Salpicão: prato tradicional das festas brasileiras, dicas e receitas

Salpicão: Prato tradicional das festas brasileiras

Um prato quase obrigatório nas ceias de natal no Brasil, o salpicão é hoje uma receita tradicional das festas no país. Com seu sabor refrescante, sua versatilidade e facilidade para ser preparado, é um prato ideal para o verão brasileiro e para as festas de fim de ano.  

Servido frio, o salpicão é uma ótima opção para o Natal, já que o final de dezembro costuma registrar altas temperaturas no Brasil. Os ingredientes principais dessa receita são simples e econômicos, perfeito para ser servido em reuniões com muitas pessoas. E não podemos deixar de mencionar sua versatilidade. O salpicão pode ser adaptado e modificado de diversas maneiras, de acordo com suas preferências e necessidades, como exploraremos mais a seguir.  

A proteína do Salpicão 

O salpicão é tradicionalmente feito com frango desfiado, mas como mencionamos, esse é um prato versátil e fácil de adaptar para incluir outras proteínas, ou até mesmo ser preparado sem carne. Mas precisamos saber como fazer essas substituições da melhor forma para equilibrar os ingredientes.

Cadastro

Uso de outras proteínas animais 

Caso queira fazer um salpicão utilizando bacalhau, é interessante desfiá-lo depois de dessalgar e cozinhar, assim não modificamos muito a textura do prato. O bacalhau combina bem com azeite, azeitonas e ervas como salsa e cebolinha, que podemos usar para substituir parte da maionese na receita, e equilibrar o sabor mais marcante do peixe. Como o bacalhau é salgado, é preciso diminuir a quantidade de ingredientes doces, como passas e maçãs, para não contrastar demais.   

Se quiser fazer um salpicão usando sobras de peru ou chester da ceia de natal, desfie a carne retirando a pele e os ossos. Como normalmente essas carnes já estão temperadas e são mais delicadas que o frango, reduza a quantidade de temperos da receita do salpicão, para não sobrecarregar o prato. Peru e chester combinam bem com frutas doces como abacaxi e maçã verde.  

  • Carne de Porco como Tender e Presunto: 

Para usar carne de porco, como tender e presunto, opte por presunto em cubos ou tender desfiado. E aposte em ingredientes mais neutros para balancear a receita, como cenoura, batata e milho.  

Usando proteínas vegetais no Salpicão 

  • Grão de Bico ou Lentilha: 

Cozinhe o grão de bico ou a lentilha até ficarem macios, mas ainda firmes, e use no lugar do frango. Para compensar a textura mais densa desses ingredientes, adicione vegetais crocantes, como cenoura ralada, salsão (aipo) ou pimentão.  

  • Tofu ou Proteína Texturizada de Soja (PTS): 

Se quiser fazer o salpicão usando tofu, prefira a versão firme, corte-o em tiras ou cubos e tempere com limão, sal e azeite antes de misturar ao salpicão. Para PTS, hidrate a soja, escorra e lave bem, tirando o excesso de água, e tempere com ervas, alho e azeite antes de incorporar a receita. Tanto o tofu quanto a soja combinam com o frescor de ervas e o toque cremoso da maionese ou substitutos vegetais, como maionese vegana ou iogurte natural, por exemplo. 

  • Sem proteína: 

Caso não queira utilizar nenhuma carne ou substitutos em seu salpicão, adicione mais vegetais como ervilha, brócolis ou tomate-cereja, e castanhas ou nozes para trazer mais textura e nutrição ao prato. 

Como balancear os ingredientes do Salpicão 

  • Textura: adicione ingredientes crocantes como cenoura ralada, salsão, batata palha e nozes, para contrastar com os ingredientes mais macios do salpicão, como milho e proteínas. 
  • Doce e salgado: se utilizar proteínas mais salgadas como bacalhau e presunto, reduza o uso de frutas doces e molhos mais açucarados. Mas se utilizar proteínas mais neutras, como tofu e frango, as frutas doces equilibram bem o sabor.  
  • Molho: a maionese é o molho tradicional da receita, mas pode ser modificada e ajustada. Para sabores mais leves, misture com iogurte, creme de leite ou use azeite com limão. Se escolher proteínas com sabor forte (bacalhau ou uma carne defumada) experimente um molho mais ácido e menos cremoso.  

Modificando a receita do Salpicão 

Se tiver optado por trocar o frango por outra proteína, ajuste o tempero e a quantidade do molho para não mascarar o sabor da proteína ou carne escolhida.  

Caso tenha decidido fazer uma versão vegetariana, inclua mais vegetais e capriche nos temperos como ervas frescas, azeite e limão, e considere acrescentar oleaginosas, como amêndoas, nozes ou castanhas, para trazer uma fonte de gordura boa e dar um toque especial ao prato.  

No caso de um salpicão sem proteína, traga uma variedade de vegetais coloridos e ingredientes que trazem texturas diferentes ao prato.  

Qual parte do frango utilizar para o tradicional Salpicão? 

Caso opte por fazer uma receita mais tradicional utilizando frango, a parte do frango que costuma ser utilizada é o peito de frango. Já que o peito tem fibras longas que facilitam o desfiamento após ser cozido, além do sabor neutro e suave que combina com os outros ingredientes do prato, e da sua textura macia e leve, ideal para pratos servidos frios.  

Mas, caso queira variar e aproveitar outras partes do frango, você pode utilizar a sobrecoxa desossada e desfiada, que é mais saborosa e suculenta e deixa o salpicão mais úmido e rico, já que possui mais gordura.  Ou ainda, pode utilizar sobras de frango assado ou grelhado, para economizar tempo e dinheiro. O sabor defumado ou temperado desse frango pode acrescentar mais uma camada de sabor ao salpicão.  

Dicas de preparo do frango para o Salpicão 

Cozimento 

Cozinhe o peito de frango em água temperada com sal, alho, cebola, folhas de louro e outros temperos a gosto. Assim, você irá trazer ainda mais sabor à carne. Após o cozimento, deixe esfriar um pouco antes de desfiar (ele desfia melhor quando ainda está quente ou morno, mas faça isso com cuidado). Corte pedaços grandes antes de colocar na panela, para facilitar o desfiamento depois.  

Desfiar 

Um dos métodos mais tradicionais para desfiar carnes é utilizar dois garfos, mas para agilizar você pode utilizar uma batedeira ou panela de pressão (fria, sem pressão). Para usar a batedeira coloque os pedaços ainda quentes na tigela e bata em velocidade baixa até desfiar.  

Caso queira usar a panela de pressão do cozimento do frango, retire a pressão e escorra a água. Ou transfira o frango depois de cozido e sem caldo para uma panela de pressão vazia, feche a tampa da panela (não precisa travar ou utilizar a pressão), e agite vigorosamente, sacudindo a panela por cerca de 30 segundos em movimentos rápidos e intensos. Abra a panela para verificar se está desfiado, e caso necessário, repita o processo.  

Temperos e Acompanhamentos para o Salpicão 

A escolha dos melhores temperos e acompanhamentos para o salpicão depende do equilíbrio de sabores e texturas, além claro, de preferências pessoais. O objetivo dos temperos é realçar os sabores sem sobrecarregar o prato.  

Temperos básicos, como sal, pimenta do reino, suco de limão e azeite, são utilizados para ajustar o sabor geral, adicionar frescor, equilibrar ou substituir parte da maionese. Ervas frescas ou secas, como salsinha e cebolinha, manjericão ou tomilho e coentro, podem ser adicionadas seguindo preferências pessoais. Já condimentos extras, como mostarda, páprica doce ou picante, e alho ralado ou em pó, podem trazer mais picância, defumação e dar um toque mais aromático.   

O salpicão combina com sabores doces e frescos e texturas crocantes. A escolha dos ingredientes deve balancear o prato. Para trazer mais crocância, adicione cenoura ralada, salsão em tiras finas ou pimentões coloridos, e use também nozes, castanhas ou amêndoas picadas para um toque ainda mais especial.  

Para trazer mais cremosidade ao salpicão, a maionese pode ser misturada com NESTLÉ® Creme de Leite, Iogurte NESTLÉ® Natural ou Requeijão NESTLÉ®, deixando o prato com uma textura mais leve. Para acentuar sabores doces, use frutas secas ou frescas, como uvas passas, ou outras frutas passas caso queira inovar, e ainda acrescente sabores frescos com maçãs ou abacaxi.  

Maçãs ou abacaxi no Salpicão: como decidir? 

A escolha entre maçã e abacaxi depende do perfil de sabor que você quer trazer para o salpicão. A maçã é mais suave e levemente doce, bem crocante, e ideal para salpicões com sabores mais neutros, ou para quem prefere um toque doce mais sutil. Para mais doçura, utilize maçãs vermelhas, mas se quiser um toque ácido e fresco, use maçãs verdes.  

Já o abacaxi traz um sabor mais tropical, com um equilíbrio entre doçura e acidez. Sua textura suculenta adiciona mais umidade ao prato. O abacaxi é uma boa escolha para salpicões com carnes como presunto ou peru, pois seu sabor ácido equilibra o prato e corta a gordura da carne.  

Sendo assim, para um toque mais refrescante e tropical, escolha o abacaxi. Para um prato mais clássico e neutro, a maçã é a melhor escolha. Caso seus convidados (ou você) não gostem de misturas doces e salgadas, a maçã verde pode ser mais segura, enquanto o abacaxi traz sabores mais ousados.  

Mas não se esqueça que também não é necessário escolher entre um ou outro, é possível combinar os dois em pequenas quantidades. Usando a maçã para trazer crocância e o abacaxi para adicionar mais suculência. Só tome cuidado para não sobrecarregar o sabor doce no seu salpicão.  

Experimente pequenas variações de temperos e acompanhamentos para criar um salpicão único e perfeito para sua ceia de Natal!  

Quantidade de Salpicão para servir em uma festa 

A quantidade de salpicão que você precisa fazer para uma festa ou para a ceia de natal depende de como ele será servido. O salpicão será seu prato principal ou um acompanhamento?  

1kg de Salpicão serve quantas pessoas? 

Como acompanhamento, 1kg de salpicão serve aproximadamente 6 ou 7 pessoas, sendo 150g a média por pessoa, nessa quantidade. Como prato principal, a quantidade ideal por pessoa é de 250g, então 1kg de salpicão serve cerca de 4 pessoas.  

Como calcular a quantidade ideal de Salpicão? 

  1. Determine o papel do salpicão no cardápio: decida se ele será um acompanhamento, servido junto com farofa, arroz e carnes, ou se será o prato principal, e a estrela da ceia, com poucos complementos.   
  2. Conte o número de convidados: multiplique o número de pessoas que irão comer o salpicão pela porção média recomendada. Sendo então 150g x número de convidados como acompanhamento, e 250g x número de convidados, como prato principal.  
  3. Adicione uma margem extra: para garantir que ninguém ficará sem salpicão, calcule um adicional de 10 a 15% à quantidade total do que for preparar.  

Exemplo de cálculo para o salpicão: para uma festa, ou ceia, com 20 pessoas, prepare 3,5kg de salpicão caso ele seja seu acompanhamento (20 pessoas x 150g = 3kg, mais 500g extra). Como prato principal para 20 pessoas, prepare cerca de 5,5kg ou 6kg de salpicão (20 x 250g = 5kg de salpicão + a margem de segurança).  

Dicas práticas sobre o Salpicão 

Se houver muitos acompanhamentos, a porção média de salpicão pode ser reduzida, já que as pessoas podem comer um pouco de tudo. Preste atenção ao público que irá servir, crianças geralmente comem metade da porção de um adulto, mas se for servir muitos adolescentes ou jovens adultos considere aumentar um pouco as porções.  

Salpicão de Natal Simples: receitas 

Com as dicas sobre os ingredientes, processo, temperos e quantidades já entregues, está na hora de partirmos para as receitas. Escolhemos receitas de salpicão tradicional de frango, salpicão de bacalhau, de peru, e duas receitas mais natalinas, uma tradicional e uma vegana, para você escolher sua preferida e por as mãos na massa!  

Salpicão de Frango Tradicional 

Uma receita de salpicão de frango tradicional, delicioso e cremoso, com frango cozido e desfiado, milho, MAGGI Caldo em Pó Galinha, NESTLÉ® Creme de Leite e outros ingredientes simples. Rende 6 porções, e o tempo de preparo é de apenas 20 minutos.  

Salpicão Fácil de Bacalhau 

Nesta receita de salpicão de bacalhau fácil e delicioso, você vai precisar de ingredientes como NESTLÉ® Creme de Leite, lascas de bacalhau, salsão, maçã, cenoura, dill (ou endro), cebola roxa e limão. Rende 10 porções e fica pronto em 15 minutos. Uma boa pedida para quem gosta de bacalhau e de salpicões mais leves. 

Salpicão de Peru 

Se quiser usar sobras de peru da ceia, essa receita de salpicão de peru saboroso é sua oportunidade. Feito com peru cozido e desfiado, maçã, salsão, batata, milho-verde, nozes, NESTLÉ® Creme de Leite e MAGGI MEU SEGREDO Cheiro Verde, e outros simples ingredientes. Essa receita de salpicão rende 6 porções e sua montagem leva 15 minutos.  

Salpicão Natalino 

Essa receita de salpicão Natalino, pensado especificamente para a data, é feito com frango cozido e desfiado, legumes, maçã, amêndoas tostadas, NESTLÉ® Creme de Leite e Iogurte NESTLÉ® Natural Integral, temperado com MAGGI Tempero Para Frango. Rende 8 porções e sua montagem leva cerca de 20 minutos. 

Salpicão de Natal Vegano 

Já se quiser uma receita sem proteína, essa receita de salpicão de Natal vegano e cremoso, é feito com NATURE’S HEART Bebida Vegetal de Aveia, inhame, cenoura, uvas-passas, maçã, ervilha e batata palha, e alguns simples temperos. Perfeita para sua ceia de natal, rende 4 porções e sua preparação leva 40 minutos. 

Receitas Nestlé: Salpicão nas festas brasileiras 

Agora que você já sabe como preparar, aumentar e temperar as receitas de salpicão para o Natal e celebrações, esse é o momento para pôr em prática tudo que aprendeu. Esperamos que se divirta com as novas receitas, criando suas próprias versões em colaboração com a Nestlé.