate em barra (essa combinação é a famosa ganache), adicionando chocolate em pó e talvez alguma bebida alcoólica, como rum ou licor. As receitas de ovos de Páscoa trufados costumam ser simples, mas o resultado fica incrível!
Essa é uma opção deliciosa que caiu no gosto dos brasileiros. A casca do ovo é generosamente recheada – e os sabores são diversos, desde Prestígio® a Leite Ninho®, e até chocolate. Pode vir com surpresas dentro, geralmente bombons.
Como ganhar dinheiro com Ovos de Páscoa
A Páscoa é uma época boa para empreender e fazer uma renda extra. O ovo de Páscoa caseiro faz muito sucesso nessa época do ano. Se você pretende trabalhar com chocolate – mesmo que temporariamente – é importante se preparar com antecedência, elaborando um plano de negócio simples. E você pode aprender tudo o que precisa para se tornar um coelhinho empreendedor no nosso artigo como ganhar dinheiro com ovos de Páscoa!
A seguir, vamos explicar sobre os tipos de chocolate, recheios e embalagens para ovo de Páscoa caseiro:
Melhores chocolates para fazer ovo de Páscoa
Antes de ir para uma receita de ovo de Páscoa, é importante informar que existem três tipos de chocolates para fazer os ovos. A escolha interfere na qualidade e, para quem for vender, no preço. Confira as três opções:
- Chocolate puro (ou nobre): composto por pelo menos 25% de cacau, a base é manteiga de cacau, tem a textura mais macia e derrete mais facilmente na boca. É considerado o chocolate de melhor qualidade;
- Chocolate fracionado: devido à adição de gordura, é menos saudável, mas não precisa de temperagem;
- Chocolate hidrogenado: tem gordura vegetal hidrogenada em sua composição. Assim como o chocolate fracionado, é uma opção menos saudável e não precisa de temperagem.
Recheios para Ovo de Páscoa
Existe uma grande variedade de receitas de ovo de Páscoa recheado – como Prestígio®, churros, Leite Ninho®, creme de avelã, pistache, pavê, brigadeiro, entre outros. Não tem muito segredo para montar o ovo, basicamente é:
- Recheio para ovo de colher: depois de derreter o chocolate, através da temperagem, despeje-o em um molde de casca de ovo e leve para a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire, e depois preencha o ovo com o recheio.
- Recheio para ovo trufado: lembre-se de que, no ovo trufado, é a casca que será recheada – ou seja, tem a primeira camada, o recheio, e então a segunda camada. Derreta o chocolate (igual ao processo descrito no ovo de colher) e despeje-o em um molde de casca de ovo, para formar uma camada fina; leve à geladeira por cerca de 10 minutos e depois retire. Coloque o recheio (a trufa), que deve estar firme, para não misturar com a segunda camada. Não exagere no recheio, para evitar que a casca quebre. Agora, é só despejar o chocolate derretido por cima do recheio, espalhar com cuidado e voltar para a geladeira por cerca de 10 minutos para endurecer a segunda camada.
Embalagens e enfeites para ovos de Páscoa
As embalagens são importantes para chamar a atenção do consumidor – e também, é claro, para proteger o ovo de Páscoa. Aqui você pode soltar a criatividade: usar caixas decoradas, papel colorido, laços e fitas para montar uma embalagem bonita. Vale usar os símbolos da Páscoa, como coelhinhos, cenouras e ovinhos.
20 receitas de ovo de Páscoa
Chegou o melhor momento: é hora de fazer o seu ovo de chocolate perfeito! Selecionamos as melhores sugestões, incríveis e deliciosas, para você deixar qualquer especialista em confeitaria de boca aberta. Abaixo você pode escolher sua receita de ovo de Páscoa para esse ano:
Receitas de ovo de Páscoa tradicional
Dentre as receitas de ovo de Páscoa, as de ovo tradicional são as mais fáceis de preparar. Basta preparar a casca do ovo, que pode ser complementada com bombons ou brinquedos. Confira abaixo uma receita de ovo de Páscoa tradicional super saborosa!
1. Ovo Branco com Crocante de Amêndoas e Erva-doce: uma receita simples mas sofisticada, perfeita para quem gosta de chocolate branco. Para fazê-la você vai precisar de açúcar, manteiga, amêndoas em lascas, sementes de erva-doce e cobertura de Chocolate Branco Garoto. Esse ovo de Páscoa fica pronto em 90 minutos e rende 1 porção.
Receitas de ovo de Páscoa de colher
Para aqueles que estão querendo fugir do comum, experimentar uma receita de ovos de Páscoa de colher da lista abaixo pode ser uma boa opção. São ovos diferentes, ideais para os amantes de doces e ótimos para presentear aqueles que amamos!

2. Ovo Cheesecake: duas paixões dos brasileiros, ovo de páscoa e goiabada com queijo, ou romeu e julieta. Essa receita de ovo de Páscoa recheado exige uma habilidade de nível médio na cozinha, fica pronto em 40 minutos e rende uma porção. Para fazê-la você vai precisar de requeijão NESTLÉ, ricota, goiabada, água e cobertura de Chocolate Branco Garoto.
3. Ovo Pavê de Colher: esse ovo de colher precisa de 120 minutos para ficar pronto, e os ingredientes necessários para fazê-lo são leite MOÇA, gema, amido de milho, Leite Líquido NINHO Forti+ Integral, essência de baunilha, frutas vermelhas, açúcar, limão, cobertura de Chocolate Blend GAROTO, licor de chocolate, biscoito tipo champanhe e framboesas. Com essa lista de ingredientes, certeza que conquistará muitas pessoas.
4. Ovo de Páscoa de Colher com Brigadeiro: essa receita rende 10 porções e fica pronta em 1 hora, para fazê-la você vai precisar de cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO, leite MOÇA, manteiga, NESTLÉ creme de leite, bolo pronto de sua preferência e chocolate granulado. Uma seleção de ingredientes simples mas deliciosa.
5. Ovo de Colher com Creme de Cacau, Avelã e Frutas Vermelhas: para essa receita sem lactose e vegana de ovo de Páscoa de colher você vai precisar de Chocolate NESTLÉ CLASSIC Meio Amargo, NATURE'S HEART bebida vegetal de Cacau e Arroz, avelã torrada, açúcar demerara, amido de milho e frutas vermelhas.
6. Ovo de Colher de Bolo de Cenoura com Brigadeiro Gourmet: para os amantes do bolo de cenoura, esse ovo de Páscoa recheado é a pedida certa. Para fazê-lo você vai precisar de cenoura, óleo, ovos, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó, leite MOÇA, Chocolate NESTLÉ CLASSIC Meio Amargo, manteiga, NESTLÉ creme de leite e ovos de Páscoa NESTLÉ CLASSIC ao Leite. Fica pronto em torno de 1 hora.
7. Ovo de Colher de Bolo de Cenoura e Brigadeiro Gourmet: essa receita é bem parecida com a de cima, mas aqui você vai precisar fazer a casca do ovo de Páscoa. Para isso, além dos ingredientes do bolo de cenoura e do brigadeiro, vai precisar de cobertura de Chocolate Meio Amargo GAROTO, e claro, da forma de ovo de Páscoa. Essa receita fica pronta em até 80 minutos.
8. Ovo de Colher KitKat Bunny: para essa receita fácil de ovo de colher os ingredientes necessários são leite MOÇA, Chocolate em Pó 50% NESTLÉ DOIS FRADES, manteiga, ovo de Páscoa KITKAT ao Leite, KITKAT Bunny, KITKAT ao Leite, KITKAT Branco, MOÇA de Colher e granulados coloridos.
9. Ovo de Colher de Pão de Mel: uma receita que une ovo de Páscoa e pão de mel tem tudo para dar certo. Para fazê-la você precisará de Chocolate ao Leite GAROTO, farinha de trigo, Chocolate em Pó GAROTO 50%, açúcar mascavo, bicarbonato de sódio, cravo da índia em pó, noz-moscada em pó, canela em pó, Leite Líquido NINHO Forti+ Integral, mel e MOÇA de Colher Doce de Leite.
10. Ovo de Colher Chandelle Chocolate Branco e Preto: mais uma receita fácil de ovo de colher, para fazê-la você precisará de gelatina em pó sem sabor, água, claras, CHANDELLE Chocolate, CHANDELLE Chocolate Branco, ovo de Páscoa ao leite, granulado de chocolate ao leite e branco.
Receitas de mini ovo de colher
Os mini ovos são boas opções para a criançada, ou para aqueles que gostam de comer em pequenas porções. Nessas receitas de ovo de Páscoa você irá encontrar variedade para agradar todos os paladares, num ovo de Páscoa menor e igualmente saboroso!

11. Mini Ovo de Colher com Ganache e Kitkat: para esse mini ovo de colher os ingredientes necessários são cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO, NESTLÉ creme de leite e KITKAT ao leite, fica pronta em até 1 hora e rende 2 porções. Lembre-se que você também vai precisar de mini forminhas de ovo de Páscoa.
12. Mini Ovo de Colher com Brigadeiro Branco e Negresco: para esse outro mini ovo de colher os ingredientes que você vai precisar são cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO, Leite MOÇA, manteiga e NEGRESCO. Também fica pronto em uma média de 1 hora e rende duas porções pequenas de ovo de Páscoa.
13. Mini Ovo de Colher com Brigadeiro de Nesquik: esse mini ovo de Páscoa é especial para quem gosta de Nesquik, seja criança ou um adulto nostálgico. Para fazê-lo você precisará de cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO, leite MOÇA, NESQUIK em pó, manteiga e açúcar cristal branco ou rosa.
14. Mini Ovos de Brigadeiro: essa última receita de mini ovos de Páscoa que selecionamos leva leite MOÇA, Chocolate em Pó GAROTO 50%, manteiga sem sal, chocolates granulados e Chocolate ao Leite GAROTO.
Receitas de ovo de Páscoa recheado
Nessa seção, as receitas de ovo de Páscoa recheado chamam a atenção por sua apresentação repleta de sabores, textura e muitos doces! Podendo usar ganaches, bombons, caramelos e outros docinhos, os ovos de Páscoa recheados são uma delícia extravagante que você deve experimentar!

15. Ovo Recheado com Brownie e Brigadeiro: para fazer essa deliciosa receita de ovo de Páscoa recheado você vai precisar de chocolate Meio Amargo NESTLÉ® DOIS FRADES, manteiga, açúcar, ovos, essência de baunilha, farinha de trigo, bicarbonato de sódio, nozes, leite MOÇA, chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES e ovo de Páscoa NESTLÉ CLASSIC.
16. Ovo Recheado de Palha Italiana: que tal incrementar seu Ovo de Páscoa GAROTO® Ao Leite com um recheio de palha italiana? Além do ovo de Páscoa você também vai precisar de leite MOÇA, manteiga, biscoito TOSTINES e chocolate em Pó GAROTO. Para fazer essa receita que rende até 2 porções, o tempo de preparo é de 25 minutos.
17. Ovo Recheado de Banoffee: especialmente para os amantes de Banoffee, os ingredientes para fazer esse ovo de Páscoa recheado são cobertura de Chocolate Meio Amargo GAROTO, NESTLÉ creme de leite extra cremoso, biscoito TOSTINES Maizena, leite MOÇA de Colher Doce de Leite, bananas nanicas e chocolate em pó GAROTO. Fica pronto em 30 minutos e rende 2 porções.
Receitas de ovo de Páscoa Trufado
Por fim, as receitas de ovo de Páscoa trufado unem de forma harmônica a crocância da casca de ovo tradicional com a cremosidade e a doçura do ovo de Páscoa recheado – afinal, as ganaches, brigadeiros e cremes também são boas opções para rechear esse tipo de ovo. Confira:

18. Ovo Recheado com Caramelo Salgado: para esse maravilhoso ovo de Páscoa trufado os ingredientes necessários são açúcar, manteiga, NESTLÉ creme de leite, flor de sal e cobertura de Chocolate Blend GAROTO. Fica pronto em até 100 minutos e rende 1 porção.
19. Ovo de Colher Trufado de Maracujá: para essa receita você precisará de 70 minutos, além de cobertura de Chocolate ao Leite GAROTO, NESTLÉ creme de leite, manteiga, mel, chocolate branco GAROTO e suco de maracujá concentrado. Rende 1 porção.
20. Ovo Trufado de Avelãs Zero Açúcar: nossa última escolha de ovo de Páscoa leva NESTLÉ Chocolate Zero Açúcar, NESTLÉ creme de leite UHT 25%, avelãs, manteiga de cacau azul, amarela e branca. Perfeita para quem não pode consumir açúcar mas não quer ficar de fora das celebrações de Páscoa deste ano.
Receitas de Ovo de Páscoa em Receitas Nestlé
Com todas essas receitas de ovo de Páscoa, comemorar esse feriado nunca foi tão gostoso! Com as opções de Receitas Nestlé de ovo de colher, ovo trufado, ovo de Páscoa recheado e mini ovos, fazer ovo de Páscoa caseiro tornou-se uma tarefa muito mais fácil e diversa. Então, mãos à obra!
Que tal aproveitar a Páscoa para faturar mais? Com o nosso Curso de Páscoa gratuito, você aprende receitas deliciosas e criativas de ovo de Páscoa e outros produtos de chocolate para vender!
Fontes:
https://www.brasilmaisdoce.com.br/qual-o-melhor-molde-para-fazer-ovos-de-pascoa/#:~:text=Se%20voc%C3%AA%20ir%C3%A1%20se%20aventurar,perde%20o%20formato%20com%20facilidade.
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/guia-da-cozinha/saiba-qual-o-melhor-chocolate-para-fazer-ovos-de-pascoa-caseiros,47320831a576b9b8ad58ef44a001a84egn3gdj29.html
https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/how-make-easter-egg
https://claudia.abril.com.br/cozinha/gastronomia/dicas-ovo-de-pascoa-caseiro-perfeito/
Opa galera, meu nome é lucas, e tenho uma super dica para vocês que estão querendo fazer ovos de pascoa para esse ano, pascoa chegando e pensei, por que não fazer para vender?? aqui vou deixar para vocês as vídeo aulas de como aprendi a fazer, é um melhor que o outro, e ainda estou faturando da minha casa!!
bit.ly/OVOS-DE-PASCOA-2023