O mastruz, mentruz ou erva-de-santa-maria – como são chamadas as folhas da espécie Chenopodium ambrosioides – é uma erva que pode chegar a 1 metro de altura, com folhas simples e numerosas. É originária das Américas Central e do Sul, podendo ser encontrada em grandes quantidades no Brasil.
O seu uso popular é voltado para o tratamento de verminoses, reumatismo, doenças respiratórias (sinusite e bronquite), inflamação da garganta e parasitoses (como a sarna e a pediculose). Também é usada para auxiliar na função digestiva, e até mesmo como inseticida! Mas será que são esses todos os benefícios do mastruz?
E é sobre isso que vamos falar hoje: os benefícios do mastruz e como ele pode ajudar nosso organismo. Será que os usos tradicionais estão corretos? Fica aí e confira tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do mastruz!
Benefícios do mastruz: antiparasitário
O mastruz possui um princípio ativo em suas folhas chamado ascaridol, que tem efeito antiparasitário comprovado. Ser antiparasitário significa que ele ajuda a eliminar possíveis parasitas, que afetam o nosso corpo por se aproveitarem dos nossos nutrientes, trazendo prejuízos à nossa nutrição.
Um dos benefícios do mastruz é ser tóxico para áscaris (Ascaris lumbricoides - lombriga, popularmente falando) e ancilóstomas (Ancylostoma duodenale - amarelão), com efeito, similar ao albendazol, vermífugo para parasitoses humanas. Também se mostrou muito efetiva contra a Hymenolepis nana, ou a tênia anã.
Benefícios do mastruz: efeito hipotensivo
Estudos apontam que um dos benefícios do mastruz é o efeito hipotensivo – ou seja, que pode reduzir a pressão arterial se consumido da forma correta. É claro que você não poderá deixar de lado os seus medicamentos anti-hipertensivos para consumir folhas de mastruz caso você seja hipertenso – contudo, o mastruz pode auxiliar na prevenção da hipertensão por conta do seu efeito hipotensivo em doses moderadas.
Outros possíveis benefícios do mastruz
Há alguns benefícios do mastruz que ainda precisam de mais estudos para serem comprovados. Alguns desses benefícios do mastruz incluem:
- Ansiolítico: os ansiolíticos nos ajudam a relaxar e acalmar, aliviando os sintomas de ansiedade e tensão;
- Antipirético: antipiréticos ou antitérmicos são nomes dados a propriedades que combatem a febre;
- Anti-inflamatório: anti-inflamatórios têm a ação de diminuir os efeitos inflamatórios causados por doenças, o que ajuda muito no tratamento dessas condições;
- Antimicrobiano: alguns estudos verificam certa ação antimicrobiana do mastruz – ou seja, que combate alguns microrganismos prejudiciais para a nossa saúde;
- Cicatrizante: o possível efeito cicatrizante do mastruz pode ser obtido pelo uso tópico em feridas e lesões na pele.
Ainda assim, o consumo de mastruz deve ser consciente e moderado. Isso porque, em abundância, a erva pode trazer malefícios – e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Efeitos adversos do mastruz
Apesar de existirem diversos benefícios do mastruz, é importante saber que o consumo desmedido da erva pode trazer alguns efeitos adversos, como:
- Malefícios para a gestação: não é recomendável que gestantes consumam mastruz, já que podem trazer muitos malefícios para a gestação;
- Toxicidade: em caso de intoxicação pelo consumo excessivo de mastruz, há o aparecimento de sintomas como náuseas, vômitos, convulsões etc.
Gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com condições de saúde, como doenças no fígado, rins ou auditivas devem evitar o consumo de mastruz.
Então? O que achou dos benefícios do mastruz? Se gostou do nosso conteúdo, acompanhe mais do Receitas Nestlé! Existem diversos textos sobre saúde e alimentação saudável incríveis esperando por você.