Muita gente recorre ao chá de hibisco para emagrecer com mais rapidez e facilidade. Mas será que o hibisco emagrece? Pelo que sabemos hoje, ele pode, sim, ajudar a emagrecer – se combinado a outras práticas – e ainda trazer alguns benefícios ao organismo, como ajudar a controlar o colesterol e a hipertensão.
Aqui, vamos listar todos os segredos do chá de hibisco e deixar você por dentro dos benefícios dessa planta que é rica em vitaminas A, C e do complexo B.
LEIA TAMBÉM
- Chá antioxidante: quais são e para que servem?
- Chá de Alho: Uma Boa Opção para Resfriados
- Chás Termogênicos e benefícios para saúde
Chá de hibisco emagrece?
Para falar dos benefícios do hibisco, vamos começar pelo seu efeito aliado no emagrecimento. Claro, a perda de peso ultrapassa as questões estéticas e envolve um controle saudável para evitar a obesidade – uma doença crônica, que resulta em muitos outros problemas como doenças cardíacas, hipertensão e até diabetes. Além disso, sabemos que nenhum alimento faz mágica: é preciso adotar um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Estamos combinados? ;)
A ajuda do chá de hibisco para emagrecer tem a ver com a sua ação diurética. Ou seja, ele, como outras bebidas diuréticas, combate a retenção de líquidos no organismo. Além disso, pesquisas mostram que componentes do hibisco atuam no corpo evitando o acúmulo de gordura na barriga e quadril. Por isso o nome pelo qual é popularmente chamado: alguns o chamam de chá seca barriga.
O chá de hibisco serve, também, para acelerar o metabolismo do corpo. Isso ocorre pela ação das vitaminas B1 e B2 que, como vimos, estão presentes nessa infusão. Todo mundo já ouviu falar que o metabolismo lento dificulta a perda de peso; portanto, se o hibisco acelera esse processo, fica mais fácil emagrecer.
Vamos às receitas? Afinal, querendo emagrecer ou não, ninguém perde nada por simplesmente tomar uma boa xícara desse chá delicioso! Existem diversas combinações de sabores para o preparo in natura, e até opções mais práticas em sachê ou até cápsulas que trazem mais praticidade.
Receitas de chá de hibisco
1. Chá de hibisco simples
Ingredientes
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) da folha de hibisco seco
Modo de preparo:
1. Aqueça a água até levantar fervura;
2. Adicione a planta, desligue o fogo e tampe o recipiente;
3. Deixe a infusão repousar de 5 a 10 minutos;
4. Coe e sirva.
2. Chá de hibisco com limão
Ingredientes
- 200 ml de água
- 3 flores de hibisco
- 1 pedacinho de pau de canela
- Suco de ½ limão
Modo de preparo
1. Aqueça a água até levantar fervura;
2. Desligue o fogo e adicione o hibisco e a canela;
3. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos;
4. Coloque o suco de limão, misture e pronto.
3. Chá de hibisco com gengibre
Ingredientes
- 2 litros de água
- 350 gramas de flores de hibisco desidratadas
- 1 pau de canela
- 1 rodela de gengibre fresco
Modo de preparo:
1. Descasque o gengibre e reserve;
2. Aqueça 1 litro de água até levantar fervura;
3. Acrescente as flores de hibisco, a canela e o gengibre;
4. Deixe a mistura ferver por 5 minutos, depois desligue o fogo e espere esfriar;
5. Coe e acrescente o outro litro de água, mexendo bem;
6. Sirva.
4. Suchá de Hibisco com Morango
Ingredientes
- 1 cápsula de NESCAFÉ® Dolce Gusto® Nature’s Heart® Pure Red
- 3 morangos em rodelas
- suco de meio limão
- 6 cubos de gelo
- 2 folhas de hortelã
Modo de preparo:
1. Em uma xícara, prepare a cápsula de NESCAFÉ Dolce Gusto Nature’s Heart Pure Red conforme orientações da embalagem. Aguarde esfriar levemente.
2. Acrescente os demais ingredientes e sirva.
Chá de hibisco com canela e pressão alta
O chá de hibisco com canela pode ajudar a controlar a pressão arterial, pois as duas plantas têm propriedades que contribuem para manter a pressão regulada. Isso ocorre porque a atividade diurética do hibisco e da canela fazem a gente sentir mais vontade de urina; assim, substâncias como sódio e potássio – que em excesso podem causar pressão alta – passam a ser expulsas do organismo com mais frequência.
Pesquisas mostram que a ação terapêutica do chá de hibisco com canela no controle da pressão arterial tem mais efeito quando consumido por pelo menos 5 semanas, de 2 a 3 vezes por dia.
Como preparar chá de hibisco com canela
Ingredientes
- 1/2 litro de água
- 2 colheres (sopa) de hibisco
- 2 paus de canela
Modo de preparo
1. Aqueça água até levantar fervura;
2. Coloque o hibisco em um recipiente e acrescente a água fervida;
3. Adicione os paus de canela;
4. Deixe a infusão repousar por dois minutos;
5. Coe a mistura e sirva.
Chá verde com hibisco e o controle do colesterol
Outra ótima combinação para o controle do colesterol é o chá verde com hibisco. As duas plantas contribuem para que as taxas de gordura fiquem em níveis adequados, mantendo a saúde em alta.
O chá de hibisco tem ação antioxidante com efeito cardioprotetor – ou seja, protege o sistema cardiovascular – e ainda é um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea. O chá verde também reduz significativamente as taxas de colesterol ruim, conforme mostram vários estudos.
Resumindo, o chá verde com hibisco vai ajudar a deixar seu coração batendo no ritmo certo – pois, com o colesterol nos níveis adequados, o risco de problemas coronarianos serão reduzidos. E não custa lembrar que se o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer, o chá verde também é um forte aliado na perda de peso. Só vantagens!
Como preparar chá verde com hibisco
Ingredientes
- 600 ml de água
- 1 colher (sopa) de chá verde
- 1 colher (sopa) de hibisco desidratado
Modo de preparo
1. Aqueça a água até levantar fervura;
2. Desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá verde;
3. Tampe o recipiente e deixa a infusão repousar entre 5 e 10 minutos;
4. Coe e sirva.
Infecção e chá de cavalinha com hibisco
Avisamos que iríamos contar todos os segredos do chá de hibisco, e aqui vai mais um. Dessa vez, ele aparece combinado com outra planta que dá um chá famoso: a cavalinha. Algumas xícaras de chá de cavalinha com hibisco podem ajudar a tratar infecções. Isso porque essas duas ervas têm propriedades antimicrobianas, ou seja, ajudam a eliminar do organismo micróbios que podem causar infecções urinárias ou atrapalhar na cicatrização da pele.
Como preparar chá de cavalinha com hibisco
Ingredientes
- 1 litro de água
- 5 colheres (chá) de hibisco
- 3 colheres (chá) de cavalinha
Modo de preparo
1. Aqueça a água até levantar fervura;
2. Adicione as ervas e desligue o fogo;
3. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar entre 5 e 10 minutos;
4. Coe e sirva.
Chá de hibisco: quem não deve tomar
Chá de hibisco é uma bebida natural que faz bem à saúde; mas, como tudo na vida, os exageros podem ser prejudiciais. Por isso, vamos falar sobre as contraindicações do chá de hibisco. A maioria delas se refere ao consumo durante a gravidez, já que há um risco de o chá induzir um parto prematuro. Embora esse risco seja pequeno, é prudente evitar e conversar com o obstetra caso você queira consumir chá de hibisco.
Em todo caso, duas xícaras por dia são uma ótima dose para que a maioria das pessoas, inclusive quem toma chá de hibisco para emagrecer, não corra o risco de exagerar.
E quem quiser conhecer mais opções de chás para variar de vez em quando, pode encontrar outras recomendações aqui em Receitas Nestlé, inclusive outras receitas de chá seca barriga.