O leite sem lactose é um produto pensado para as pessoas que sejam intolerantes ou alérgicas ao açúcar do leite (a lactose). É um produto relativamente comum, que podemos encontrar com frequência nas gôndolas dos supermercados – e, hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o leite sem lactose!
Mas antes, vamos falar um pouco sobre a intolerância à lactose.
Intolerância à lactose: o que é?
A lactose é um açúcar natural do leite animal, estando presente também no leite de vaca. Nosso corpo produz uma enzima chamada lactase para quebrar esse açúcar em partes menores, que podem ser digeridas e aproveitadas pelo organismo. O problema é que algumas pessoas não produzem, ou produzem em quantidades insuficientes, essa enzima, obrigando o corpo a descartar a lactose não digerida e causando sintomas desconfortáveis. Chamamos essa condição de intolerância à lactose.
Existem diferentes graus de intolerância – ou seja, cada pessoa com a intolerância pode aceitar (tolerar) uma quantidade diferente de lactose. Mas, em todo caso, o mais recomendado é que os intolerantes evitem produtos com lactose, para não sofrerem tanto com os sintomas.
Os sintomas de intolerância à lactose incluem:
- Dores abdominais;
- Flatulência;
- Diarreia e náuseas.
Esses são os sintomas mais comuns – mas, como cada caso é um caso, as pessoas podem sentir coisas diferentes. Se você tem observado que sente coisas parecidas com isso após comer um pedaço de queijo, tomar um copo de leite tradicional ou consumir qualquer outro produto lácteo, vá ao médico e faça os exames necessários para descobrir se você tem ou não a intolerância à lactose.
Tratamento
Não há um tratamento atual que faça com que o corpo produza mais lactase naturalmente; contudo, há cápsulas de lactase de uso contínuo, que servem para evitar os sintomas causados pela ingestão do açúcar do leite.
Uma outra forma de tratamento também pode incluir evitar alimentos ricos em lactose. Para isso, você pode substituir os produtos lácteos tradicionais por outros – como o leite sem lactose, creme de leite zero lactose, bebida vegetal etc.
Em alguns casos, os sintomas são tão atenuados que o intolerante nem chega ao diagnóstico – e, consequentemente, nem realiza o tratamento. Isso pode fazer com que essa pessoa sofra com certa periodicidade com alguns sintomas, mas não perceba que o consumo de lactose é a causa.
Leite sem lactose
Agora que você já sabe para quem o leite sem lactose foi pensado, vamos falar um pouco mais sobre ele e suas propriedades!
O leite sem lactose nada mais é do que o leite de vaca com a adição de lactase. Ou seja, o leite não passa por nenhum processo diferente do leite tradicional, exceto pela adição da enzima, para que o açúcar já seja quebrado antes de ser embalado.
Nesse processo, a lactose é “quebrada” e se torna outros dois açúcares digeríveis pelos intolerantes: a glicose e a galactose. Exatamente por causa desse processo, o leite sem lactose tem o sabor mais adocicado, uma vez que a glicose começa a ser digerida já na boca.
Outros produtos sem lactose
Apesar do leite sem lactose ser bem mais comum do que outros produtos sem lactose nas prateleiras dos mercados, existem diversas opções sem o açúcar do leite para que você possa desfrutar sem medo!
Alguns dos produtos sem lactose são:
- Aveia sem lactose;
- Leite em pó sem lactose;
- Creme de leite sem lactose;
- Leite condensado sem lactose – alimento condensado vegetal;
- Bebida láctea sem lactose;
- Iogurte sem lactose;
- Entre outros.
No geral, a maioria dos produtos lácteos contam com versões zero lactose para que os intolerantes possam continuar consumindo os derivados do leite.
E aí? Você gostou desse texto sobre leite sem lactose? Se sim, recomendamos que você acompanhe mais textos do Receitas Nestlé para se nutrir de informações!