Você já ouviu falar que o açúcar demerara é mais saudável que os outros tipos de adoçante? Esse açúcar, obtido a partir da cana de açúcar, conta com grãos mais grossos e em tons amarronzados, e contém alguns importantes minerais e vitaminas que não estão presentes em seus semelhantes.
Seu processo de fabricação também pode ser um dos motivos para acreditarem que ele é mais saudável. Feito a partir da extração do caldo da cana-de-açúcar, ele pode ser capaz de ter menos substâncias nocivas à saúde a longo prazo.
Para entender se o açúcar demerara realmente é mais saudável que os outros tipos de adoçantes, entender boas opções de substituições e como incluí-lo em sua dieta continue a leitura.
Qual a diferença do açúcar demerara para o normal?
Em geral, a principal diferença entre os dois tipos está na clarificação dos açúcares. No açúcar demerara, existe a clarificação com leite de cal e no açúcar cristal branco são utilizados leite de cal e anidrido sulfuroso.
Tirando essas características na produção e alguns benefícios nutricionais, não existem grandes diferenças entre os dois tipos de açúcar para uma dieta equilibrada. Entenda um pouco melhor sobre cada tipo de açúcar.
Açúcar demerara
Esse é um tipo de adoçante vindo do caldo da cana-de-açúcar que não foi refinado. Ou seja, isso faz com que os seus cristais ainda possuam melaço e mel residual, que são importantes para a característica de grãos mais grossos e amarronzados.
É comum que ele seja amplamente utilizado na indústria alimentícia para alimentos ultraprocessados e bebidas.
Açúcar branco
Existe a opção do açúcar branco que é mais processado pelo refino e pode ser consumido diretamente por humanos, sem a necessidade de passar por processamentos na indústria.
Açúcar mascavo
De característica mais úmida e parecido com o açúcar demerara, ele não passa pelo branqueamento, refino e cristalização. Também é derivado da cana-de-açúcar e tem uma presença do melaço mais forte em seu sabor.
Mais utilizado na confecção de produtos integrais, como pães e biscoitos.
Açúcar orgânico
Esse é um tipo de adoçante feito sem aditivos químicos e pode ser encontrado em duas versões: clara e dourada.
Açúcar de confeiteiro
Muito utilizado na confeitaria, ele é mais fino que o açúcar refinado e ainda mais cristalino. Seu sabor é bem doce e marcante em preparos de bolos e coberturas.
Açúcar light
É feito a partir da mistura de dois tipos de açúcares: refinado e edulcorantes. Ele possui menos calorias que o açúcar convencional e também pode ser utilizado em menor quantidade, devido ao seu maior poder de adoçar.
Como é feito o açúcar demerara?
Ele é feito a partir do caldo da cana-de-açúcar verde, ou seja, que ainda não foi queimada. As propriedades são mantidas enquanto o que será o açúcar passa por um leve refinamento sem a presença de aditivos químicos, o que faz com que suas propriedades nutricionais sejam mais preservadas.
Para que serve o açúcar demerara?
Assim como qualquer outro tipo de adoçante, o açúcar demerara serve para adoçar alimentos. Sua cor mais amarronzada se deve ao número elevado de melaço e minerais, além do fato dele sofrer menos processos de refinamentos que o açúcar cristal ou refinado.
Além disso, ele também conta com algumas propriedades nutricionais. Claro que por ser um alimento rico em sacarose, ele não deve ser consumido com isso em mente ou para adquirir energia, pois seu consumo excessivo pode resultar em problemas de saúde, assim como os outros tipos de açúcar.
Algumas das principais características nutricionais do açúcar demerara são:
Minerais e vitaminas
Cálcio , magnésio e fósforo são alguns dos minerais que podem ser encontrados no açúcar demerara.
Sacarose
Esse é um tipo de carboidrato presente em todos os açúcares. A sacarose é absorvida rapidamente pelo corpo e aumenta o nível de glicose no sangue, por isso, deve ser consumida com parcimônia para evitar problemas de saúde como a resistência insulínica e diabetes.
Qual o mais saudável: açúcar demerara ou branco?
Em termos calóricos, o açúcar demerara e o branco não diferem muito. São basicamente compostos por carboidratos e possuem efeitos parecidos nos níveis de açúcar presentes no sangue após seu consumo.
Para se ter uma ideia, a cada 1g de carboidrato existem 4 calorias. Ou seja, em qualquer quantidade é possível que o seu consumo seja maléfico para uma dieta equilibrada e saudável.
Açúcar em geral não é beneficial para o corpo humano, não importa qual seja o seu tipo ou propriedades nutricionais. O excesso do consumo de qualquer tipo pode aumentar rapidamente o nível de glicose do sangue e ser um fator de risco para a saúde a longo prazo
Apesar disso, quando analisamos as diferenças em questões de propriedades nutricionais, o açúcar demerara apresenta mais minerais que o açúcar branco, mas as quantidades não são tão relevantes em uma dieta equilibrada.
Como usar o açúcar demerara?
Por conter um sabor mais presente de melaço, ele é mais indicado para adoçar bebidas, como cafés e chás. No entanto, seu consumo deve sempre ser moderado e o ideal é evitar o uso excessivo de qualquer tipo de açúcar.
Em Receitas Nestlé, você encontra diversas opções de pratos que levam o açúcar demerara como adoçante e temos certeza que você vai gostar, como este pudim de leite Molico sem lactose!
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo de açúcar deve sempre ser o menor possível. O ideal é que ele não supere 5% das calorias ingeridas na dieta regular de um dia, considerando tanto os adoçantes adicionados quanto os que já estão presentes nos alimentos.
Para uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, o consumo de açúcar total não deve ultrapassar 25 gramas.
Opções de adoçantes mais saudáveis
Qualquer tipo de adoçante pode aumentar os níveis de glicose do organismo. No entanto, optar por versões com mais vitaminas e minerais pode ser uma alternativa interessante para ajudar no controle de doenças como diabetes, obesidade e evitar o aumento do índice glicêmico.
Algumas opções naturais podem ser incluídas na dieta, mas elas não são melhores ou piores que os açúcares convencionais. Para entender se faz sentido para a sua condição de saúde, sempre busque a orientação de um profissional.
Mel
Ideal para adoçar preparações, o mel feito pelas abelhas pode ser um bom substituto mais natural que o açúcar convencional.
Açúcar de coco
Com baixo índice glicêmico, o açúcar extraído a partir do coco pode ajudar a evitar o aumento da glicemia no sangue e auxiliar no controle do peso.
Xilitol
Feito a partir do álcool de alimentos naturais, como frutas e vegetais, oxilitol conta com um índice glicêmico mais baixo e também é uma boa opção de adoçante um pouco mais saudável.
Stevia
Autenticamente brasileira, a stevia é feita a partir de uma planta nacional, a Stevia Rebaudiana Bertoni. Ela pode ser utilizada para adoçar alimentos e encontrada em gotas, o que pode ajudar no controle da quantidade consumida.
O açúcar demerara possui, sim, benefícios nutricionais, mas ele ainda é uma substância capaz de aumentar o índice glicêmico e trazer prejuízos a longo prazo à saúde se utilizado de maneira excessiva. Por isso, se quiser fazer a substituição do açúcar branco por ele no dia a dia, fique à vontade, mas sempre com parcimônia!