A artemísia é uma planta originária da Ásia, muito tradicional da China e Índia por ser uma grande aliada da saúde. E uma das formas de aproveitar os seus benefícios é o chá de artemísia. Ele é muito utilizado por ajudar a prevenir e tratar problemas como dores do pós-parto, febre, má digestão e muitos outros que você vai conhecer aqui.
O chá de artemísia, conforme apontam alguns estudos, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica, antisséptica, anti-hipertensiva e vermífugas. Além disso, entre os benefícios do chá de artemísia está a sua utilização como auxiliar no tratamento de enfermidades gastrointestinais e até como calmante.
E o que isso quer dizer na prática? Vamos à explicação!
Leia também:
- Chá anti-inflamatório: 12 receitas naturais
- Chá para anemia: quais podem ajudar?
- Chá antioxidante: quais são e para que servem?
Para que serve chá de artemísia?
Como já adiantamos, o chá de artemísia pode ajudar a nossa saúde de muitas maneiras. Em boa parte, isso se deve a um tipo de composto que encontramos em muitos chás: os flavonoides. A artemísia – e consequentemente o chá de artemísia – é rica em flavonoides, especialmente de um tipo que reforça a resposta do nosso organismo a fungos e bactérias; existem até estudos relatando que ela pode ajudar o corpo a combater a malária (em conjunto com os medicamentos receitados pelos médicos, sempre).
Outro benefício do chá de artemísia é o de estimular a atividade do intestino, e assim ajudar na digestão e na prevenção de cólicas intestinais. E, por falar em cólica, o chá de artemísia também ajuda a evitar cólicas menstruais. Nesse caso, para aproveitar esse benefício, a prática costuma ser tomar uma xícara de chá de artemísia por dia uma semana antes da data prevista para a menstruação.
Esses são os principais benefícios do chá de artemísia. Quer conhecer mais? A gente te dá uma lista aqui.
Benefícios do chá de artemísia
- É anti-febril
- Auxilia no alívio da dor renal
- Ajuda no tratamento da gastrite
- Alivia a diarreia
Claro, é bom lembrar que, apesar da artemísia ajudar a tratar os problemas listados abaixo, é necessário sempre a orientação de um médico para fazer o tratamento mais correto. O chá de artemísia será, nesse processo de tratamento, um bom aliado, porém não substitui o acompanhamento de um especialista.
Chá de Artemísia: como fazer e aproveitar os benefícios?
Depois de conhecer todos esses benefícios do chá da artemísia, claro que o Receitas Nestlé também vai ensinar como preparar a bebida, para deixar sua vida bem mais fácil! Para a receita abaixo, serão utilizadas as folhas secas da planta, que é a forma mais recomendada de preparação.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemísia;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
1. Colocar as folhas da artemísia na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber de 1 a 3 xícaras por dia.
Claro que vale a pena ter em mente alguns passos antes de fazer o chá:
- Lave bem as mãos na hora de preparar o chá;
- Lave a planta em água corrente e corte em pedaços pequenos;
- Prepare o chá de artemísia com água filtrada e fervida.
Contra-indicações do chá de artemísia
Por possuir substâncias que atravessam a placenta, o chá da artemísia não é recomendado para gestantes, já que sua ingestão pode prejudicar o bebê.
Efeitos colaterais
Chá de artemísia em excesso pode ser um problema. Aliás, já diz o velho ditado: tudo que é demais, faz mal. Já cautela e canja de galinha, não fazem mal a ninguém. Por isso, nada de exageros.O exagero pode transformar os benefícios do chá de artemísia em problemas, como reações alérgicas.
Curtiu conhecer os benefícios do chá de artemísia? Que tal conhecer mais sobre outros chás e aprender a fazer o chá perfeito? É só acompanhar Receitas Nestlé que você fica por dentro disso e muito mais!