O amido é a reserva de energia da maioria das plantas, e pode ser encontrado em sementes, raízes e quase em toda parte delas. Ele é um carboidrato, e como todo carboidrato é um importante “combustível” para o nosso organismo. Como muitos alimentos com amido– batata, arroz, pão e macarrão, por exemplo – são a base da alimentação de muitas pessoas, o amido é a nossa maior fonte de carboidratos.
Agora, algumas pessoas precisam seguir uma dieta livre de amido, como aquelas que possuem diabetes ou espondilite anquilosante. E outras podem querer variar ocasionalmente a dieta. Para ajudar tanto uns como os outros, listamos aqui alguns alimentos sem amido. Bora lá?
Carnes
As carnes – suína, bovina, de peixe e qualquer outra carne – são alimentos sem amido. Isso porque os animais, diferentemente das plantas, reservam energia em forma de glicogênio (carboidrato) e gorduras. Agora, pode ser que alguma carne processada contenha amido. Nesse caso, a dica é sempre ler com atenção o rótulo do produto.
Leite animal e derivados
O leite e os laticínios possuem outro carboidrato, a famosa lactose. Sendo assim, não há amido nos leites animais, queijos, iogurtes, e afins.
Ovos
Por serem produtos de origem animal, os ovos também são alimentos sem amido. E continuam assim independentemente do preparo, a não ser claro, que os usemos numa receita que contenha amido.
Vegetais sem amido
Apesar do amido ser presente nas plantas, grãos e etc, existem vegetais que não apresentam quantidades significativas de amido e podem fazer parte de uma dieta sem amido. São os chamados vegetais não-amiliáceos. Os mais comuns são:
- Abobrinha
- Alcachofras
- Berinjela
- Brócolis
- Cebolas
- Couve-flor
- Espinafre
- Nabos
- Pepino
- Pimentas
- Repolho
- Salsão
- Tomate
Por fim: as folhas verdes (como o agrião, a alface e entre outras) são alimentos sem amido também. É muita opção, não?
Frutas
A maioria das frutas possuem quantidades muito pequenas de amidos. Tão pequenas que podem ser consideradas alimentos sem amido. Dentre elas estão:
- Ameixa
- Cereja
- Frutas vermelhas: morangos, amoras e etc
- Frutas cítricas: laranjas, limões e etc
- Maçã
- Melão
- Pera
- Pêssego
As populares bananas, principalmente as verdes, são ricas em amido e, por isso, quem quer uma dieta livre de amido precisa evitá-las.
É importante ressaltar que qualquer mudança na dieta deve ser acompanhada por um profissional e, caso você seja portador de diabetes ou qualquer outra condição que esteja muito interligada com a alimentação, o recomendável é sempre o acompanhamento correto com os especialistas.
Para mais informações sobre alimentação e bem-estar, acesse Receitas Nestlé e se nutra de informação!
Fontes
https://www.ufrgs.br/alimentus1/terradearroz/grao/gr_grao_amido_popup.htm
https://espondilitebrasil.com.br/dieta-sem-amido-para-espondilite-anquilosante/
https://www.healthline.com/nutrition/high-starch-foods#TOC_TITLE_HDR_4
https://www.ndtv.com/food/diabetes-non-starchy-foods-you-should-eat-to-manage-blood-sugar-levels-1921257
https://www.diabetes.org/healthy-living/recipes-nutrition/eating-well/non-starchy-vegetables?loc=cyp