Um dia você se esquece dos óculos. No outro, não sabe onde colocou as chaves. Depois, não se lembra de olhar a agenda e perde aquele compromisso importante na escola dos filhos. É muita coisa para lembrar, não é? Tirar uns momentos para beber um chá pode ajudar. Não só porque é bom descansar a cabeça, mas porque algumas plantas podem ser ótimas opções de chá para memória?
Chá para memória? Sim! Vamos indicar 5 tipos de chá para estimular a memória de maneira saudável e natural. Eles podem não te dar uma memória de elefante, mas podem ajudar muito.
No entanto, sempre vale o lembrete: se a sua memória é fonte de preocupação, não deixe de procurar um profissional de saúde para receber orientações adequadas para o seu caso. Isso porque, antes de tomar chá para memória, você precisa descobrir o que pode estar causando o esquecimento.
Estou com Alzheimer?
Quando falamos em perda de memória, a primeira coisa que vem à mente é Alzheimer. Será que você pode estar com essa doença que provoca o esquecimento total das histórias vividas e até das pessoas que fazem parte de sua vida, como filhos, netos e marido?
Calma! Nem todo esquecimento significa Alzheimer. O alerta para a doença de Alzheimer fica mais forte quando esses pequenos esquecimentos começam a ficar mais frequentes, interferindo na rotina, especialmente dos idosos.
Por isso, fique esperto: se, além da perda de memória, começarem a surgir sintomas do tipo mudanças no comportamento (como agressividade), desorientação (não sabe onde está ou que dia é) e os hábitos corriqueiros do dia a dia estão difíceis de serem colocados em prática, aí, sim, é hora de procurar a ajuda de um especialista na área para fazer as investigações necessárias que o caso requer. Afinal, um chá para memória pode ajudar, mas não exclui o tratamento médico, não é?
Se não é Alzheimer, o que é?
Tem uma coisa muito importante para saber: a perda de memória, seja recente ou não, é sempre o indício de que algo está errado, mesmo que não seja Alzheimer. Seja um problema simples ou mais sério, o conselho é buscar ajuda de um especialista para que ele investigue as causas.
O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem ser vilões para o seu cérebro, te levando a ter lapsos de memória. Sabe aquele famoso "deu um branco na hora da prova"? A ansiedade foi certamente a razão para isso, porque ela te deixa desconcentrado e desatento. O estresse pode ter o mesmo efeito: se não estiver sob controle pode ocasionar situações graves, podendo até gerar atrofia em zonas do cérebro responsáveis por armazenar informações.
E como uma coisa vai ligando a outra... A ansiedade e o estresse podem desencadear uma depressão, que vai te tirar o sono. Todos esses problemas são novos motivos para se cuidar, porque tudo que citamos pode te levar à perda de memória. É por isso que reforçamos sempre a dica: procure um médico.
Mas e os chás para a memória? Depois de todos esses avisos, vamos falar deles.
Chá para memória: o que faz ele ser bom?
Uma característica comum dos chás para a memória é a presença de antioxidantes. Substâncias como a vitamina A,vitamina C e E, flavonoides, teaninas e carotenoides são antioxidantes, o que ajuda a preservar a saúde das nossas células, inclusive ás do cérebro.
Como assim? Explica melhor!
Estudos revelaram que plantas e alimentos ricos em antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são ótimos para a memória porque suas propriedades protegem o cérebro contra agentes causadores de danos que degeneram os neurônios. Os antioxidantes também melhoram a capacidade que o cérebro tem de armazenar informações e, assim, lembrar. Que é a ajuda que se espera de um chá para memória.
Chás para memória: opções para ajudar
Alguns dos melhores chás para memória fraca são ochá preto,chá verde, chá de alecrim, chá de romã e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse e ansiedade, que como vimos também podem nos trazer dificuldade para lembrar das coisas.
Por outro lado, cada uma dessas opções de chá para a memória tem algumas características próprias que você pode levar em conta na hora de escolher. A primeira, claro, é o sabor: chá para memória não precisa ter um gosto que não te agrada, né?
Por isso, vamos começar a nossa lista com as opções mais conhecidas. Vamos lá?
A marapuama resulta em um chá para ter memória de elefante que atua principalmente no sistema dopaminérgico. Opa! O que é isso? Nosso cérebro, assim como um computador, é formado por sistemas – e esse é apenas um dos sistemas do cérebro onde se encontra um conjunto de neurônios. Portanto, se o chá tem propriedades que melhoram esse sistema, melhoram a memória também. Além disso, a marapuama age no sistema nervoso central.
Já o chá de hortelã melhora o aprendizado e a memorização. Sendo assim, a planta também é muito eficaz em forma de chá para fortalecer a memória. Há estudos que mostram que os efeitos na memória dos idosos são excelentes.
Chás para memória: receitas
O chá preto e o chá verde são apostas mais seguras de chá para a memória, já que praticamente todo mundo que toma chá conhece e ama o sabor.
Chá preto
1. Aqueça 200 ml de água filtrada até ela começar a borbulhar;
2. Coloque uma colher de sopa com as folhas do chá preto na água;
3. Tampe o recipiente e aguarde de três a cinco minutos;
4. Coe e beba.
Chá verde
1. Coloque 1 grama de folhas de chá verde em uma xícara;
2. Aqueça 100 ml de água até ferver e despeje na xícara com o chá verde;
3. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos;
4. Coe e sirva.
Chá de romã
Outra opção deliciosa de chá para a memória. A romã é rica em antioxidantes, como toda a fruta com coloração avermelhada.
1. Adicione 10 gramas de cascas de romã em uma panela com 1 xícara de água;
2. Assim que levantar fervura, deixe no fogo por mais 5 minutos e desligue;
3. Tampe a panela e deixe o chá repousar por mais 5 minutos;
4. Espere amornar e beba de 2 a 3 vezes por dia.
Chá de alecrim
O chá de alecrim é outra boa opção de chá para a memória para quem já aprecia chás. E o alecrim, além de antioxidantes, tem propriedades que ajudam a relaxar.
1. Adicione 5 gramas de folhas frescas de alecrim em 250 ml de água fervente;
2. Deixe repousar por 5 a 10 minutos no recipiente tampado;
3. Coe, espere amornar e tome, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
Chá de ginkgo biloba
O ginkgo biloba tem um efeito estimulante comparável ao do café, mesmo sem ter cafeína. Ele pode ajudar os processos cognitivos, mas deve ser consumido com moderação.
1. Coloque 1 xícara de água para ferver;
2. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de ginkgo biloba;
3. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos;
4. Coe, espere amornar e sirva.
Depois dessas dicas de chá para ajudar a memória, é só não esquecer de explorar todo a Receitas Nestlé. Aqui você encontra dicas de alimentação, saúde e bem-estar.
Referências
https://www.scielo.br/j/rbgg/a/JKThtGdD84L3g7N9TDFycJn/?lang=pt&format=pdf
https://www.healthline.com/health-news/can-drinking-tea-improve-memory#Conclusions-and-questions
https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/cha-preto-de-adeus-ao-cansaco
https://qbemqfaz.com.br/saude/cha-verde-conheca-formula-natural-para-uma-vida-saudavel
https://www.healthline.com/nutrition/rosemary-tea#3.-May-improve-your-mood-and-memory
https://www.healthline.com/nutrition/spearmint#TOC_TITLE_HDR_6
https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000560.pdf
https://www.neurologica.com.br/blog/5-causas-de-esquecimentos-e-lapsos-de-memoria-em-pacientes-jovens/
https://www.saude.df.gov.br/alzheimer-a-doenca-do-esquecimento/#:~:text=Vale%20destacar%20que%20nem%20todo,vez%20mais%20dependentes%20de%20terceiros.
https://www.scielo.br/j/rn/a/bzHBTqBfJr8jmJn3ZXx9nMs/?lang=pt
https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_saude_drogas.htm#:~:text=Sistema%20dopamin%C3%A9rgico%20mesol%C3%ADmbico%3A%20Este%20sistema,e%20o%20c%C3%B3rtex%20pr%C3%A9%2Dfrontal.
Bom dia
Bom quanto demora pra fazer efeito?