Substitutos do café: alternativas saudáveis e saborosas

Substitutos do café: alternativas saudáveis e saborosas

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e traz algumas vantagens para a rotina das pessoas, dando energia e ocasionando aquele sabor amargo que muitos de nós amamos. Entretanto, apesar de seus benefícios, é preciso pensar em substitutos do café para evitar o consumo em excesso.

O Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2021 foram consumidas 21,5 milhões de sacas somente no Brasil, um aumento de 1,71% em comparação com 2020.

A questão é que o café é um ótimo companheiro das nossas manhãs e tardes. Ele pode ser viciante, fazendo com que muitas pessoas “só funcionem depois do primeiro gole de café”. Quem nunca ouviu ou até mesmo falou isso?

A cafeína, que está presente no café e em outros alimentos, é um estimulante no sistema nervoso central, despertando a concentração, acelerando o metabolismo e, muitas vezes, melhorando o humor. Mas, por outro lado, tomar café em abundância pode afetar diretamente a saúde mental, aumentando a ansiedade e a qualidade do sono.

Para proporcionarmos uma vida mais equilibrada e saudável, o Receitas Nestlé trouxe uma lista completa de substitutos do café. Todas as opções são muito boas para você alternar entre eles e ainda assim manter a energia do dia lá em cima!

Por que encontrar substitutos do café?

O consumo moderado de cafeína, em torno de 300 a 400 miligramas por dia, não possui efeitos colaterais no organismo e na saúde do corpo. No entanto, assim como o excesso de qualquer outra coisa, se consumido muito acima do nível recomendado, pode trazer consequências negativas para o indivíduo.

Tais consequências dependem da quantidade e das características de cada pessoa, desde sua idade, peso e condições gerais de saúde. Conforme a pesquisa“The ambiguous role of caffeine in migraine headache: from trigger to treatment”(O papel ambíguo da cafeína na enxaqueca: do gatilho ao tratamento), o excesso de consumo de cafeína pode ter diversos efeitos colaterais.

Dentre eles, podem ser citadas a enxaqueca, ansiedade , tremedeiras, insônia, náusea e aumento da pressão arterial.

Veja bem, o objetivo não é assustar os fãs de café, mas orientá-los sobre a quantidade ideal no dia a dia. Afinal, quem bebe café sabe o quão gostoso é sentar com uma xícara de manhã ou tomar um cafézinho no meio da tarde para dar aquela acordada.

Aliás, de acordo com especialistas da Universidade de Medicina John Hopkins, um cafézinho moderado também tem seus benefícios:

  • Contém antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias;
  • Pode ajudar a prevenir doenças, como alzheimer e problemas cardíacos;
  • Ajuda o sangue no processo de glicose, e pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2;
  • Pode ajudar na proteção do fígado.

4 substitutos do café para você incluir na sua rotina

O café traz sensações diversas e muitas delas são ótimas para a rotina que vivemos. Mas, para mantermos uma vida cada vez mais saudável e sem exageros, listamos alguns dos principais substitutos para tentar incluir em sua rotina.

São bebidas e alimentos que fazem bem e ainda dão aquela energia gostosa. Veja só!

Cadastro

Chá verde (matcha)

O matcha é um tipo de chá verde feito com a folha inteira, por essa razão, é uma bebida rica em antioxidantes. Ele também está relacionado às dietas para quem quer perder peso, e pode reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e de alta pressão.

O matcha possui uma alta concentração de cafeína, sendo recomendado o consumo moderado assim como o café. Porém, é uma ótima opção para alternar entre as bebidas do dia a dia.

O chá verde é bem flexível em seu preparo, podendo ser consumido sozinho, acompanhado de leite ou até em algumas sobremesas, como bolos, bolachas e tortas. Você pode testar alguma dessas receitas na sua casa:

Chai

Chai é um tipo de chá, de origem indiana, que mistura chá preto com diversas ervas e especiarias. Ele é um ótimo substituto para o café porque, além de possuir uma quantidade bem menor de cafeína, existem evidências que ele é benéfico para o organismo. Ele ajuda com a circulação, melhora o humor e fortalece osistema imunológico.

Para uma receita simples, basta seguir esses passos:

  • Triture ou amasse 4 sementes de cardamomo, 4 cravos e 2 bolinhas de pimenta preta;
  • Em uma leiteira ou panela, adicione meio litro de água, 1 pedaço de gengibre, 1 pau de canela e os temperos triturados;
  • Deixe até ferver, desligue o fogo e adicione 2 saquinhos de chá preto;
  • Mantenha descansando por 10 minutos e depois é só filtrar.

Mate

O mate já é bem popular em algumas regiões do Brasil, pode ser consumido tanto quente como gelado. Ele é feito com a erva-mate que é rica em componentes antioxidantes, vitaminas C e E e minerais, como cálcio e ferro.

Ele também possui cafeína, por isso seu consumo deve ser moderado, sendo um ótimo substituto ou alternativa para dias em que o seu paladar procura algo diferente. Veja como fazer seu próprio delicioso chá mate gelado em sua casa,aqui!

Golden Milk

O golden milk é uma bebida sem cafeína, mas ainda assim, uma ótima opção para substituir o café na rotina. Ele é composto por leite e especiarias, como gengibre, cúrcuma, canela e pimenta, e recebe o nome devido a sua cor dourada.

A cúrcuma tem muitas propriedades anti-inflamatórias, enquanto a pimenta e a gordura do leite ajudam na absorção dela. Por isso, é recomendado utilizar leite integral para adquirir todos os benefícios da bebida. No entanto, consumir o golden milk com leite vegetal ou desnatado também é uma alternativa saudável.

Para o seu preparo, você pode utilizar tanto leite normal, como leite em pó, como nessa receita de Golden Milk com leite Molico!

Outras opções

Além das alternativas passadas anteriormente, você também pode transformar os seus hábitos alimentares, incluindo e substituindo outras bebidas, como sucos.

Eles não substituem o café necessariamente, mas começar o seu dia com um copo de suco, pode te garantir uma proteção extra no sistema imunológico e suplementação de vitaminas.

Outra alternativa é começar a utilizar mais leites vegetais em seu dia a dia. Eles possuem um teor menor de gordura e são um ótimo substituto do leite normal para quem ama tomar um café com leite. Existem diversas opções, como leite de amêndoas, leite de côco, de aveia, de soja e muitos outros.

O café possui muitos pontos positivos e não tem problema tomar uma xícara por dia, de forma moderada. No entanto, buscar substitutos do café, conhecer novas receitas e conseguir implementar essas alternativas no dia a dia, com certeza, vai render muitos outros benefícios para a saúde e bem-estar.

Tudo na vida deve ser equilibrado e o consumo de café também. Seguindo as dicas que o Receitas Nestlé trouxe e testando algumas das opções, o seu organismo vai te agradecer, principalmente, no longo prazo!

Se você gostou de ficar por dentro desse assunto e quer continuar lendo dicas de nutrição e saúde, acompanhe o Receitas Nestlé e compartilhe com seus amigos também!

Perguntas frequentes

O que posso tomar para substituir o café?

Existem diversas opções como substitutos do café, como matchá, chai, golden milk, mate e muito mais!

O que dá energia além do café?

O que faz com que o café dê energia é a cafeína encontrada em sua composição. Neste caso, algumas outras opções de bebida com cafeína são alguns tipos de chá, como o chá preto, chá verde e o mate. Eles podem ser utilizados para fazer diferentes receitas, como o chai, o chá mate, o matcha e etc.

O que tem no café além da cafeína?

Além da cafeína, o café possui outras substâncias naturais, como a vitamina B3, polissacarídeos, minerais, gorduras, aminoácidos e antioxidantes.

Contribuição de:

Maria Fernanda Burlamaqui Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas