Chá calmante para idoso: saiba mais

Chá calmante para idoso: saiba mais

Estima-se que ao menos 5% dos idosos com mais de 65 anos sofrem com a ansiedade. Com ela, os problemas para dormir e a necessidade de se acalmar surgem. Além disso, uma pesquisa feita pela universidade de Toronto calculou que uma pessoa com 70 anos dorme em média uma hora a menos do que um adulto normal. Dessa forma, é preciso encontrar formas de solucionar esse problema, e os chás calmantes são boas opções para que os idosos possam dormir melhor.

Chá calmante para idoso dormir: Camomila

A camomila é popular na preparação de chá calmante, já que a planta contém um antioxidante chamado apigenina que se conecta a alguns receptores do cérebro e causa sonolência, melhorando a qualidade do sono. Além disso, sua função antioxidante também previne doenças crônicas como diabetes, colesterol, problemas do coração e até câncer.

O chá de camomila também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que melhoram a digestão, previnem úlceras e diarréia, reduzem a acidez do estômago e evitam o crescimento de bactérias que podem fazer mal.

Outro motivo pelo qual o chá de camomila é uma boa opção de chá calmante para idoso, é sua capacidade de reduzir o estresse. De acordo com uma pesquisa canadense, idosos que beberam uma ou duas xícaras de chá de camomila tiveram os níveis de serotonina (hormônio do bem estar) e melatonina (hormônio do sono) aumentados, sofrendo menos com o estresse e a ansiedade. Por fim, o chá de camomila tem efeitos positivos também contra a dor de cabeça.

Cadastro

Chá calmante para idoso: Jasmim

Uma ótima opção de chá calmante para idoso que está sofrendo com ansiedade ou estresse, o chá de jasmim ajuda a diminuir a frequência cardíaca e estimula a função parassimpática do cérebro – isto é, a parte responsável pela calma, saciedade, repouso e digestão. No entanto, o chá de jasmim contém cafeína e, por isso, deve ser ingerido ao menos meia hora antes de dormir para que não atrapalhe seu sono. Afinal, ao tomar o chá de jasmim é comum se sentir relaxado e calmo, mas com energia.

Dentre os diversos benefícios presentes no chá de jasmim podemos citar as propriedades antioxidantes; os benefícios à saúde do coração, pois é rico em polifenóis (que são substâncias que ajudam a proteger as artérias contra o colesterol ruim); e a proteção contra doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer, pois ele reduz a inflamação no corpo e neutraliza os danos causados pelos radicais livres.

Desta forma, o chá de jasmim é uma boa opção de chá calmante para idosos que sofrem de estresse e ansiedade.

Chá calmante para idoso: Maracujá

O chá de maracujá pode ser uma boa opção de chá calmante para idoso por conta dos diversos benefícios que essa fruta oferece. O maracujá é rico em vitaminas e minerais – como o magnésio, que está associado ao tratamento da ansiedade. Ele também tem efeitos calmantes e sedativos, e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo feito no Japão mostrou que animais que ingeriam maracujá adormeceram mais rápido e mais profundamente.

Além disso, o maracujá pode ajudar a baixar a pressão arterial, auxiliar na saúde do coração, é anti-inflamatório, ajuda a regular os níveis de insulina no sangue e melhora o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C. Sendo assim, o chá de maracujá é uma das opções mais ricas em vitaminas e minerais.

Perguntas frequentes

Quantas horas de sono um idoso precisa?

Um idoso saudável deve ter entre 7 e 8 horas de sono por dia.

Como acalmar um idoso agitado?

Nesse momento, o melhor a se fazer é manter a calma, não discutir ou gritar com o idoso nem encostar nele, tentar demonstrar carinho e compreensão e se comunicar de forma clara, seja através de gestos ou frases curtas.

Qual a melhor parte do maracujá para fazer chá calmante para idoso?

O efeito calmante da maior parte dos maracujás se encontra nas folhas e caules da fruta. Contudo, o maracujá pérola possui as substâncias de efeito calmante mais concentradas na polpa da fruta.