O mirtilo – muitas vezes chamado pelo nome em inglês, blueberry – é uma fruta muito conhecida por ser típica nos Estados Unidos e em países europeus: diversos são os filmes e séries desses países que mostram o quanto os mirtilos são consumidos por lá. Essa baga gostosa e refrescante chama cada vez mais atenção e são muitos os que querem experimentá-las aqui no Brasil.
Mas você sabia que, além de gostoso, há diversos benefícios do mirtilo para a saúde? Conheça-os abaixo e veja algumas formas de incorporar o mirtilo à sua alimentação!
Mirtilo: benefícios diversos
O mirtilo oferece benefícios para diversas partes do corpo. Confira como o mirtilo pode impactar sua saúde positivamente:
Diminui a pressão arterial
O mirtilo é uma fruta que contém potássio, cálcio e magnésio, que participam no controle da pressão arterial. Estudos apontam que uma alimentação pobre nesses minerais está associada ao aumento da pressão.
Protege contra doenças cardíacas
O mirtilo possui diversos componentes que ajudam na saúde do coração, como: potássio, vitamina C e vitamina B6. Além disso, o mirtilo também é rico em fibras – que diminuem o colesterol no sangue, protegendo o coração de doenças.
Previne câncer
Os mirtilos são fonte das vitaminas A e C, além de outros nutrientes, que agem como antioxidantes, protegendo as células contra danos que podem levar ao desenvolvimento de cânceres. Além disso, os mirtilos contêm folato, que trabalha na síntese e reparação do DNA, o que pode ajudar na prevenção de formação de células cancerígenas.
Vale lembrar que, apesar de ajudarem na prevenção dessas doenças sérias, alimentos como o mirtilo não fazem milagre. Continue consultando seu médico e seguindo suas indicações!
Ajuda na saúde mental
Estudos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos apontam que comer mirtilos ajudou a diminuir o declínio cognitivo em mulheres idosas. Além disso, outro estudo do mesmo instituto mostra que os mirtilos ajudam a melhorar a memória de curto-prazo.
Fonte de nutrientes
Os mirtilos são uma grande fonte de vitamina C, vitamina K e magnésio. Um copo de mirtilo garante 24% da cota diária de vitamina C necessária. Mais ainda, sua composição é 85% de água e um copo só contém 84 calorias, com 15 gramas de carboidratos.
Regula o colesterol
Por contar com diversos antioxidantes, os mirtilos ajudam a conter a oxidação do colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim. Um estudo mostra que comer 75 gramas de mirtilo em uma refeição diminui em muito os níveis de oxidação do colesterol LDL.
Ajuda na digestão
Por serem ricos em fibras, os mirtilos ajudam a prevenir a constipação e a manter a boa saúde do trato digestivo. As fibras do mirtilo também ajudam no controle de peso porque trazem sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.
Com todos esses benefícios do mirtilo, você pode estar se perguntando como incluir essas frutinhas na sua alimentação. Na realidade é bem simples! O mirtilo pode ser comido sem acompanhamento, como sobremesa após uma refeição, por exemplo.
Mas caso você não queira comê-lo sozinho há diversas maneiras de mistura-lo com outros alimentos: você pode colocá-lo em iogurtes, fazer batidas de mirtilo com alguma outra fruta, assar pães recheados com mirtilo, mistura-lo com água e fazer calda de mirtilo. As opções são inúmeras! O mais importante é usar essa fruta para melhorar ainda mais sua alimentação. E, para aproveitar os benefícios do mirtilo, separamos umas receitas deliciosas com ele. Confira:
-Muffin de blueberry sem lactose
O mirtilo e seus benefícios ainda são, muitas vezes, desconhecidos de muitas pessoas – mas incorporar essa fruta ao seu dia-a-dia não só vai deixá-lo mais gostoso, mas também mais saudável!
E se você quiser conhecer outras dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Receitas Nestlé!