Já preparou a lista das compras desse mês? Se você ainda não fez isso, saiba que existem algumas formas de garantir produtos da melhor qualidade, que vão fazer com que as suas receitas fiquem ainda mais gostosas. Para uma alimentação saudável e balanceada, se jogar nos legumes e verduras é sempre uma boa pedida, certo? Mas, se você já parou para pensar e organizar o que vai comer durante o mês, com certeza percebeu que algumas frutas ficam mais fáceis de encontrar em determinadas épocas, assim como os vegetais e legumes também. Sem contar a variação de preço desses produtos em feiras ou mercados. Novembro é o mês que dá início ao verão e por conta do clima, a variedade de alimentos que podem ser encontrados fica ainda maior. De Abacate à Palmito Pupunha, o segredo é respeitar a sazonalidade dos produtos in-natura que garantem uma melhor qualidade e preços excelentes. A principal dica é aproveitar que é a época desses alimentos na hora de montar um cardápio balanceado.
Mas afinal, o que é “a época” de algum alimento? E por que devo consumi-los?
Dizer que é época de algum alimento in-natura nada mais é do que o momento em que há mais disponibilidade de um produto no mercado. Esse período também pode ser conhecido como período de SAFRA. Existem alguns fatores que fazem do consumo dos alimentos de safra mais apropriado para as pessoas. Esses fatores vão muito além do preço. Podemos considerar de extrema importância o menor uso de agrotóxicos, por exemplo, já que não há necessidade de usá-los com tanta frequência quanto para cultivar alimentos em outros períodos. Além disso, no auge da produção, o sabor dos alimentos fica mais intensificado, ou seja: eles ficam mais baratos, mais saborosos e com menos agrotóxicos.
Como você pode diferenciar alimentos da safra?
A cor e o aroma são fatores essenciais para diferenciar os produtos da estação daqueles que foram plantados ou colhidos fora de época. Um jeito de reconhecer as principais frutas, verduras e legumes é por apresentarem cores fortes e uniformes e cheiros únicos.
E, para te ajudar ainda mais, vamos trazer aqui no blog todos os meses, os legumes, as verduras e frutas típicas de cada período. Afinal, tudo o que é colhido nesse momento de safra estará mais fresco, mais barato e deixará as receitas do dia a dia mais saborosas. Você economiza, se alimenta melhor e ainda pode preparar um cardápio com antecedência.
Curtiu? Então prepara o papel e a caneta e anota aí os principais alimentos do mês de novembro:
FRUTAS E CASTANHAS
- Abacate
- Abacaxi
- Acerola
- Amêndoa
- Banana
- Castanha do Pará
- Castanha Estr. Portuguesa
- Coco Verde
- Grapefruit
- Jaca
- Maçã
- Mamão
- Manga
- Melão Amarelo
- Nectarina
- Nozes
- Tâmara Seca Estrang
- Tangerina
- Uva Thompson
LEGUMES
- Abobrinha
- Berinjela
- Beterraba
- Feijão Corado
- Maxixe
- Pepino
- Pimenta Verde Americana
- Vagem Macarrão
VERDURAS
- Beterraba com Folhas
- Cenoura com Folhas
- Cogumelo
- Couve Bruxelas
- Folha de Uva
- Mostarda
- Palmito Pupunha
Nossa sugestão é variar bastante, e principalmente fugir do óbvio. Que tal um Bolo Divertido de Beterraba e Neston para aproveitar os vegetais de um jeito que todo mundo adora? Ou esses charmosos Cogumelos Recheados que arrancam elogios até dos paladares mais difíceis? E, quem resiste a um delicioso Pavê de Abacaxi e Coco? Ou as nada óbvias Castanhas Crocantes com Leite em Pó MOLICO e Passas.... As possibilidades são muitas, mas para te ajudar a se inspirar no que cozinhar com essa lista de alimentos, você pode dar uma olhadinha nesse e em outras receitas nessa foodlist de Receitas de Novembro.
Fontes:
http://ftp.medicina.ufmg.br/omenu/safra_26_09_2014.pdf