Receitas Nestlé já te mostrou que a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, ajuda o nosso organismo todo, e o cérebro em especial, a funcionarem bem e nos dá energia suficiente para estarmos sempre de bem com a vida. Agora, chegou a hora de você descobrir como inserir no cardápio diário uma boa dose de vitamina B12 – e, consequentemente, de saúde, disposição e bom humor.
Como os momentos especiais da vida costumam ser acompanhados de comida gostosa, uma boa dica é incluir nas refeições especiais (e no dia a dia, claro) alimentos ricos em vitamina B12. Afinal, essa vitamina é uma das grandes responsáveis por te manter com energia, para estar sempre feliz. Pensando em facilitar a sua vida, a gente vai deixar aqui uma lista de alimentos deliciosos que contêm vitamina B12.
E tem mais: junto com todas as dicas a gente ainda vai dar de "brinde" receitas maravilhosas para você preparar pratos super ricos em vitamina B12. Vamos lá.
10 alimentos ricos em vitamina B12
1. Fígado
O bife acebolado de fígado bovino é disparado umas das formas mais consumidas desse tipo de alimento entre os brasileiros. O sabor forte e encorpado não é o único motivo que nos leva a saboreá-lo: a carne de fígado tem um alto teor de nutrientes. Sabia que das 11 vitaminas existentes, o fígado tem 9? E entre elas, claro, está a vitamina B12. Também é um alimento muito conhecido por ser fonte de ferro.
- Fígado Acebolado Aperitivo
- Iscas de fígado
- Iscas Cariocas
- Arroz Vitaminado
2. Carne vermelha
Acarne vermelhaé rica em vitamina b12 e pode tornar mais fácil manter seus níveis equilibrados no corpo. E, claro, ajuda ainda mais procurar oscortes com menos gordura.
- Carne do Oriente
- Risoto de Carne e Rúcula
- Carne com Aveia ao Forno
- Sopa de Carne com Legumes
3. Sardinha
Esse peixinho de água salgada, além de delicioso, pode ser encontrado em qualquer supermercado, por preços que nunca doem no bolso. Famosa pelo ômega 3 que contém, existem muitos outros nutrientes na sardinha, e a vitamina B12 é um deles. Por isso, pode ficar a vontade para inserir esse alimento na dieta.
- Sardinha Grelhada com Ervas
- Sardela de Pimentão Amarelo
- Sardinha Escabeche
- Torta de Sardinha de Liquidificador
4. Atum
Tem alto teor de vitamina B12, mesmo o enlatado (a exemplo da sardinha). Esse peixe delicioso também contém proteína magra, fósforo, selênio e vitaminas A e B3. É muito sabor e saúde em um só alimento.
- Salpicão de Atum, Repolho e Iogurte
- Salada de Batata com Atum e Cenoura
- Bolinho de Atum com Saladinha Fresca
- Canapés de Atum com Damasco
5. Salmão
É mais uma espécie de peixe que inclui no prato muito sabor e vitamina B12. A vitamina B12 do salmão ajuda a manter o sangue e as células nervosas em bom funcionamento.
- Salmão em Cama de Legumes e Caramelo de Gengibre
- Filé de Salmão com Molho de Limão e Dill
- Wrap Cremoso de Salmão
- Salmão ao Molho de Maracujá
6. Leite
O leite de vaca apresenta grande concentração de vitamina B12. Além disso, estudos revelam que, entre os alimentos de origem animal, é um dos que atuam como ferramenta primordial no organismo para prevenir e evitar doenças – como a osteoporose, que pode ser prevenida pela quantidade de cálcio contida neste alimento. O leite pode ser bebido puro, mas também tem tanta coisa gostosa para se fazer com ele! Uma vitamina no café da manhã, por exemplo, vai deixar sua refeição ainda mais nutritiva.
- Vitamina Balanço do Bem-estar
- Vitamina Maçã do Amor
- Shake de Ninho e Açaí Orgânico
- Shake de Frutas Vermelhas com Coco
7. Queijo mozarela
É um produto derivado do leite e, portanto, mais um grande aliado para quem quer manter a vitamina B12 em dia no corpo. Pesquisas mostram que os produtos lácteos, como o queijo mozarela, facilitam a absorção de vitamina B12 no organismo; e inclusive que são mais eficazes do que os peixes no aumento dos níveis de vitamina B12.
- Pizza Integral com Recheio de Berinjela, Ricota e Mozarela
- Arroz de Forno com Frango Defumado
- Croque Monsieur
- Batatas Gratinadas Maggi
8. Ovos
Conhecido por ser uma ótima fonte de proteínas, os ovos possuem muito mais nutrientes do que imaginamos. Entre eles, claro, as vitaminas B2 e B12. E é na gema do ovo que a vitamina B12 se concentra. O consumo do ovo inteiro é importante para garantir que o corpo absorva todas as vitaminas contidas nele.
- Salada De Folhas Com Pão, Homus, Tomates Assados E Ovos Pochê
- Ovos Nevados
- Ovo Mexido
- Caçarolinha de Ovo com Tomate e Berinjela
9. Cereais fortificados
Sim, cereal fortificado é uma ótima fonte de vitamina B12. Se você adora comer cereal matinal, saiba que está fazendo um bom negócio – especialmente se ele é consumido com o leite, que também contém essa vitamina. Para ter certeza disso, leia o rótulo do cereal que está comprando.
- Poke de Iogurte com Frutas e Cereal
- Frozen de Frutas com Nesfit Cereal Sem Adição de Açúcares
- Creme de Papaia com Nestlé Nesfit
10. Frango
O frango é uma ótima opção para quem prefere consumir uma carne mais magra. M ele também tem, entre seus nutrientes, a vitamina B12. E, claro, o frango tem também proteínas, fósforo e vitamina B6.
- Frango Recheado
- ozido de Frango com Grão-de-bico e Abóbora
- Filé de Frango ao Creme de Milho
- Frango Xadrez
A gente elencou para você os alimentos ricos em vitamina B12 para repor as energias e manter a saúde sempre em dia. Claro que é importante lembrar: se estiver apresentando sintomas que te levem a crer que seus níveis de vitamina B12 estão baixos, é importante procurar um especialista para saber como enriquecer o cardápio com a quantidade diária necessária para sua ingestão.
O principal sintoma da deficiência da vitamina B12 é a anemia. E aí vem outros problemas, porque a anemia traz novas consequências como cansaço. Especialmente na hora de praticar atividades físicas pode aparecer falta de ar e tontura. A taquicardia, ou seja, batimentos acelerados do coração, também é um sintoma. E ainda podem aparecer falta de apetite e dor de cabeça.
Sou vegano, o que faço para garantir vitamina B12?
A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em carnes, peixes, leite e seus derivados. Por isso, a nossa lista só inclui alimentos de origem animal, com exceção dos cereais matinais fortificados. Mas, e quem é vegano ou não come nada disso. O que fazer?
Bom, os próprios cereais fortificados dão uma pista. Muitos alimentos – como asbebidas vegetais(informalmente conhecidas como “leites vegetais”) – são enriquecidos com vitaminas para não perderem para seus correspondentes não veganos no quesito nutrientes. Além disso, a vitamina B12 pode ser reposta no organismo através de suplementos, quando isso é necessário. Nesses casos, como sempre, é melhor ouvir um especialista.
Fontes:
http://coopmedrn.org.br/geral/beneficios-do-figado-na-alimentacao/
https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b12-foods#1.-Animal-liver-and-kidneys
https://www.vitamina-b12.net/alimentos/
https://www.webmd.com/food-recipes/benefits-salmon
https://academic.oup.com/af/article/4/2/32/4638653
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2019.00093/full
https://www.cpt.com.br/saude/vitamina-b12-importancia-fontes-de-alimentos-valores-nutricionais-carencia-e-excesso https://healthyeating.sfgate.com/much-vitamin-b12-chicken-livers-6063.html http://www.fepeg2014.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/resumo_expandido_extensao_pronto_0.pdf https://jornal.fmrp.usp.br/como-tratar-a-deficiencia-de-vitamina-b12-dr-risadinha-responde/