A arruda é uma planta medicinal europeia que ficou com a cara do Brasil após ser adotada pelos brasileiros, que não dispensam um bom aliado na hora de cuidar da saúde. E se é para falar de vida saudável, vamos acrescentar os benefícios da arruda nos nossos favoritos!
Mas antes, que tal conhecer um pouco da história dessa erva que também tem um quê de mística?
Arruda: a planta que vai da saúde à superstição
Como diz o ditado popular, “reza a lenda” que a arruda também encanta pelo seu misticismo. E essa história já é bem antiga. Começou, na verdade, na terra onde a arruda se originou. Lá para as bandas europeias e africanas, os benefícios da arruda passavam pela superstição – tanto que ela era usada em rituais para proteger os homens.
A arruda tinha, ainda, conforme as crenças populares, a função de tirar o mau-olhado das crianças e era utilizada para afastar doenças e realizar alguns desejos dos que a mantinham em casa. Claro que muitos brasileiros mantiveram a tradição de acreditar em algumas dessas histórias.
Bem, os estudos ainda não atestaram os benefícios da arruda por esse aspecto… Mas, quando o assunto é o uso dela para auxiliar na saúde, aí, sim, há pesquisas que revelam o potencial da planta! E é sobre isso que vamos falar a partir de agora.
Quais são os benefícios da arruda?
Só para você começar a entender quais são os benefícios da arruda, segue uma lista das propriedades dessa planta de folha miúda, mas é considerada gigante pelos estudiosos.
A arruda tem efeito adstringente, analgésica, antiespasmódica, anti-helmíntica, anti-inflamatória, antinevrálgica, bactericida, calmante, carminativa e cicatrizante.
O que tudo isso quer dizer? Continue lendo este artigo que você vai descobrir tudinho.
Benefícios da arruda para pele
O primeiro benefício da arruda para a saúde citado foi a sua função adstringente, que se relaciona com os benefícios da arruda para pele. Quando um produto tem propriedade adstringente é porque ele contém algumas substâncias capazes de tirar a oleosidade da pele.
O efeito cicatrizante da arruda também acaba sendo uma ótima vantagem para a pele, que poderá se restabelecer mais rapidamente de ferimentos.
Benefícios da arruda para dor
Os benefícios da arruda para saúde vão mais além e a planta age também com função analgésica. Significa que as dores podem ser aliviadas ao inserir a arruda na rotina. E aqui estamos falando sobre dores em geral e algumas bem conhecidas das mulheres, como as cólicas menstruais. Mas há relatos que a planta auxilia até mesmo no combate à dor de ouvido.
Benefícios da arruda contra contrações musculares
É o efeito antiespasmódico da arruda que revela essa vantagem da planta. Isto é, aquelas contrações no abdômen e nos músculos do intestino, acabam provocando cólicas gastrointestinais e durante a menstruação. Com a arruda, esses espasmos são aliviados e também as cólicas.
Benefícios da arruda para eliminar vermes e bactérias
Nem adianta torcer o nariz para este benefício da arruda para a saúde, porque os vermes são bichinhos que muitas vezes acabam se reproduzindo em nosso intestino e precisam ser expulsos de lá. A ação anti-helmíntica da arruda tem a função de ajudar a eliminar esses vermes e nos deixar bem mais saudáveis! A erva tem, ainda, ação bactericida, eliminadora de bactérias.
Xô sarna e piolho
Esses dois problemas totalmente indesejáveis entram na lista dos benefícios da arruda para a saúde. O sumo das folhas é a melhor maneira para lutar contra esses males. Daqui a pouco você vai saber como preparar a arruda para combater a sarna e os piolhos!
Arruda contra gases
A arruda é muito indicada contra gases intestinais e estomacais, por conta do efeito carminativo da planta, que age no alívio desse desconforto – que tem, ainda, potencial para provocar dores.
Benefícios da arruda no combate a inflamações
Há vários tipos de inflamação que podem ser tratadas com a ajuda da arruda. Os benefícios da arruda abrangem, neste caso, inflamação uterina, inflamação ginecológica, inflamação do ovário, rins, bexiga, fígado e infecção urinária.
E aqui entram, ainda, os benefícios da arruda para os olhos, já que ela ajuda a prevenir e combater a inflamação também neste órgão.
Arruda e a ação antinevrálgica
O nome desse benefício da arruda é até complicado, mas o que importa mesmo é que sua ação é altamente vantajosa para o corpo. A ação antinevrálgica da arruda quer dizer que a planta auxilia na redução de dores do sistema nervoso, ou seja, combate a dor nos nervos. Sabe aquelas sensações de estar sentindo choques elétricos? Pois é sobre elas mesmo que a arruda vai atuar. Ah, e tem efeito também para reumatismos.
Arruda: um calmante natural
O estresse do dia a dia tem provocado nervosismo e uma agitação inquietante? A dica é um chá de arruda: a planta tem atividade calmante capaz de aliviar essas sensações que, se não cuidadas, podem descambar para crises de ansiedade e até depressão.
Como usar a arruda
Como foi visto, os benefícios da arruda para a saúde são muitos. Mas a pergunta que deve estar sendo feita agora é: Como fazer para usar a planta no tratamento de todos esses problemas? Existem diferentes formas de utilizar a arruda, como a decocção, infusão, cataplasma e extração do sumo.
Decocção e infusão da arruda
A decocção e a infusão servem para preparar o bom e velho chá, que pode ser preparado com a planta indo ao fogo com a água (decocção) ou apenas adicionando a água fervente sobre a erva e a deixando repousar por alguns minutos (infusão). Neste caso, é possível beber o chá ou aplicá-lo no local indicado – como no tratamento de piolhos e inflamação nos olhos, por exemplo.
Cataplasma da arruda
O cataplasma começa com o preparo da decocção da arruda. Com ela pronta, acrescenta-se a farinha enquanto o chá continua quente para formar uma espécie de papa ou pomada. É uma maneira muito utilizada para tratar abcessos aplicando em cima das feridas.
Sumo da arruda
O sumo é feito esfregando as folhas da arruda e extraindo o líquido da planta. É muito empregado no alívio da dor de ouvido. Basta colocar de 2 a 3 gotas no ouvido com dor.
Como preparar chá de arruda
Ingredientes
- 150 ml de água
- 1 colher de café de folhas secas
Modo de preparo
- Coloque as folhas para cozinhar com a água. Ao levantar fervura, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe agir por 10 a 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.
Efeitos adversos da arruda
O fato de a arruda ser uma planta medicinal e ter tantas vantagens não significam que ela pode ser usada indiscriminadamente. Em excesso, a erva pode provocar hemorragias graves, cólicas, vômitos, convulsões e sonolência.
A arruda é contra-indicada durante a gravidez, pois pode provocar hemorragias e, em decorrência disso, o aborto.
O conselho é sempre procurar a orientação de um especialista, especialmente se qualquer dos sintomas citados acima se prolongar.