Alimentos que causam espinhas são um dos fatores menos discutidos, porém cruciais, no controle da acne – doença inflamatória que vai muito além de um incômodo estético. Caracterizada pela formação de comedões (cravos e espinhas) devido ao acúmulo de sebo e células mortas nos poros, a acne é uma condição comum, especialmente após a adolescência, e seus impactos transcendem a saúde da pele, afetando a autoestima, a vida social e até a saúde mental de quem convive com ela.
Muitas vezes é causada por uma alteração da atividade das glândulas sebáceas, as quais costumam se relacionar com as mudanças hormonais. No entanto, também pode ser resultado da falta de cuidado com a alimentação.
Uma dieta com variedade, moderação e equilíbrio é um dos caminhos para evitar a acne e portanto para uma pele mais saudável. Dessa forma, dietas ricas em frutas, principalmente amarelas e vegetais verdes escuros podem ser favoráveis para a derme, já que auxiliam na hidratação e desintoxicação da pele.
Quais alimentos que pioram a acne?
Alguns alimentos potencializam o quadro inflamatório do organismo ou podem aumentar a oleosidade da pele, devendo ser evitados:
Dietas ricas em alimentos ultraprocessados estão entre eles e podem piorar as lesões na pele. Mas afinal, o que são os ultraprocessados ? São aqueles que no geral, não conseguimos identificar qual é o alimento que deu origem àquele produto. Em sua fabricação, há várias etapas de processamento até chegar à versão final e, nesse processo, são adicionados muitos outros elementos, a exemplo de gordura trans e aditivos químicos (como espessantes, emulsificantes, aromatizantes, corantes etc.).

Exemplos de alimentos ultraprocessados
Veja lista segundo lista do Guia do Ministério da Saúde:
- Vários tipos de biscoitos;
- Sorvetes;
- Balas e guloseimas em geral;
- Cereais açucarados para o café da manhã;
- Bolos e misturas para bolo;
- Barrinha de cereal;
- Sopas, macarrão e temperos “instantâneos”;
- Molhos;
- Salgadinhos “de pacote”;
- Refrescos e refrigerantes;
- Iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados;
- Bebidas energéticas;
- Produtos congelados e prontos para aquecimento, como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanados do tipo nuggets, salsichas e outros embutidos;
- Pães de forma;
- Pães para hambúrguer ou hot dog;
- Pães doces e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, emulsificantes e outros aditivos.
As gorduras saturadas também devem ser evitadas: alguns exemplos são a manteiga, dendê, leite integral, bacon, toucinho, carne bovina gorda, queijos amarelos e o creme de leite.
Alguns estudos evidenciaram ainda que o consumo de doces e açúcares em excesso também podem acarretar o agravamento do quadro clínico da acne.
O que comer para diminuir a acne?
Alimentos anti-inflamatórios, como por exemplo o ômega 3:
Dietas que incluem ômega 3, presente em peixes, sementes e leguminosas como linhaça, chia, nozes, castanhas e amêndoas estão entre os itens que favorecem a prevenção das acnes.
Ricos em vitamina A e C
No caso de frutas e verduras da cor amarela, a grande vantagem está no poder antioxidante e na abundância de vitamina C, que atua na produção de colágeno, excelente para manter a pele bonita e saudável.
A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.
Outros grandes aliados da pele são os alimentos ricos em vitamina A, que ajudam na renovação celular e na produção de colágeno na pele.
São ricos em vitaminas A, tomate, agrião, espinafre, além de alimentos como gema de ovo e o fígado.
Não esqueça da água !
A água é fundamental para a vida, e imprescindível para a hidratação corpórea na eliminação de toxinas e limpeza do organismo, sendo uma importante aliada no combate à acne.
Para a busca de uma alimentação adequada é fundamental a escolha de profissionais especializados, capazes de fazer ajustes conforme a necessidade individual.
Além da alimentação, em caso de acnes recomendamos a busca por um médico dermatologista. A abordagem terapêutica do tratamento pode envolver ainda uma terapia multidisciplinar. O que pode piorar a acne?
- Estresse
Um estudo publicado em 2018 pelos Cadernos UNIFOA teve como objetivo comparar o perfil alimentar de indivíduos que apresentam acne e aqueles isentos, bem como avaliar a interferência do nível de estresse no acometimento da doença em 57 indivíduos, dentre eles 30 possuíam acne e 27(controle) não possuíam, e concluiu-se que o nível de estresse dos participantes pode interferir no aparecimento da acne.
- Quantidade e qualidade da alimentação
Sobre o consumo alimentar analisado através do Recordatório 24h e do questionário de frequência alimentar compara a ingestão de carboidratos, proteínas e lipídeos; para os dois grupos (indivíduos com acne e grupo controle), o consumo dos indivíduos com acne se iguala quantitativamente ou supera o grupo controle em praticamente todos os grupos alimentares. Além de que houve uma tendência de consumo maior por alimentos de índice glicêmicos mais elevados no grupo com acne do que no grupo controle.
Quando uma refeição é pobre em fibras, rica em alimentos fontes de carboidratos, como pão, batata frita, refrigerante e sorvete, por exemplo, ela terá um alto índice glicêmico, portanto devem ser controlados na dieta.Quem tem acne pode comer banana?
Sim, claro! Entre os nutrientes da banana estão as fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e outros antioxidantes; todos eles bem importantes inclusive para a prevenção da acne.
Você sabia que a alimentação tem o poder de influenciar na saúde da sua pele, prevenindo ou piorando a acne ? Agora que você já sabe, cuide direitinho da sua alimentação ! Se quiser saber mais sobre saúde e nutrição confira os demais artigos no nosso site Receitas Nestlé
Referências: