Ter um ganho de peso adequado durante a gestação diminui o risco de algumas doenças, como diabetes e pressão alta. Mas o excesso de peso propicia complicações para a mãe na hora do parto e para o recém-nascido, além de contribuir para a retenção de peso pós-parto.
Peso Ideal na Gestação
Então afinal: existe um peso ideal para as gestantes? A resposta é não. Como vamos ver a seguir, isso varia de gestação para gestação e depende do peso da mulher ao engravidar e também do tempo de gravidez. Mas para todas elas, o controle do peso é fundamental para a sua saúde.
Segundo pesquisas realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a taxa de malformações fetais é maior em mulheres obesas do que naquelas com peso adequado. Mas as gestantes com baixo peso também merecem atenção e devem receber aconselhamento nutricional e suplementação alimentar, conforme orientação do médico ou nutricionista.

Acompanhamento do Ganho de Peso nas Consultas Pré-natais
O controle do peso é feito nas consultas pré-natais. Durante esse acompanhamento, é possível identificar as gestantes com ganho de peso menor ou excessivo para sua idade gestacional e orientá-las sobre as condutas adequadas em cada caso.
Faixas de Ganho de Peso por Situação Nutricional
Conforme orientações do Institute of Medicine (IOM-2009), existe uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre. Esse valor é determinado de acordo com a situação nutricional inicial da gestante.
As que têm baixo peso devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e terceiro trimestres. As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres. Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre. As gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestres, as gestantes com sobrepeso e obesas devem ganhar até 0,3 kg por semana e 0,2 kg por semana, respectivamente.
Portanto, é necessário o acompanhamento de ganho de peso sim! Existe uma frase que é muito escutada pelas gestantes: “Você está grávida, precisa comer por dois”. Pois é, existe por aí essa crença, mas ela não tem fundamento; afinal, a mulher grávida média precisa de cerca de apenas 300 calorias saudáveis a mais por dia do que antes de engravidar.
Dicas para uma Alimentação Equilibrada
De acordo com a cartilha Conversando com a Gestante, do Ministério da Saúde, para evitar o ganho excessivo de peso na gravidez, a mulher precisa fazer pequenas refeições, várias vezes ao dia, que sejam baseadas em uma dieta equilibrada, com alimentos variados como: milho, aveia, arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, leite, iogurte, queijos e carnes.
Nessa fase, é importante também consumir alimentos ricos em fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre, além de aumentar a ingestão de água. Vale suco de frutas, água de coco ou normal. Consumir carnes e vísceras, como frango, peixe, carne de boi, fígado, ajuda a prevenir a anemia.
O Ministério da Saúde lembra: os cuidados com a alimentação são importantes durante e depois da gravidez. Em ambas as fases, a mulher e o bebê precisam estar bem alimentados. Portanto, nesse período, recomenda-se evitar dietas restritivas. O ideal é que a gestante se alimente de forma equilibrada, consumindo alimentos in natura e evitando o consumo de ultraprocessados – aqui cabe uma outra famosa frase no mundo da nutrição: “Descasque mais e desembale menos!” No caso de quem já teve o bebê, a amamentação é a principal aliada da redução de peso.
Importância da Atividade Física na Gestação
A atividade física é outra dica bem importante contra o ganho excessivo de peso na gestação. A mulher que se mantém fisicamente ativa melhora o condicionamento físico e ainda ameniza alguns sintomas típicos da gestação, como o inchaço. Além disso, ajudam a fortalecer os músculos e melhorar a circulação sanguínea.
A Caderneta da Gestante, também do Ministério da Saúde, lembra que as atividades físicas garantem uma sensação de bem-estar nas futuras mamães. Por isso, é importante optar por atividades que sejam leves e prazerosas ao mesmo tempo. Se não houver contraindicações médicas, a atividade física pode e deve ser mantida do início ao fim da gestação.
Quantos quilos é normal engordar na gravidez por mês?
O Instituto de Medicina dos EUA (IOM) emite diretrizes que são seguidas por médicos de todo o mundo. Suas recomendações sobre IMC e ganho de peso na gravidez são as seguintes:
Para mulheres com baixo peso antes da gravidez (IMC menor que 18,5): entre 12,5 e 18 quilos de ganho de peso durante a gestação.
Para mulheres com peso normal antes da gravidez (IMC entre 18,5 e 24,9): entre 11,5 e 16 quilos de ganho de peso durante a gestação.
Para mulheres com excesso de peso antes da gravidez (IMC entre 25 e 29,9): entre 7 e 11,5 quilos de ganho de peso durante a gravidez.
Para mulheres obesas antes da gravidez (IMC maior que 30): entre 5 e 9 quilos de ganho de peso durante a gestação.
O peso de uma mulher grávida por si só não é um bom indicador de quão bem seu bebê está indo – e nem mesmo de quão rápido seu bebê está crescendo. Isso depende de muitos fatores. Não é possível dizer ao certo quanto o bebê vai pesar no final da gravidez. Ultrassonografias e outros exames só podem dar uma ideia aproximada de como o bebê está se desenvolvendo e quanto ele ou ela pode pesar ao nascer.
Por fim, para uma gravidez saudável enfatizo a importância de um nutricionista especializado durante toda a gestação.
Referências: