A maior dificuldade da maioria dos pacientes que procuram uma alimentação equilibrada é: O que comer à noite? Para emagrecer, para ganhar peso e ter uma boa qualidade de sono. Posso comer carboidrato? Preciso evitar cafeína? Tem algum alimento que favoreça ou prejudique o sono? Continue lendo e confira as respostas para essas perguntas!
Saber o que comer à noite pode ser uma tarefa difícil!
O período da noite é de maior dificuldade para a maioria das pessoas por alguns motivos. Confira:
1.Cansaço: muitas vezes ao procurar o que comer à noite estamos cansados após um longo dia de trabalho e não queremos preparar algo difícil ou trabalhoso. Como resultado, a maioria das pessoas acaba optando por alimentos que são mais práticos e nada saudáveis, como o delivery.
2.Falta de serotonina: a nossa serotonina (hormônio do bem-estar), vai caindo naturalmente ao longo do dia. Para compensar isso, o corpo pede por mais alimentos que nos deem prazer ao paladar, como doces e carboidratos, fazendo com que muitos exagerem nesse momento.
3.Tempo livre: durante a noite relaxamos, sentamos para assistir uma série ou filme e temos mais tempo livre para comer e para pensar em comida.
4.Dieta durante o dia: muitas pessoas fazem dietas super restritivas ao longo do dia e acabam comendo pouco. O resultado? O corpo cobra essas calorias que não foram consumidas, e acabamos sentindo mais fome e mais vontade dos alimentos citados acima.
Explicado todos os motivos, vamos às principais dúvidas:
O que comer à noite para emagrecer e o que comer à noite para ganhar peso?
Pode não ser a resposta que todos gostariam, mas a realidade é: depende. Nenhum alimento emagrece ou engorda de forma isolada, por isso, não existe comida para emagrecer ou comida para engordar, tudo depende da forma em que você se alimenta durante todo o dia.
O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão),carboidratos(tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).
Existe algum alimento para evitar antes de dormir?
Sim, principalmente alimentos estimulantes ou que contenham muita gordura.
Afinal, alimentos estimulantes reduzem o relaxamento, enquanto alimentos muito gordurosos são mais difíceis de serem digeridos, o que prejudica o sono.
Lembrete:
- Alimentos estimulantes: cafeína em geral como refrigerantes de cola, café, chá mate, chá preto, gengibre, canela e pimenta em excesso.
- Alimentos gordurosos: congelados, industrializados, carnes gordurosas e frituras.
Existe algum alimento que favorece o sono e relaxamento?
Sim, prefira sempre alimentos que estimulem melatonina (hormônio do sono) ou que contenham magnésio. Alguns deles são: mel, aveia, banana, iogurte, leite, queijos (aqui evite os mais amarelos ou gordurosos como o que foi descrito acima), nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes, como: camomila, passiflora (maracujá), erva cidreira e hortelã.
O Receitas Nestlé quer saber: você já se deparou com algum dos problemas acima? Sente que seu sono não é reparador? O assunto sono é muito abordado, já que as pessoas têm dormido cada vez menos. Isso é um dos resultados da nossa vida globalizada, excesso de trabalho, redes sociais e má alimentação.
Caso você sinta que já acorda cansado, que não tem disposição para as atividades do dia a dia, sugerimos que aplique as dicas acima e investigue, procurando acompanhamento médico especializado. É durante o sono que produzimos os hormônios de fome e saciedade e quando nos recuperamos para um novo dia Afinal, saber o que comer à noite é fundamental para ter uma boa noite de sono e, consequentemente, uma boa saúde e melhor qualidade de vida.