Imagine a cena: você trabalha o dia todo, pega um trânsito daqueles na volta e, ao chegar em casa, ainda tem que preparar o jantar. É complicado, não é? Mas essa é a realidade de muitas pessoas. E o que a gente faz nestes momentos? Apela para a praticidade! É um pãozinho aqui, um pedido de delivery ali... o que estiver mais fácil. É aí que mora o perigo! Como ter um jantar saudável nessas circunstâncias?
Não se preocupe, a gente vai te ajudar a ter um jantar saudável para emagrecer mais simples de preparar!
Como ter um jantar saudável de verdade
Com a correria do dia a dia, é cada vez mais difícil conciliar uma vida saudável com os afazeres domésticos e do trabalho. Mas saiba que é possível, sim, ter um jantar leve e saudável que traga o que seu corpo precisa, sem abdicar do sabor. Veja como garantir diariamente o seu jantar saudável para emagrecer.
Faça um planejamento
Uma das coisas que podem ajudar é fazer um planejamento. Principalmente quando a gente fala do jantar, já que ninguém quer, depois de um dia cheio, gastar muito tempo na cozinha, certo?
Por isso, você pode planejar o cardápio da semana e, até mesmo, deixar alguns ingredientes "no jeito"! Dá para, por exemplo, cortar e congelar os legumes no final de semana, e, claro, garantir a compra de tudo que vai precisar para as jantas. Dessa forma, vai ser muito mais fácil ter um cardápio de jantar saudável para emagrecer para o mês todo.
O melhor horário para comer
Outro ponto importante sobre um jantar saudável é a hora em que devemos comer. Especialistas apontam que comer tardiamente da noite, quando seu cérebro começou a se preparar para dormir, está relacionado ao aumento da gordura no corpo. Por isso, o mais recomendado é que seu jantar saudável para emagrecer ocorra horas antes de dormir.
E qual a quantidade certa?
E a quantidade? Podemos comer muito? Como ficar saciado e não cair na tentação de assaltar a geladeira durante a noite? Especialistas apontam que uma média de 300 a 700 calorias já é o suficiente para o jantar de um adulto saudável. Claro que isso varia de pessoa para pessoa e o ideal, como já dissemos, é que você procure um nutricionista.
Agora que você já sabe a média da quantidade ideal de calorias para o jantar, deve estar se perguntando quais são os alimentos mais recomendados para essa refeição. Bem, nutricionistas apontam que num “jantar ideal” haveria harmonia entre proteínas, vegetais, grãos e gorduras saudáveis no mesmo prato. Omeletes, saladas, peixe ou frango grelhado são, por exemplo, boas opções. O equilíbrio é o principal segredo de um jantar saudável para emagrecer.
O que devemos evitar comer durante a noite?
Além de saber o que fazer para ter um jantar saudável, você também precisa saber o que evitar. Nossa alimentação é responsável por ditar “as regras do jogo” – ou, como se diz popularmente, nós somos o que comemos. Então, nem tudo é recomendado para qualquer horário. Veja alguns alimentos que você deve evitar na hora do seu jantar saudável para emagrecer.
Carne vermelha: devido ao seu lento processo de digestão, não é recomendado ingerir carne vermelha à noite, para evitar a sensação de “estômago pesado” antes de dormir.
Alimentos e bebidas que contêm cafeína: se você deseja uma boa noite de sono, é bom ficar longe da cafeína nas refeições durante a noite – então, nada de café ou chá preto, por exemplo.
Alimentos ricos em carboidratos: aqui vão alguns exemplos: pizza, refrigerante, batata frita... esses alimentos, além do alto teor de carboidratos, têm pouco teor de fibras– por isso, há grandes chances de você acordar ainda com fome no outro dia, já que alimentos com poucas fibras tendem a promover menos saciedade do que alimentos ricos nesse nutriente.
Comidas apimentadas: acho que essa é mais fácil de entender, não é? Ou vai me dizer que você vai querer uma azia daquelas bem na hora de dormir? O mesmo vale para alimentos gordurosos: nada de colocá-los no seu cardápio de jantar saudável antes de dormir.
Bebidas alcoólicas: por mais que você ache que uma taça de vinho ou um copinho de cerveja cai bem antes de dormir, isso não é verdade. É possível que até ajude a pegar no sono mais rápido, mas depois pode trazer problemas, como provocar refluxo ou perturbar seu ciclo do sono, já que seu fígado vai ter que trabalhar para o metabolizar. Portanto, o ideal é não abusar.
Receitas para jantar saudável para emagrecer
Com a lista de alimentos do seu jantar saudável para emagrecer em mãos, chegou a hora das dicas para você arrasar na cozinha, sem enfiar o pé na jaca e sem deixar o sabor de lado. Que tal um jantar completo, com direito a salada e tudo? Conheça esta opção de jantar saudável!
Filé de Frango Empanado sem Glúten
Ingredientes
- 6 filés de frango
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- suco de 1 limão
- raspas da casca de 1 limão
- 300 g de fubá mimoso
Modo de preparo
- Em um recipiente, tempere os filés de frango com sal, pimenta-do-reino, o suco e as raspas de limão.
- Passe os filés pelo fubá e coloque-os em uma assadeira.
- Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, para assar por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado, virando na metade do tempo. Sirva.
Sopa de Creme de Milho com Frango
Ingredientes
- 1 lata de milho-verde em conserva, escorrido
- 6 colheres (sopa) de MOLICO® Proteína
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- ½ xícara (chá) de frango desfiado
- 1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
- Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com o MOLICO Proteína e a água. Reserve.
- Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo baixo, junte a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre. Adicione aos poucos o milho batido reservado, misturando bem.
- Adicione o sal, a pimenta-do-reino, o frango desfiado e o restante do milho.
- Finalize com a salsa picada, sirva.
Além dessas duas receitas, confira uma lista completa de opções de pratos para cada dia da semana. Dos mais simples aos mais sofisticados, você pode inovar todos os dias no seu jantar saudável para emagrecer.
- Torta de Frango com Batata-doce sem Glúten
- Crumble de Legumes com Ninho
- Muffin de Tapioca com Legumes
- Frango com Legumes Orgânicos e Molho de Ninho e Limão
- Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes
- Legumes Gratinados
- Lasanha com Recheio de Legumes
- Sopa Cremosa de Espinafre com Aveia Flocos
- Lanche com Nesfit no Potinho
- Peixe Zás-Trás
- Salada de Couve Fininha
- Strogonoff Vegetariano
- Arroz de Forno Integral com Frango
- Salpicão de Frango Diferente
- Legumes Refogados com Filé de Frango
- Focaccia de Aveia e Manjericão
- Kibe de Carne com Aveia
Gostou das opções? Confira também esse vídeo onde o Receitas Nestlé te ensina a fazer Torta de liquidificador de batata-doce recheada com frango e sem glúten!
Se preferir, acesse a mesma receita aqui:Torta de Frango com Batata-doce sem Glúten!