Cada vez mais, vemos dietas que procuram eliminar os carboidratos para emagrecer. No entanto, você sabia que os carboidratos são importantes para se ter um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada? Nesse artigo iremos entender melhor o papel dos carboidratos na nossa alimentação e quais são os sintomas da falta de carboidratos.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são macronutrientes encontrados em alguns alimentos ricos em açúcares, amidos e fibras. Quando ingeridos, o corpo quebra as moléculas do carboidrato e o transforma em açúcar no sangue, que é usado como fonte de energia pelo organismo.
Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Os carboidratos simples costumam causar picos de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabetes, colesterol alto e doenças do coração. Alguns exemplos de alimentos fontes de carboidratos simples são: açúcar refinado, refrigerante, chocolate, sorvetes e farinha refinada.
Já os carboidratos complexos distribuem a energia de forma mais uniforme durante o dia; também contêm fibras, vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do corpo como um todo. Alguns alimentos que podem fornecer carboidratos complexos são: cereais integrais, pão integral, batata doce, inhame, aveia e sementes diversas.
Muitas dietas acabam restringindo ou até eliminando o consumo de carboidratos; e, após alguns dias sem carboidratos, o corpo utiliza a proteína dos músculos para fabricar glicose e conseguir energia. Esse tipo de dieta pode até resultar em perda de peso a curto prazo, mas como consequência a longo prazo, o tecido muscular acaba se enfraquecendo e outros sintomas da falta de carboidrato se manifestam.
Falta de carboidrato: sintomas
Uma dieta que restringe os carboidratos geralmente não consegue suprir todas as necessidades nutricionais de um adulto comum. Com isso, a perda de peso pode ser acompanhada de alguns sintomas da falta de carboidratos. Dentre eles podemos citar:
- Enjoo e tontura;
- Fraqueza muscular;
- Fadiga;
- Desidratação;
- Mau hálito;
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Constipação;
- Dificuldade para se concentrar.
A longo prazo, outros sintomas, como o ganho de peso ao consumir carboidratos – o conhecido efeito ioiô, ou o ganho e perda de peso rápida –, aumento do colesterol (já que as dietas de exclusão de carboidratos costumam ser ricas em gorduras) e problemas nos rins podem surgir. Afinal, você acaba restringindo um nutriente importante para o bom funcionamento do corpo.
Assim, pensando que a falta de carboidratos pode causar diversos sintomas desagradáveis e problemas a longo prazo, uma solução é tentar encontrar dietas que te permitam emagrecer de maneira saudável e consciente. Para isso, é fundamental que você procure um nutricionista, profissional que vai saber indicar a alimentação ideal para você.
Qual a importância de comer carboidratos?
Como mencionamos, os carboidratos são extremamente importantes para o nosso corpo, já que são nossa principal fonte de energia. Crucial para exercermos nossas tarefas diárias e exercícios físicos. Além disso, os carboidratos também são essenciais para:
- Saúde cerebral: o cérebro utiliza a glicose como principal combustível. Por isso, consumir carboidratos em quantidades adequadas ajuda a manter a concentração, memória e funcionamento cognitivo.
- Desempenho físico: para pessoas que praticam atividades físicas intensas, os carboidratos são utilizados para sustentar os níveis de energia e melhorar o desempenho.
- Regulação do açúcar no sangue: os carboidratos também auxiliam a regular o açúcar no sangue quando consumidos de fontes saudáveis, como grãos integrais, vegetais e frutas.
- Auxílio na digestão: muitos alimentos com carboidratos também possuem fibras, que são essenciais para a saúde digestiva, ajudam a controlar o colesterol e promovem sensação de saciedade.
- Preservação de músculos: quando consumimos carboidratos suficientes, nosso corpo tende a usar menos proteína muscular como fonte de energia, o que ajuda a preservar a massa muscular.
- Fortalecimento da imunidade: os carboidratos também são importante fonte de vitaminas e minerais como vitaminas do Complexo B, zinco e vitamina C.
Carboidratos saudáveis e prejudiciais
Os carboidratos saudáveis são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que são digeridos mais lentamente e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. São encontrados em alimentos menos processados, como:
Grãos integrais: arroz integral, aveia, quinoa, trigo integral, cevada, centeio.
Legumes e vegetais: batata-doce, cenoura, abóbora, brócolis e espinafre.
Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.
Frutas: maçã, laranja, morango, uva, abacaxi.
Tubérculos: batatas, especialmente quando cozidas com a casca para aumentar o teor de fibras.
Enquanto isso, os carboidratos prejudiciais costumam passar por muitos processos industriais, possuem menor valor nutricional, excesso de açúcar e causam picos de glicose no sangue. Como:
Produtos refinados: pão branco, arroz branco, massas feitas com farinha refinada.
Doces: balas, bolos, biscoitos e sobremesas com açúcar refinado.
Refrigerantes e bebidas adoçadas: refrigerantes, sucos de caixinha e bebidas com alto teor de açúcar.
Cereais matinais industrializados: grande parte dos cereais comerciais possuem grandes quantidades de açúcar refinado e poucos nutrientes.
Snacks industrializados: batatas fritas, salgadinhos e outros produtos ultraprocessados.
Mas e agora? Como emagrecer com saúde?
Já que os sintomas da falta de carboidratos indicam que seu corpo pode não estar funcionando de forma ideal, como escolher uma dieta saudável?
“Uma dieta saudável normalmente envolve a inclusão de uma variedade de alimentos (frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios), equilíbrio entre os macronutrientes, porções adequadas e manter o corpo sempre hidratado para ajudar a regular as funções corporais.”
Com isso em mente, nós do Receitas Nestlé preparamos alguns outros artigos para ajudar nesse processo – como o Dieta para secar qual a melhor, Prato saudável: 40 dicas para sentir o prazer de comer bem, Alimentação equilibrada: capriche no planejamento–, além de diversos outros artigos com receitas saudáveis para emagrecer que você pode encontrar em nosso site.
E lembre-se: todos os nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e dietas restritivas podem acabar afetando sua saúde. Por isso, consulte sempre seu nutricionista antes de adotar qualquer dieta – afinal, ele é a pessoa ideal para te orientar e ajudar a entender melhor as necessidades do seu corpo no momento.
Fontes:
https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-what-happens-when-you-stop-eating-carbs
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14672862/
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2018/dieta-sem-carboidrato-pode-causar-danos-a-saude
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252017000400007