Dificuldade e dor na hora de fazer xixi? Isso pode ser cistite, problema causado por uma infecção que afeta as vias urinárias. E aí, se realmente ficar confirmado o diagnóstico, a primeira atitude é seguir as orientações médicas. A segunda é simples e pode ser muito eficaz: beba bastante água, sempre, e também pode ser uma boa ideia tomar chás de algumas plantas que podem te ajudar a tratar essa inflamação.
Que algumasplantasresultam em remédios naturais maravilhosos você já sabe, né? Desde a antiguidade que se usa ervas para fazer preparados para tratar várias doenças. Inclusive, nos últimos anos tem crescido o número de pesquisas sobre os benefícios do uso das plantas medicinais.
Obviamente não dá para listar todas as ervas existentes – mas, aquelas usadas para preparar chás para infecção urinária, pode ficar tranquilo que você conhecerá agora.
Mas, calma aí. Antes disso, deixa a gente te contar direitinho o que é cistite, as causas e sintomas dessa doença que tem as mulheres como alvos favoritos. Depois, é só copiar as receitas de chá para amenizar a cistite e se livrar desse mal.
LEIA TAMBÉM:
- 8 chás para coração acelerado
- Vitaminas: um glossário para você aprender para que cada uma serve
- Rotina diária: como ela pode ajudar a melhorar sua saúde
Mulheres, fiquem atentas
Asmulheres, especialmente, precisam ficar atentas aos sintomas da cistite e isso é comprovado através de estudos. E se a idade está entre 20 e 60 anos, os cuidados devem ser mais intensos. Olhem só esses números: Pesquisas indicam que, todos os anos, ao menos 10% das mulheres são atingidas por cistite. São números preocupantes, mas dá para aliviar um pouco a situação fazendo um bom chá para cistite caseiro. Fique atenta, então, aos sintomas da infecção urinária:
Sintomas de cistite
1. Dificuldade de fazer xixi que pode ser acompanhada de dor;
2. Fazer xixi mais vezes que o normal;
3. Presença de sangue na urina;
4. Dor na região da púbis (aquela área abaixo da barriga que fica recoberta por pelos);
5. Dor nas costas.
Pare de prender o xixi agora!
As pessoas que costumam prender o xixi estão fazendo errado, e precisam parar com esse hábito urgentemente. Isso pode fazer muito mal para o trato urinário do seu corpo e é uma das principais causas da cistite. Então, está muito ocupado e não quer parar o que está fazendo? Pense no seu bem estar: pare tudo agora e vá já fazer xixi!
Fique de olho em outras causas da cistite
Tudo bem! Ficar segurando o xixi não é a única causa da cistite. Por isso é importante saber que outro fator que desencadeia o problema é a atividade sexual frequente. Calma gente! Isso não significa que você terá que deixar de ter uma vida sexual ativa; só fique atento e, caso apareçam sintomas da doença, trate sempre com acompanhamento médico.
Outra coisa: cuidado no uso frequente de pomadas, cremes, géis e sprays utilizados na hora da relação sexual. Os chamados espermicidas também podem provocar esse problema, que causa tanto desconforto.
Tem mais uma coisinha para prestar atenção: mudanças na flora intestinal e a utilização de antibióticos são mais alguns fatores causadores dessa inflamação chata.
Melhores chás para te ajudar com os sintomas da cistite
A pergunta que não quer calar é: qual chá que é bom para minimizar os sintomas da cistite? A Receitas Nestlé agora vai te ensinar quais são os melhores chás para esse fim e, claro, mostrar como prepará-los. Vamos te dar 10 opções de chás: pata-de-vaca, guabiroba, jurubeba, murta, java, uva-ursina, cavalinha, cabelo de milho, quebra-pedra e erva-santa-luzia.
Chá de pata-de-vaca
Essa planta é ótima para preparar chá para cistite caseiro. E, de quebra, ainda vai ajudar a tratar de cálculos renais – ou seja, um verdadeiro alívio para o trato urinário.
Como fazer
Adicione 1 colher de sobremesa de folhas picadas de pata-de-vaca, em 150 ml de água e deixe ferver por 3 minutos e está pronto. Beba 1 xícara, 3 vezes ao dia. De preferência, a primeira xícara deve ser tomada em jejum; as outras podem ser antes das principais refeições.
Chá de guabiroba
É um chá para cistite aguda muito eficaz. Tem uma ação que combate micróbios e também é diurético, ajudando a evitar a retenção de líquido. A uretrites – que são infecções na uretra, o canal por onde passa a urina – também são facilmente tratadas com chá de guabiroba.
Como fazer
Coloque 1 colher de sobremesa (2g) em 150 ml de água fervente e desligue o fogo, deixando a infusão agir enquanto amorna. Tomar 1 xícara, 2 a 3 vezes ao dia.
Chá de jurubeba
É mais um tipo de chá para cistite com efeitos maravilhosos. Além disso, é um ótimo cicatrizante e se encaixa na lista de diuréticos, o que é mais uma vantagem para o trato urinário.
Como fazer
Ferva por 10 minutos a mistura de 1 litro de água com 20 gramas de folhas da jurubeba. Beba de 1 a 5 xícaras de chá para cistite após as refeições.
Chá de murta
É um chá bom para cistite e para uretrites. Significa que as infecções da bexiga e uretra passarão longe de você, ou serão curadas com maior rapidez. Tem ação antibacteriana e antiespasmódica, o que quer dizer que as dores também serão facilmente combatidas.
Como fazer
Prepare uma infusão com 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas, picadas, em 1 xícara de água fervente. Beba 1 xícara 3 vezes ao dia.
Chá-de-Java
É um chá caseiro bom para cistite – ou qualquer outro problema do trato urinário, como uretrites, infecções urinárias e pedras nos rins.
Como fazer
Ferva 1 litro de água e depois adicione 6 a 12 gramas de folhas secas. Coloque a infusão para repousar por 10 a 15 minutos. Coe antes de beber. Beba o chá de 2 a 3 vezes por dia.
Chá de uva-ursina
Inflamações no rins, bexiga e uretra encontram tratamento eficaz com esse chá caseiro bom para cistite. Isso porque ele tem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória.
Como fazer
Coloque 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina para ferver em 1 litro de água por 15 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, coe e beba de 3 a 4 xícaras todos os dias enquanto durar o problema.
Chá de cavalinha
Essa planta medicinal, além da ação anti-inflamatória, ajuda a combater edemas. Tem ação antimicrobiana e diurética, sendo, portanto, um chá que é bom para cistite.
Como fazer
Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas. Adicione 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha e mexa bem. Tampe a caneca e deixe de molho por 5 minutos. Coe numa xícara e sirva. Beba de 2 a 3 vezes por dia.
Chá cabelo de milho
A dificuldade para fazer xixi causada pela cistite vai acabar, graças a esse chá natural para cistite. Aliás, o remédio natural também auxilia no tratamento de inflamações nos rins, bexiga einfecções urinárias.
Como fazer
Coloque 1 colher de sopa do extrato seco de cabelo de milho para ferver em 250 ml de água. Tire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e coe. Beba o chá até três vezes por dia.
Chá de quebra-pedra
É uma erva muito útil para cuidar do trato urinário, sendo um ótimo chá para tratar cistite e pedras nos rins. Então, é só aprender a preparar e cuidar para que o problema desapareça.
Como fazer
Coloque 1 colher de sopa de folhas de quebra-pedra em um recipiente e adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Espere amornar, coe e beba de 2 a 3 vezes ao dia, por uma semana.
Chá de erva-santa-luzia
É um ótimo chá para aliviar a cistite e as dores que ela causa na bexiga. Também pode ser utilizado para tratar infecções urinárias.
Como fazer
Coloque 500 ml de água para ferver com 1 colher de sopa do chá de erva-santa-luzia. Após ferver, desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.
Lembrando que é muito importante consultar seu médico em caso de sintomas. Também é bom consultá-lo quanto ao uso frequente dessas ervas medicinais, pois sabemos que algumas pessoas são mais sensíveis e devem consumir sempre com moderação.
Fontes:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1046555/femina-2019-4711-824-830.pdf https://www.scielo.br/j/reeusp/a/d97pnbWmRCT9Mp9Bj6KKhcB/?format=pdf&lang=pt https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750893017.pdf
https://www.scielo.br/j/ramb/a/sWyCf86BdcR5vQMnBPmSqzQ/?lang=pt&format=pdf