A erva de tereré é um dos símbolos que demarcam a cultura regional brasileira – afinal, não dá para pensar no Rio Grande do Sul sem lembrar do chimarrão.
“Mas chimarrão e tereré não são bebidas diferentes?”. Em suma, sim. Mas há um vínculo que as une como variantes deliciosas de um mesmo produto: a erva mate. Enquanto no tereré o mate, triturado grosseiramente, é servido com água gelada, no chimarrão é feita uma infusão da erva moída com água quente.
Seja qual for a sua escolha, chimarrão ou tereré, a erva que dá origem a essas bebidas carrega consigo propriedades que fazem muito bem para a saúde!
Quer conhecer um pouco mais sobre a origem da erva de tereré e quais são os benefícios e malefícios que ela oferece para a saúde? Então fique conosco até o final deste artigo, pois vem informação de qualidade por aí!
Erva de tereré: a origem
Apesar de ser muito popular no Brasil, originalmente, o consumo da erva mate se deve aos nossos vizinhos paraguaios – tanto que a bebida é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO por conta deles. A história conta que o hábito de consumir a erva de tereré gelada surgiu durante a Guerra del Chaco, quando as tropas paraguaias, para não chamar a atenção dos oponentes, deixaram de acender fogueiras para esquentar a água e preparar a bebida.
A erva de tereré chegou ao Brasil e se popularizou no Sul do país por conta dos padres jesuítas que haviam acabado de chegar do Paraguai, nação na qual adquiriram o hábito de consumir a bebida. Assim como ocorre na cultura de nossos vizinhos, o mate não é apenas uma infusão, mas um símbolo de companheirismo e preservação da cultura local – poderíamos dizer até que é uma desculpa boa para dispor de tempo de qualidade ao lado da família e dos amigos.
Erva de tereré: benefícios
Além de fazer a felicidade de todos na roda de amigos, a erva de tereré também pode ser uma grande aliada na manutenção da saúde física. Conheça abaixo os benefícios que seu consumo oferece para o organismo!
É amiga do sistema digestivo
Depois de se deliciar com aquele almoço completo em família, é comum sentir um desconforto provocado pela dificuldade na digestão. Nesses casos, tomar um pouco de chá de erva de tereré pode ser uma boa alternativa para combater os sintomas e facilitar a digestão, pois possui propriedades que auxiliam na absorção dos alimentos e na formação do bolo fecal.
Ajuda a evitar o envelhecimento precoce
Por ser rica em uma série de antioxidantes, a erva de tereré é uma ótima aliada no combate ao envelhecimento precoce. Isso acontece porque as propriedades presentes na planta ajudam a inibir a ação dos radicais livres, um dos maiores causadores do envelhecimento, evitando o enfraquecimento precoce das células e, consequentemente, a perda de elasticidade da pele.
Proporciona mais energia e disposição
A erva de tereré é um estimulante natural. Por conta da cafeína presente em sua composição, a bebida é capaz de atuar como um psicoativo, ou seja, age sobre o sistema nervoso central, modificando algumas funções cerebrais que alteram o comportamento e a percepção. Assim, o consumo da bebida é capaz de aguçar a atenção, aumentar a disposição e até melhorar o humor.
Acelera o metabolismo
Além de te dar mais disposição para cumprir as atividades do dia a dia, a bebida ainda promove uma aceleração no metabolismo por seu efeito termogênico. Essa propriedade foi atestada por meio de uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento que constatou que, após o consumo do chá mate, houve um aumento significativo do gasto energético em homens saudáveis.
Beneficia a saúde dos rins
A erva de tereré conta com um grande benefício para a saúde dos rins e dos demais órgãos em geral. Isso porque a bebida aumenta a hidratação e possui efeito diurético, propiciando a eliminação de toxinas do organismo e até pedra nos rins, pois o aumento na produção de urina faz com que o excesso de sódio, um dos principais causadores dos cálculos, seja eliminado.
Erva de tereré: cuidados
Assim como tudo na vida, é preciso ter cuidado para não exagerar, pois o tereré faz muito bem para a saúde desde que consumido em quantidades moderadas. Confira abaixo quais são os riscos que o excesso da bebida pode provocar e quais cuidados tomar durante o consumo!
O excesso de tereré pode causar:
- Redução do sódio no organismo: se, por um lado, o efeito diurético traz benefícios, o excesso de diurese pode levar à redução do sódio no organismo, fazendo com que surjam tontura, dor de cabeça, vômito e até convulsões;
- Insônia: por conta da cafeína, a erva de tereré provoca agitação. Para quem tem problemas para dormir, o consumo noturno da bebida pode não ser uma boa opção, visto que os efeitos da bebida podem dificultar o relaxamento e o sono profundo.
Para quem o consumo frequente tereré não é recomendado?
- Pessoas com hipertensão: a erva mate pode levar ao aumento da pressão arterial, o que faz com que seu consumo frequente não seja recomendado para pessoas com pressão alta;
- Portadores de gastrite ou úlceras: a presença da cafeína pode irritar a mucosa do estômago, levando ao refluxo e à sensação de queimação.
Cuidados a serem tomados
- Não consumir a bebida à noite: como vimos, o consumo noturno da bebida pode levar à insônia e dificuldade para chegar ao sono profundo. Por isso, o ideal é evitar o consumo noturno de tereré;
- Não compartilhar a bomba: apesar de ser parte da cultura que cerca o consumo do tereré, compartilhar a bomba com outras pessoas aumenta o risco de transmitir uma série de doenças virais, como herpes, HPV e coronavírus.
Tomando esses cuidados e fazendo consumindo o tereré moderadamente, você poderá obter vários dos benefícios que a erva mate é capaz de oferecer. E se você quiser conhecer mais algumas dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Receitas Nestlé!