Um dos mais conhecidos entre os óleos vegetais e utilizado em todos os tipos de receitas, o óleo de girassol tem diversas funções, podendo ser utilizado não apenas na cozinha, como em sua rotina de skincare ou ainda no processo de cicatrização de feridas. Um óleo rico em diversas proteínas e nutrientes, o óleo de girassol pode ser super benéfico. Ainda tá na dúvida? Vem com a gente e conheça os diversos benefícios do óleo de girassol!
Óleo de girassol faz bem pra pele!
Um dos principais benefícios do óleo de girassol está justamente em sua função antioxidante. Rico em vitamina E – uma vitamina que ajuda na regeneração das células e na boa saúde da pele –, o óleo de girassol protege a pele do envelhecimento precoce, dos danos causados pelo sol e ajuda a pele a ficar hidratada e brilhante. Além disso, o óleo de girassol não irá obstruir os poros ou irritar a pele – sendo ideal para qualquer tipo, da seca a oleosa.
Assim, adicionar um pouquinho de óleo de girassol na sua rotina de skincare pode deixar sua pele com um aspecto mais bonito, jovem e saudável, e ainda prevenir contra algumas inflamações!
Óleo de girassol previne o colesterol alto!
Um benefício do óleo de girassol não muito conhecido é que ele pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue. De acordo com pesquisas feitas sobre o óleo de girassol – como uma pesquisa feita pelo American Journal of Clinical Nutrition, em 1997 –, o óleo de girassol possui uma substância chamada de phytosterol, que pode ajudar a conter a absorção do colesterol “ruim” LDL pelo nosso organismo e estimular os níveis de HDL, o colesterol “bom”, em nosso corpo. Um benefício incrível, não é mesmo?
Óleo de girassol ajuda na cicatrização!
A combinação entre vitamina E e ácido oleico presente no óleo de girassol é perfeita quando falamos de cicatrização de feridas. Além de ajudar que esse processo ocorra de forma mais eficiente, o óleo de girassol faz com que as feridas cicatrizem mais rapidamente: basta utilizá-lo como qualquer outro antisséptico, molhando o produto com um algodão e colocando sobre o machucado. Mas, lembre-se: feridas profundas e infeccionadas podem precisar mais do que o óleo de girassol, sendo necessário consultar o seu médico especialista para um diagnóstico e tratamento adequado!
Óleo de girassol faz bem para a imunidade!
Adicionar o óleo de girassol à sua dieta pode ser uma maneira benéfica de melhorar a imunidade. É claro que a imunidade depende de uma série de outros fatores, como a alimentação e o estilo de vida, mas qualquer pequeno passo é importante para manter a saúde em alte, não é mesmo?
Por isso, o óleo de girassol pode melhorar o sistema imune e aumentar a capacidade do corpo de resistir a infecções, já que é rico em gordura poli-insaturada que faz com que as membranas sejam menos contaminadas com vírus e bactérias que podem causar doenças, por exemplo.
Assim, com todas essas dicas, incorporar o óleo de girassol na dieta pode ser mais fácil do que parece – basta estar atento às suas vontades e necessidades e tentar experimentar receitas mais saudáveis, como uma Panqueca ao Molho de Sálvia, esses deliciosos Cookies Integrais de Aveia e Abóbora, ou ainda essa Torta de Cogumelos! Para essas e outras dicas basta ficar de olho nos nossos artigos do Receitas Nestlé!