Tem uma receita de chá de alho muito famosa que com certeza você lembrou logo ao ler o título deste artigo. Quem nunca ouviu falar em chá de alho com limão? Desde a época da vovó a bebida circula na nossa rotina. Basta aparecer uma gripe ou resfriado e ela está lá fazendo parte da lista de remédios.
Porém, esse não é o único benefício do chá de alho à saúde. Por isso, é bom ficar de olho no que vamos falar a partir de agora, porque você vai se surpreender.
Para que serve chá de alho?
A saúde do coração é, por exemplo, uma das incentivadoras do consumo de chá de alho. E os motivos que levam o órgão a se dar tão bem com esse remédio natural passam pelo colesterol nos níveis adequados e pela pressão arterial controlada.
O porquê de todas essas vantagens do chá de alho será pontuado agora mesmo.
Por que chá de alho é bom para gripe e resfriado?
A sabedoria popular fala que o chá de alho para gripe e resfriado é bem eficaz já faz tempo. Depois, vieram os estudos e identificaram os motivos de ser eficaz.. O chá de alho ajuda na tosse porque aumenta a imunidade. Isso porque um dos seus benefícios é estimular o funcionamento das células que compõem o nosso sistema imunológico, como os famosos glóbulos brancos.
Foi aí que o alho e o limão – este último rico em vitamina C – se combinaram para atuar direto na causa do problema. Juntos, eles estimulam ainda mais o sistema imunológico e melhoram a saúde, combatendo a gripe e o resfriado.
Ah, tem mais um detalhe. O chá de alho com limão também tem efeito expectorante, ou seja, solta aquele catarro preso no peito (eca!).
Chá de alho contra bactérias, fungos e vírus
Outras propriedades do chá de alho que têm tudo a ver com o combate a gripes, resfriados e doenças infecciosas são os efeitos antibióticos, antioxidantes e antisséptico do Allium sativum, nome científico do alho.
Com todos esses defensores do nosso sistema orgânico atuando, o corpo cria uma barreira impedindo a entrada de microorganismos como bactérias, fungos e vírus.
Significa que, para além da gripe e do resfriado, muitas outras doenças passarão bem longe de nós.
Chá de alho baixa o colesterol e faz bem ao coração
Vamos descer um pouco pelo corpo humano e passar da garganta para o coração, porque também tem benefícios do chá de alho para ele. É que alho combate doenças que afetam a circulação do sangue.
Como ele faz isso? É que quando os nossos níveis do chamado colesterol “ruim” (o LDL) ficam muito altos, nossas veias podem ficar entupidas, o que dificulta a passagem do sangue e aumenta o risco de doenças do coração. É aí que entra mais uma vez a receita de chá de alho. O alho ajuda a regular os níveis de colesterol e a manter a saúde do coração em dia.
Chá de alho abaixa a pressão
É incrível como tudo no nosso corpo está interligado. Vejam a questão do coração, da qual falamos no item acima. Tem mais uma razão para o chá de alho ajudar na circulação: o chá de alho abaixa a pressão arterial, ou seja, tem efeito anti-hipertensivo. É que com as veias mais “limpas”, a pressão sanguínea baixa. Isso auxilia a saúde porque reduz os riscos de infarto.
Bem, já conhecemos os benefícios do chá de alho. Falta apenas aprender a como preparar chá de alho. Quer dizer... faltava.
Como fazer chá de alho
Para preparar chá de alho puro é preciso começar macerando o bulbilho – que a gente chama de dente de alho.
Faça essa maceração usando uma colher de café (0,5 gramas) de alho em 30ml de água. Depois, aqueça a mistura no fogão, mas sem deixar ferver. Deixe a mistura repousar por cerca de uma hora. Beba 1 cálice, 2 vezes ao dia, antes das refeições.
Como fazer chá de alho com limão
Ingredientes
- 1 limão
- 4 dentes de alho
- meia xícara (chá) de água
Modo de preparo
1. Corte o limão em 4 partes.
2. Em uma panela coloque o limão, o alho e a água e leve ao fogo médio.
3. Assim que começar a ferver, cozinhe por cerca de 2 minutos.
4. Retire do fogo e amasse o limão. Coe e sirva.
Grávida pode beber chá de alho?
As grávidas precisam estar sempre muito atentas ao que consomem, mesmo que se trate de produtos naturais. Antes de qualquer coisa, a orientação é buscar um especialista. No caso do chá de alho na gravidez, o uso não é recomendado. Também não se recomenda que as mães que estão amamentando consumam a bebida.
Mais contraindicações
Quem também não deve consumir chá de alho são as crianças menores de 2 anos, especialmente se estiverem sendo amamentadas. As restrições se estendem, ainda, aos dependentes alcoólicos e aos diabéticos.
Outra informação importante é que você não deve beber chá de alho se tiver problemas com hemorragias e fizer tratamento a base de anticoagulantes.
A mesma recomendação vale para quem tem gastrite, úlceras gastroduodenais, hipoglicemia, pressão baixa e se você faz tratamento com anti-hipertensivos.
Conselho se dá sim
Quer um bom conselho? Cuidado com os exageros. Aproveite os benefícios do chá de alho dentro dos limites para não ter efeitos negativos. Por isso, o ideal é beber o chá de alho na dose recomendada. Do contrário, ele pode causar desconforto gastrointestinal (estômago e intestino).
Seguindo todas as recomendações, é só aproveitar os benefícios do chá de alho e curtir a vida com saúde.