Nos dias frios, chá quente; nos dias quentes, chá gelado. Se tem uma bebida que combina com qualquer época do ano, é essa – especialmente se ela for um aliado para manter a saúde em dia. É assim com os chás anti-inflamatórios: feitos com plantas medicinais, eles são mais que simples bebidas saborosas e agem ajudando a blindar o organismo contra as infecções que nos acometem.
Sabe aquela dorzinha na garganta que fica incomodando o tempo todo? Ou aquela ferida que custa a cicatrizar? Ou quando os rins ou pulmões resolvem inflamar? Pois é exatamente aí que entra o chá para inflamação: suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a agilizar o processo de cura de maneira bem natural.
Lógico que antes de tudo é necessário buscar um médico para receber orientação sobre essas doenças e tratá-la do jeito adequado. Além disso, não se esqueça que nenhum destes chás de que vamos falar aqui substitui os medicamentos prescritos pelo médico, combinado? Dito isso, a Receitas Nestlé vai te dar aqui todas as dicas sobre chá bom para inflamação.
Chá anti-inflamatório, um remédio natural milenar
O uso de plantas medicinais nem de longe é uma novidade: nossos antepassados já se valiam de ervas para tratar todos os tipos de doenças desde que o mundo é mundo. Talvez eles nem soubessem explicar os fatores que promoviam tanta eficácia no tratamento à base de chá para inflamação, mas, como viam que os resultados eram ótimos, tinham as plantas sempre à mão.
Com o passar do tempo, estudos foram confirmando o que até então era só coisa do senso comum e revelando o potencial farmacológico vindo das plantas medicinais. Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d’árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.
Mas, afinal, por que o corpo inflama?
Os grandes responsáveis pelas inflamações costumam ser microorganismos que invadem nosso corpo: bactérias, vírus e parasitas são alguns deles. Mas raramente isso acontece sem motivo: lesões como arranhões, cortes e queimaduras costumam ser responsáveis por inflamações no corpo. O chá caseiro para inflamação é um forte aliado para sarar feridas provocadas por esses problemas, porque tem propriedades cicatrizantes fantásticas.
Antes disso, claro, você precisa reconhecer quando há inflamação no corpo, porque algumas delas ficam bem escondidinhas e se expandem internamente – como é o caso das inflamações no útero,rins, garganta, ouvidos, ovários e por aí vai. Então, se você sentiu dor ou calor, ou se a área afetada está avermelhada, com inchaço e até perda das funções, vale procurar um médico que oriente o tratamento certo para o seu caso.
Qual o melhor chá anti-inflamatório?
Para falar a verdade, são muitos os chás bons para inflamação. A gente separou 10 tipos diferentes para você escolher o que melhor se encaixa à sua necessidade:
1. Aroeira
As mulheres vão gostar muito dessa dica, pois a aroeira é uma planta especial para preparar chá anti-inflamatório para problemas ginecológicos. Se o assunto é inflamação uterina e de ovários, essa é uma das melhores opções. Além de ser eficaz no tratamento de inflamações em geral, a aroeira também é boa para a tosse e é cicatrizante.
Como fazer chá de aroeira
Coloque 1 litro de água para ferver. Depois, adicione 100 gramas de folhas de aroeira, tampe o recipiente e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Coe e beba.
2. Mastruz
Para quem procura chá anti-inflamatório para articulações, pode ter certeza que está lendo o artigo certo. O mastruz – também conhecido como erva-de-santa-maria – age diretamente em reumatismos. Como uma planta com ação em todos os tipos de inflamações, também é ideal para auxiliar no tratamento de fraturas, úlcera, pancadas e dor no estômago, além de ser cicatrizante.
Como fazer chá de mastruz
Coloque uma xícara de chá de água para ferver, depois adicione 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz. Deixe a infusão repousar por 10 minutos. Coe e beba.
3. Imburana
Uma das inflamações mais conhecidas e que mais nos atacam é a da garganta. Para ajudar a tratar esse problema, o chá anti-inflamatório para garganta feito com imburana é tiro e queda. A planta age ainda contra a gripe, asma, inflamação em geral e coriza.
Como fazer chá de imburana
Coloque 1 litro de água junto com 2 colheres de sopa de imburana para cozinhar por 10 minutos. Após a água levantar fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.
4. Hortelã
Os chás anti-inflamatórios feitos com hortelã são ótimos aliados no tratamento de garganta inflamada e de gripe. A hortelã também tem propriedades que auxiliam no tratamento da febre, fraqueza, dor de cabeça e problemas de coração, além de ter ação calmante e agir contra os sintomas negativos da cólica menstrual.
Como fazer chá de hortelã
Coloque 500ml de água para ferver e, quando levantar fervura, adicione 15 a 20 folhas de folhas de hortelã. Retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e sirva adoçado com mel.
5. Jurema-preta
Entre os chás anti-inflamatórios, o de jurema-preta é um dos melhores. Ele age em ferimentos, ajudando a prevenir e tratar infecções e a cicatrizar com mais rapidez. As inflamações ginecológicas e até dor de dente também contam com o chá de jurema-preta como aliado. Também é ideal para fazer chá para inflamação na pele.
Como fazer chá de jurema-preta
Adicione 1 colher de chá do pó de jurema-preta em 200 ml de água fervente. Espere esfriar, coe e beba.
6. Caju
A folha e a casca do cajueiro são um remédio poderoso para qualquer tipo de inflamação, sejam as internas ou as externas. O chá para inflamação na pele feito com a folha de caju, por exemplo, tem ótimos resultados. Também é um chá muito eficaz para ajudar a combater a inflamação do ovário, além de agir em outros tipos de ferimentos.
Como fazer chá do cajueiro
Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.
7. Pau-d’árco-roxo
O pau-d’arco-roxo é eficaz contra uma variedade de problemas: essa planta resulta em um chá bom para inflamação, dor no estômago, gripe e má digestão.
Como fazer chá de pau-d'arco-roxo
Coloque 1 litro de água e espere levantar fervura. Após isso, adicione 2 colheres de sopa da casca do pau-d'arco-roxo e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.
8. Chá verde
O chá verde é feito com a Camellia sinensis L., a mesma planta com que fazemos o chá preto. Mas, pelo processo diferente que as folhas daCamelliapassam para produzir os chás verde e preto, as propriedades também são diferentes.
Além de ser um ótimo antioxidante, o chá verde é um potente chá anti-inflamatório por conta de um dos seus principais polifenóis: o galato de epigalocatequina. Não foque nesse nome estranho, mas sim o que ele pode fazer; esse componente tem propriedades que combatem doenças inflamatórias, como doença de Crohn, doenças cardíacas e Alzheimer.
Como fazer chá verde
Em 200mL de água fervente, coloque 1 colher de sopa da erva e deixe infusionar por 3 minutos. Coe e beba.
9. Manjericão-santo
Com o manjericão-santo, também chamado de tulsi, é possível preparar um chá anti-inflamatório para articulações, pois a erva pode reduzir os níveis de ácido úrico. Essa diminuição alivia dores de doenças inflamatórias como artrite reumatóide.
Algumas enzimas do tulsi ainda podem combater compostos inflamatórios que causam dor, inchaço e inflamação. Por isso, ele pode ser um bom chá para inflamação na pele, com ação anti-acneica.
Como fazer chá de manjericão-santo
Em 300mL de água fervente, acrescente 1 colher de chá de folhas de tulsi secas e deixe infusionar por 10 minutos. Coe e beba.
10. Açafrão-da-terra
O açafrão-da-terra em pó é usado como tempero, principalmente por ser um corante natural e dar cor aos pratos. Mas a cúrcuma também pode ser usada para fazer um ótimo chá anti-inflamatório por conta de um dos seus principais componentes: a curcumina.
Ele pode ser eficiente para aliviar dores da artrite reumatóide e da osteoartrite – podendo ser um bom chá anti-inflamatório para articulações –, assim como dores nos músculos após exercícios físicos. Ainda ajuda no combate à doença inflamatória intestinal e doenças cardíacas.
Como fazer chá de açafrão-da-terra
Ferva 1 colher de sopa de açafrão-da-terra em pó em 2 xícaras de água por 10 minutos. Coe e beba.
11. Gengibre
O gengibre tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes – e não é diferente com o chá de gengibre. Esse chá anti-inflamatório ajuda com dores de cabeça, dores musculares (pós treino) e outras.
Como fazer chá de gengibre
Ferva 1 colher de sopa de gengibre fresco e descascado em 2 copos de água (mais ou menos 475mL). Deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba.
12. Funcho
O funcho é muito parecido com a erva-doce, mas são plantas diferentes. O Foeniculum vulgare, ou funcho, tem pequenas flores amarelas – diferente do Pimpinella anisum, a erva-doce, com pequenas flores brancas.
Essa erva pode gerar um bom chá anti-inflamatório,que pode ajudar a aliviar dores relacionadas à menstruação, como as cólicas menstruais e dores nas mamas.
Como fazer chá de funcho
Em 1 xícara de água fervente (cerca de 240 mL), coloque 2 colheres de chá de funcho esmagado e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba.
Com todas essas receitas, não tem inflamação que resista. Prepare os chás anti-inflamatórios que indicamos: sua saúde vai agradecer! E fique sempre atento aos sintomas, para tratar o problema já no início com a orientação de um médico. E se quiser mais dicas de saúde, alimentação e bem-estar, é só explorar Receitas Nestlé!
Fontes:
https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/3223/1/ANA%20KERLY-LIMA.pdf
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564
https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf
https://www.scielo.br/j/rbpm/a/k8cDGCLh3WTwtBtYjttCSfs/?format=pdf&lang=pt
http://scielo.iec.gov.br/pdf/rpm/v21n2/v21n2a06.pdf
https://www.ufjf.br/imunologia/files/2010/08/Aula-inflama%c3%a7ao-Medicina-Sandra-.pdf