Arroz arbóreo

Arroz arbóreo: o principal ingrediente dos risotos

Se você é fã de um bom risoto, já deve ter se perguntado por que o prato não é feito com o tradicional arroz agulhinha – aquele que consumimos todos os dias acompanhado de feijão. Para preparar receitas com arroz que precisam de mais cremosidade, como o arroz doce, o cereal mais indicado é o arroz arbóreo, que é um pouco maior do que o que estamos acostumados e contém mais amido em sua composição. Entenda mais sobre o ingrediente e conheça receitas de risoto para variar todos os dias!


Arroz arbóreo: qual é a origem?

O arroz arbóreo é o arroz mais tradicional da culinária italiana, país de origem do risoto. Entretanto, registros históricos indicam que o ingrediente chegou à região da Sicília por meio dos povos sarracenos e, logo em seguida, se difundiu por todo o país por meio do risoto.

No Brasil, o cereal se popularizou com a chegada dos imigrantes italianos, e, com a miscigenação, surgiram novas formas de fazer risoto – e olha que somos muito bons em inovar com a culinária alheia! No dia a dia, ainda preferimos o agulhinha, que permite a preparação daquele arroz soltinho de que tanto gostamos. Mas, quando o assunto são receitas cremosas, a alta concentração de amido na composição do arroz arbóreo faz com que ele seja considerado o top 1.

Qual a diferença entre arroz arbóreo e arroz branco?

Esses tipos de arroz possuem diferenças tanto em sua aparência como na composição. Enquanto o arroz branco, ou agulhinha, é mais estreito e bem clarinho, o arroz arbóreo é maior, um pouco mais grosso e possui uma coloração perolada. Além disso, depois de cozidos, os dois ingredientes geram resultados diferentes: o agulhinha fica mais soltinho e o arbóreo, mais cremoso.

Quando dizemos que o arbóreo é mais cremoso, isso não quer dizer que ele seja papado – até porque, se você gostar, também dá para deixar o agulhinha com essa consistência. Por ter mais amido em sua composição, mesmo al dente, é possível preparar receitas deliciosamente cremosas utilizando o arroz arbóreo.


Arroz arbóreo: receitas de risoto

Dá para fazer risoto de quase tudo, mas os mais tradicionais são os feitos com carne, frango, frutos do mar e cogumelos. E, apesar da receita original ser preparada com arroz arbóreo, caso não tenha o ingrediente em casa, você pode prepará-lo com o agulhinha e adicionar um pouquinho de Nestlé® Creme de Leite para dar aquela cremosidade que a gente gosta!

Risoto de carne

1. Risoto de Carne e Rúcula: nesta receita, o filé mignon refogado com pimenta-do-reino e Maggi® Caldo em Pó Carne é combinado com folhas frescas de rúcula e arroz arbóreo cozido com vinho branco. Uma delícia!

Você também pode preparar risoto de carne utilizando outros cortes e combinando outros ingredientes. Aqui vão algumas sugestões, mas você pode deixar a criatividade rolar solta na hora do preparo!

2. Risoto de Carne Desfiada e Azeitonas
3. Risoto de Carne com Alho-poró
4. Risoto de Abóbora e Carne Seca
5. Risoto Integral de Coxão Mole
6. Risoto de Hortelã, Cheiro Verde e Caldo de Carne
7. Risoto de Berinjela e Caldo de Carne

Risoto de frango

8. Risoto delicioso de Frango: o risoto de arroz arbóreo é preparado com peito de frango desfiado, cubinhos de presunto e um toque de manteiga. Para equilibrar o prato e dar aquela acidez gostosa, o frango e o arroz são temperados com limão e um pouquinho de vinho branco.

Risoto com embutidos

9. Risoto à La Piemontese: preparado com presunto picadinho, champignon fatiado e queijo parmesão ralado, o risoto à la piamontese tem cremosidade em dose dupla com a união do arroz arbóreo e do Nestlé® Creme de Leite.

E não é só com presunto que dá para preparar um risoto delicioso: outros embutidos também caem super bem! Nossa sugestão são estas receitas de risoto de arroz arbóreo com peito de peru e gorgonzola:

10. Risoto de Laranja e Peito de Peru
11. Risoto Requintado com Presunto e Gorgonzola

Risoto de camarão e frutos do mar

12. Risoto de Camarão e Aspargos: se quiser surpreender a galera preparando um risoto de arroz arbóreo diferente, que tal servir esta receita com recheio de camarão dourado com azeite, aspargos e raspas de limão?

Além do camarão, que ainda pode ser combinado com outros ingredientes, também é possível utilizar mais frutos do mar e peixes para preparar uma receita deliciosa de arroz arbóreo cozido!

13. Risoto de Camarão e Rúcula
14. Risoto de Mariscos
15. Risoto de Aspargos com Bacalhau
16. Risoto Expresso de Palmito e Atum


Risoto vegetariano

Os vegetarianos também podem saborear uma receita deliciosa de risoto sem utilizar nenhum tipo de carne! Abaixo, separamos receitas de arroz arbóreo cozido com cogumelos, legumes e até outros cereais – que é para ter bastante variedade!

17. Arancini: se depois de preparar tantas receitas sobrar risoto na geladeira, você pode utilizar a massa e preparar este bolinho de risoto com recheio de muçarela. Fica delicioso!

Risoto de cogumelos

18. Risoto de Funghi, Tomatinhos e Sálvia: o funghi é o cogumelo mais utilizado na preparação de risotos feitos – e não é por menos! Sua textura macia e seu sabor intenso harmonizam perfeitamente com o arroz arbóreo. Aqui, à receita foram adicionados os tomatinhos-cereja e um pouco de sálvia.

19. Risoto Napolitano: mas outros tipos de cogumelo também são uma boa pedida! Nesta receita, utilizamos o cogumelo champignon acompanhado de parmesão ralado e um copo de Nestlé® Requeijão Tradicional.

Veja mais uma opção de risoto com champignon!

20. Risoto Cremoso com Champignon, Cenoura, Ervilha e Abobrinha.

Risoto de legumes

Como o arroz arbóreo é um ingrediente neutro, é possível inovar nas preparações e criar deliciosas versões vegetarianas da receita, com os mais variados tipos de legumes e temperos. Veja mais!

21. Risoto de Abobrinha: nesta receita, o arroz arbóreo é combinado com queijo parmesão e abobrinha italiana ralada. Para deixar o prato ainda mais cremoso, finalizamos com manteiga e 1 potinho de Iogurte Nestlé® Natural Integral.

22. Risoto de Beterraba com Caramelo de Balsâmico: se quiser preparar uma versão mais sofisticada da receita, que tal este risoto de arroz arbóreo com redução de vinagre balsâmico, crispie de alho-poró e flores comestíveis?

Confira mais opções de risoto vegetariano!

23. Risoto de Legumes com Cúrcuma
24. Risoto de Quinoa com Limão Siciliano
25. Risoto Vegetariano Integral com Linhaça e Brócolis
26. Risoto de Tomate Seco e Escarola
27. Risoto de Cenoura, Pimentão e Manjericão Nutren Senior
28. Risoto Fácil de Espinafre
29. Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão

E se quiser uma refeição completa, com entrada e risoto como prato principal, sugerimos servir uma salada de folhas frescas e uma boa taça de vinho branco – mas limonada caprichada também está valendo!


Perguntas frequentes

  • Que tipo de prato dá para fazer com arroz arbóreo?

    Por ter mais amido em sua composição do que outros tipos de arroz, o ingrediente é frequentemente utilizado na preparação de pratos cremosos, como risoto e arroz doce.

    Qual é a diferença entre arroz agulhinha e arroz arbóreo?

    O arroz arbóreo possui uma cor perolada e é mais cremoso do que o agulhinha, o que faz dele a escolha ideal para pratos que exigem cremosidade.

    Pode fazer risoto com arroz comum?

    Claro! Mas para obter a consistência cremosa característica do prato, adicione um pouco de requeijão ou creme de leite quando o arroz estiver al dente.