Você sabia que os sintomas da intolerância à lactose - também conhecida como a incapacidade do corpo de digerir oaçúcar do leite- são diversos, intensos e afetam grande parte da população mundial? Pois é!
Estima-se que cerca de 70% das pessoas possam conviver com algum grau de intolerância a esse carboidrato, sendo que, aproximadamente 60% dessas pessoas ainda não sabem se são afetadas por essa condição.
Para tirar de vez todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre os sinais e principais sintomas da intolerância à lactose. Vem com o Receitas Nestlé!
O que é intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma condição onde o organismo tem dificuldade em digerir a lactose, sendo o açúcar naturalmente encontrado no leite e em produtos lácteos.
Isso ocorre devido à falta ou deficiência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em componentes mais simples, como a glicose e a galactose, para que o corpo possa absorvê-los adequadamente.
Quando uma pessoa com intolerância consome alimentos ou bebidas contendo lactose, ela não digerida permanece no trato gastrointestinal, onde é fermentada por bactérias intestinais. Assim, levando a uma série de sintomas desconfortáveis.
A gravidade desses desconfortos podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da quantidade de lactase que seu organismo é capaz de produzir e da quantidade de lactose consumida.
Ah! É importante destacar que a intolerância à lactose não deve ser confundida com alergia ao leite, que é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite. A intolerância à lactose é uma questão de deficiência enzimática, enquanto a alergia ao leite envolve uma resposta imune exagerada a proteínas específicas.
Quais são as principais causas da intolerância à lactose?
Apesar de a deficiência da enzima lactase ser a causa mais comum de intolerância a lactose, existem outros três principais fatores:
- Deficiência congênita da enzima: alguns indivíduos nascem com um defeito genético que impede a produção de lactase desde o nascimento;
- Diminuição devido a doenças intestinais: certas doenças intestinais, como doença celíaca e doença de Crohn, podem danificar o intestino delgado, levando à diminuição temporária da produção de lactase;
- Deficiência primária (associada ao envelhecimento): com o envelhecimento, é comum que a produção de lactase diminua naturalmente em algumas pessoas.
Essas causas resultam na incapacidade de digerir adequadamente a lactose, levando aos sintomas típicos quando produtos lácteos são consumidos.
5 principais sintomas da intolerância à lactose
Os sintomas da intolerância à lactose geralmente se manifestam algumas horas após a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham a substância. Veja abaixo os mais comuns e saiba como identificá-los!
1. Dor de estômago
A dor de estômago é um sintoma comum da intolerância à lactose, afetando tanto crianças quanto adultos. Isso ocorre porque, quando o corpo é incapaz de quebrar esse carboidrato, o açúcar do leite percorre o trato gastrointestinal até chegar ao cólon.
No entanto, o cólon não possui a capacidade de absorver carboidratos como a lactose. Em vez disso, eles são submetidos à fermentação pelas bactérias que naturalmente habitam essa região, conhecidas como microflora intestinal.
Como resultado desse processo de fermentação, ocorre a liberação de ácidos graxos de cadeia curta, juntamente com gases como hidrogênio, metano e dióxido de carbono. Esse aumento na concentração de ácidos e gases no cólon pode desencadear dores de estômago e cólicas abdominais.
2. Inchaço
O inchaço é um sintoma comum e frequentemente desconfortável da intolerância. Ele ocorre devido ao acúmulo de gases no intestino como resultado da fermentação da lactose não digerida.
É importante observar que o inchaço abdominal nem sempre está diretamente relacionado à quantidade do carboidrato ingerido.
A sensibilidade individual à distensão abdominal varia, o que significa que algumas pessoas podem experimentar inchaço mesmo após pequenas quantidades de lactose, enquanto outras podem tolerar quantidades maiores antes de sentir inchaço.
3. Diarreia
A diarreia também é um sintoma comum, sendo diagnosticada oficialmente quando o indivíduo tem 3 ou mais fezes líquidas ou soltas em um período de 24 horas.
É importante destacar que a diarreia nem sempre indica intolerância à lactose, pois existem várias outras causas possíveis, como dieta, outros tipos de má absorção, medicamentos, infecções e doenças inflamatórias intestinais.
4. Náusea
A intolerância pode resultar em náuseas e até mesmo vômitos em algumas pessoas, incluindo crianças. Quando a lactose fermenta no intestino, os gases e os ácidos graxos voláteis resultantes podem causar a sensação de enjoo.
Inclusive, um estudo mostra que a náusea foi o segundo sintoma mais comum associado à intolerância à lactose em crianças, após a dor abdominal.
5. Aumento de gases
O aumento de gases é um sintoma corriqueiro devido à fermentação da lactose no cólon, que aumenta a produção dos gases hidrogênio, metano e dióxido de carbono.
Na verdade, em pessoas com intolerância à lactose, a microflora do cólon se torna muito eficaz na fermentação da lactose em ácidos e gases. Isso resulta em mais lactose sendo fermentada no cólon, o que aumenta ainda mais a flatulência.
Apesar desses serem alguns dos principais sintomas da intolerância à lactose, existem alguns outros estudos em andamento que analisam sinais presentes em pessoas com a condição, como dores de cabeça, dores musculares e mais.
Como saber se tenho intolerância à lactose?
Os sintomas da intolerância à lactose podem se assemelhar aos de várias outras condições, portanto, é importante consultar um médico especializado antes de cortar o leite e os produtos lácteos de sua dieta, combinado?
Por exemplo, os sintomas mencionados acima também podem ser causados por:
- Síndrome do intestino irritável (SII): Um distúrbio de longo prazo que afeta o sistema digestivo;
- Intolerância à proteína do leite: Uma reação adversa à proteína do leite de vaca.
Caso haja suspeitas de intolerância à lactose, seu médico pode sugerir que você evite alimentos e bebidas que contenham lactose por duas semanas para verificar se os sintomas melhoram.
Também é importante lembrar que, embora os problemas causados sejam diversos, a maioria deles não é considerada perigosa, somente totalmente desconfortável.
Intolerância à lactose tem tratamento?
A intolerância à lactose não é uma condição médica, mas sim uma deficiência do organismo que pode ser gerenciada por meio de mudanças na alimentação e, se necessário, o uso de medicamentos.
De modo geral, não há cura, mas a limitação da ingestão de alimentos e bebidas que contenham esse carboidrato geralmente ajuda a controlar os sintomas!
Além disso, caso você seja diagnosticado e precise limitar o consumo de alguns produtos, pode contar com receitas para intolerantes a lactose. Elas são saborosas e complementam sua alimentação com os nutrientes necessários!
Gostou do conteúdo e queria saber mais sobre alimentação, saúde e bem-estar? Acesse o Receitas Nestlé e leia artigos relacionados!