O pão na chapa com café é a refeição clássica para começar o dia em várias partes do Brasil. Mas você é do time que passa margarina ou manteiga no pão? Sabe a diferença de uma e outra?
Tanto a manteiga quanto a margarina são gorduras. Elas se diferenciam pela origem: a manteiga é uma gordura de origem animal, já a margarina é uma gordura vegetal.
Apesar das gorduras serem geralmente vistas com maus olhos, elas são essenciais para a saúde do nosso organismo. São elas que:
- Dão bastante energia para o nosso corpo em uma quantidade razoável de alimentos;
- Permitem que a gente absorva vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, vitamina D, vitamina E e a vitamina K;
- Fornecem ácidos graxos essenciais para o organismo, algo que o nosso corpo não produz sozinho.
Além disso, no processamento de alimentos, as gorduras são responsáveis por fornecer uma consistência suave a muitos pratos. Sabe aquela sensação cremosa na boca? Sim, foram as gorduras que criaram essa textura! No dia a dia, o uso da margarina ou manteiga no preparo também traz essa cremosidade.
Mas se as gorduras oferecem tantos benefícios, por que são vistas como algo ruim? E por que a margarina ou manteiga são consideradas vilãs, ou heroínas da dieta? Neste artigo, a gente te explica.
Entenda o duelo: margarina ou manteiga
Apesar de ser um alimento básico na maioria dos países, o uso da manteiga na rotina de alimentação passou a ser repensado nas últimas décadas. Isso aconteceu quando pesquisadores descobriram que a ingestão de altos níveis de gordura saturada estava associada ao aumento do risco de doenças cardíacas.
A manteiga é rica em gorduras saturadas, o que fez com que profissionais da saúde sugerissem sua substituição por outro tipo de gordura para evitar que as pessoas desenvolvessem problemas no coração ao longo da vida.
Na época, a margarina parecia uma boa substituta, uma vez que oferecia menos quantidade de gorduras saturadas que a manteiga. Foi neste momento que o debate margarina ou manteiga começou.
O que foi descoberto depois é que a gordura trans presente na margarina podia representar ainda mais riscos que a gordura saturada. Essa substância aumenta os níveis de LDL(colesterol ruim) e diminui os níveis de HDL(colesterol bom), em um prejuízo duplo para o coração.
Por isso, hoje o debate sobre ser mais saudável usar margarina ou manteiga não é mais tão válido: não há uma resposta correta, como você vai ver abaixo.
Saiba mais sobre a margarina
A margarina é uma gordura derivada de óleos vegetais. Ela é um alimento processado, ou seja, passa por alguns procedimentos da indústria de alimentos, por exemplo, a hidrogenação.
Como os óleos vegetais são líquidos à temperatura ambiente, a hidrogenação é utilizada para torná-los sólidos como a manteiga. Esse processamento altera a estrutura química do óleo e essa etapa tem como produto secundário a gordura trans.
Hoje, a indústria tenta novos processos para produção da margarina, como a interesterificação, que não forma gordura trans. Há também margarinas que contêm gorduras poliinsaturadas, que podem reduzir o colesterol LDL.
Ainda assim, a margarina pode conter vários aditivos alimentares, como emulsificantes e corantes.
Benefícios ao ingerir margarina
Os benefícios da margarina para a saúde dependem do tipo de óleo vegetal que ela contém e de como é processada. Mas os mais comuns, que costumam estar presente na maioria delas, estão listados abaixo:
- A maioria é rica em gordura poliinsaturada, geralmente considerada mais saudável que a saturada;
- Algumas margarinas são enriquecidas com fitoesteróis ou estanóis, substâncias que também são abundantes nos óleos vegetais. Eles reduzem os níveis de colesterol LDL.
Margarina faz mal para saúde?
Embora a margarina possa conter alguns nutrientes benéficos para o coração, seu consumo também não deve ser incentivado sem limites. Alguns riscos que ela apresenta estão listados abaixo:
- A margarina geralmente contém gordura trans, que está associada a um risco maior de doenças cardíacas e outros problemas crônicos de saúde;
- Os fitoesteróis que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim também diminuem o colesterol bom;
- Pode ser rica em ômega-6, uma gordura poliinsaturada bastante comum. Ao contrário do famoso ômega-3, que tem ação anti inflamatória, o ômega-6 pode causar inflamação crônica.
Saiba mais sobre a manteiga
A manteiga é uma gordura de origem animal, que consiste basicamente em um creme feito com a gordura concentrada extraída do leite. Dessa forma, os nutrientes contidos nela dependem do tipo de alimentação que o animal possui.
Os exemplos mais comuns são da manteiga feita a partir do leite de vaca. Esses animais geralmente se alimentam de grama, o que agrega alguns nutrientes à manteiga.
Por exemplo, a manteiga de vacas alimentadas com capim pode fornecer alguma vitamina K2, que tem sido associada à melhoria da saúde óssea. Já aquelas vacas alimentadas de grãos são fonte de manteigas diferentes, com menos nutrientes.
Benefícios ao ingerir manteiga
A manteiga de vacas alimentadas com capim contém:
- Vitamina K2, que ajuda a prevenir muitas doenças graves, incluindo câncer, osteoporose e doenças cardíacas;
- Ácido Linoleico Conjugado (CLA), um tipo de ácido graxo que pode ter propriedades anticancerígenas e ajudar a diminuir o percentual de gordura corporal;
- Butirato, um tipo ácido graxo que também é produzido por bactérias no intestino e pode combater a inflamação, melhorar a saúde digestiva e ajudar a prevenir o ganho de peso;
- Ômega-3, que auxilia no equilíbrio de ômega-6 no organismo e oferece diversos benefícios, como controle da ansiedade e depressão e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
No entanto, a manteiga é geralmente consumida em pequenas quantidades. Dessa forma, o total ingerido desses nutrientes é baixo.
Manteiga faz mal para saúde?
A manteiga é composta por cerca de 50% de gordura saturada, enquanto o restante é principalmente água e gordura insaturada.
Pesquisadores sabem que o consumo de gordura saturada está relacionado ao aumento do risco de doenças cardíacas, no entanto, é preciso descobrir se qualquer tipo de consumo desencadeia esse efeito colateral ou apenas aqueles consumos excessivos.
Margarina ou manteiga?
Como já dissemos, no duelo margarina ou manteiga é difícil definir um vencedor. Do ponto de vista das doenças cardíacas, a manteiga continua na lista de alimentos a serem consumidos com moderação, principalmente porque é rica em gordura saturada.
No entanto, as margarinas mais antigas possuem alto teor de gordura trans, o que é igualmente ruim. Algumas das margarinas mais recentes podem ter formulações melhores, mas ainda assim, devem sempre ser consumidas com moderação.
Hoje, portanto, o duelo margarina ou manteiga não deve ser levado tão literalmente. Na hora de comprar, compare as tabelas nutricionais. Seu objetivo é limitar a ingestão de gorduras saturadas e evitar totalmente as gorduras trans - e ao consumir, evite o exagero.
Se você preferir margarina a manteiga, tente selecionar variedades sem gordura trans. Se estiver escrito “hidrogenado” em qualquer lugar da lista de ingredientes, evite.
Existem opções mais saudáveis que margarina ou manteiga?
A principal alternativa mais saudável à margarina ou manteiga é o azeite de oliva, que contém gorduras mono e poliinsaturadas benéficas.
Em uma alimentação saudável, o equilíbrio e a consciência são essenciais. Por isso, seja consumindo margarina ou manteiga, o importante são as porções e frequência. Para saber mais sobre quais alimentos incluir na sua dieta do dia a dia, leia mais em Receitas Nestlé!