Os shimeji são uma variedade de cogumelos comestíveis de origem asiática. Existem diferentes tipos de cogumelos shimeji, sendo o mais consumido o shimeji branco, que pode ser usado no preparo de uma infinidade de receitas. Além do shimeji branco, temos também o shimeji marrom, que possui aroma e sabor mais acentuados.
Mas o cogumelo shimeji não é apenas gostoso, como também é muito bom para a saúde – pois é rico em cálcio, potássio, ferro e outros minerais e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Fique ligado e veja mais alguns dos benefícios que o shimeji pode proporcionar!
Benefícios do shimeji: é muito nutritivo
O cogumelo shimeji é extremamente rico em nutrientes, polissacarídeos e compostos ativos, que podem ajudar na reposição energética, na prevenção contra problemas de saúde como a osteoporose, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.
O shimeji também é rico em outros nutrientes como proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais; e tem um baixo teor de gordura, podendo ser uma boa opção para adicionar em sua dieta se você quiser perder peso.
Benefícios do shimeji: controla os níveis de colesterol
O cogumelo shimeji possui um alto teor de fibras em sua composição nutricional, o que pode ajudar para uma boa digestão, além de melhorar o funcionamento da bile. Isso faz com que os níveis de colesterol sejam regulados e que o corpo tenha uma melhor resposta à insulina, prevenindo problemas de saúde como a diabetes.
Benefícios do shimeji: previne infecções parasitárias
O cogumelo shimeji é rico em uma proteína chamada de protease, que possui um efeito conhecido como nematicida. Esse efeito combate parasitas como o Panagellus redivivus e outras larvas que podem causar doenças infecciosas.
Benefícios do shimeji: ajuda contra o câncer
Ricos em glicoproteína, marmorina, beta-1-3-glucana, hypsiziprenol e hipsina, o shimeji possui propriedades que podem ajudar tanto no combate quanto na prevenção de alguns tipos de câncer.
Isso acontece porque esses compostos inibem a proliferação de células cancerígenas, como as da leucemia, do hepatoma, do câncer de mama, do sarcoma e do carcinoma de pulmão.
Benefícios do shimeji: combate doenças fúngicas
Apesar do próprio cogumelo shimeji pertencer ser ele mesmo um fungo, ele possui propriedades que podem ajudar no combate contra doenças relacionadas à proliferação de outros tipos de fungos.
O cogumelo pode ajudar no combate e na prevenção dessas doenças devido à hipsina, que possui a capacidade de combater fungos patogênicos como o Physalospora piricola e o Fusarium oxysporum.
Benefícios do shimeji: controla a pressão arterial
O cogumelo shimeji possui propriedades que são capazes de inibir uma enzima que converte a angiotensina I, que é um tipo de oligopeptídeo que pode ajudar na redução da pressão arterial. Por conta disso, o shimeji é um aliado no combate contra a hipertensão e problemas que atingem a região vascular do cérebro.
Benefícios do shimeji: rico em propriedades anti-inflamatórias
Por serem ricos em polissacarídeos, flavonóides e compostos fenólicos, os cogumelos shimeji ajudam a inibir citocinas inflamatórias e a prevenir o estresse oxidativo.
Por conta disso, o shimeji se torna uma boa opção de alimento que ajuda contra a maioria dos processos inflamatórios que acometem o organismo, evitando problemas de saúde como a insuficiência pulmonar.
Benefícios do shimeji: rico em propriedades antibacterianas
O shimeji é rico em flavonóides e outros compostos que são capazes de proteger o organismo contra a proliferação de bactérias, além de melhorar a imunidade, prevenindo outras diversas doenças que venham a acometer o organismo.
Benefícios do shimeji: rico em antioxidantes
Além dos flavonóides já mencionados, é possível encontrar também no cogumelo shimeji compostos como o fenol, esteróides e ácido ascórbico, que possuem propriedades antioxidantes capazes de proteger o corpo contra doenças e outros problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo.
Benefícios do shimeji: ajuda no controle da diabetes
Como mencionado no início do texto, os cogumelos shimeji contêm polissacarídeos, polifenóis e hipsina, além de outros compostos como hipsiziprenol, que podem ajudar na redução da reposição de gordura pelo organismo e na sua resposta à insulina, prevenindo a diabetes tipos 2.
O shimeji também ajuda no controle do peso e traz outros benefícios para o organismo, que são outros fatores que podem ajudar no controle e na prevenção contra a diabetes.
Como incluir o cogumelo shimeji na dieta
Felizmente, o shimeji é um alimento extremamente versátil, podendo ser usado no preparo de diversas refeições. Ele pode tanto ser preparado usando apenas na manteiga, para fazer um prato delicioso e sofisticado; ou ser usado em outras receitas, como o Filé ao Molho de Shimeji, ou a Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos.
Se tiver outras dúvidas em relação aos nutrientes presentes no shimeji, procure pela orientação de um nutricionista; e, caso queira aprender mais receitas para incluir esse delicioso cogumelo em sua dieta, você pode conferi-las no blog Receitas Nestlé!