Entrar para o time das pessoas cheias de energia é mais simples do que se pode imaginar. Ter disposição é um sinal de boa saúde, e boa saúde começa por uma boa alimentação. Por isso, garantir um prato com alimentos ricos em vitaminas para dar energia e disposição é uma ótima maneira de começar a afastar aquela sensação de fadiga que às vezes já acorda com a gente.
Vitaminas do complexo B e vitamina D são as melhores para acabar com o cansaço. Quando elas estão em falta, é quase certo que a fadiga venha forte. E a melhor forma de garantir que elas estejam sempre com os níveis regulares no organismo é comer bem, tendo sempre uma dieta saudável e equilibrada.
Daqui a pouco vamos enumerar quais os alimentos fontes desses nutrientes – assim, você não vai ter mais desculpa para deixá-los faltar na lista de compras. Antes disso, conheça todos os detalhes sobre essas vitaminas para dar energia e disposição.
Leia também:
4 vitaminas para dar aquela encorpada
Vitamina depois dos 50 anos: qual a melhor?
Vitamina para ganhar peso rápido existe?
A energia das vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B estão diretamente ligadas à energia e disposição do corpo, porque atuam na manutenção dos níveis de energia. O metabolismo das células e as funções do cérebro também contam com elas para funcionarem bem.
Nas mulheres grávidas, as vitaminas do complexo B têm um efeito importante. Além de aumentar os níveis de energia, ajudam a aliviar os enjoos e reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia.
Nos homens, acredita-se que as vitaminas do complexo B elevem os níveis de testosterona, contribuindo para a construção de músculos e aumento da força.
Conheça cada vitamina do complexo B
O complexo B é formado por oito vitaminas. Cada uma cumpre funções que estão ligadas entre si e que resultam em energia e disposição para fazer os dias ficarem mais produtivos.
Tiamina: a vitamina B1 ajuda a converter os nutrientes em energia.
Riboflavina: a vitamina B2, além de ajudar a transformar os alimentos em energia, metabolizando os açúcares, gorduras e proteínas, tem ação antioxidante.
Niacina: a vitamina B3 ajuda na comunicação entre as células que mantém o organismo em bom funcionamento. Ela ainda atua no metabolismo e na produção e reparo do DNA que protege o genoma. Ela tem ação também de metabolizar o alimento em glicose, gerando energia.
Ácido pantotênico: a vitamina B5 age na produção de hormônios e colesterol.
Piridoxina: a vitamina B6 é importante para o metabolismo dos aminoácidos, produção de glóbulos vermelhos e criação de neurotransmissores.
Biotina: a vitamina B7 é fundamental para que carboidratos e gorduras sejam metabolizados. Os carboidratos são uma fonte riquíssima de energia.
Folato: a vitamina B9 é importante para o crescimento celular, o metabolismo dos aminoácidos, a formação de glóbulos vermelhos e brancos e a divisão celular adequada.
Cobalamina: a vitamina B12 é vital para a função neurológica, produção de DNA e desenvolvimento de glóbulos vermelhos.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B:
- B1: carne de porco, leite, salmão, gérmen de trigo e sementes de girassol.
- B2: carnes orgânicas, carnes bovinas, leite e cogumelos.
- B3: frango, peru, atum e lentilha.
- B5: fígado, peixe, leite, iogurte e abacate
- B6: grão de bico, salmão e batata.
- B7: levedura, ovos, salmão, queijo e fígado.
- B9: folhas verdes (espinafre, couve, alface), fígado e feijão.
- B12: carnes, ovos, frutos do mar, leite e laticínios.
Agora que você já está por dentro de tudo sobre as vitaminas para dar energia e disposição, capriche no cardápio com alimentos fontes de vitaminas do complexo B e curta sua saúde.
Você pode encontrar essas vitaminas em suplementos vitamínicos. Consulte seu médico ou nutricionista.
Vitamina D para dar disposição
Se o corpo estiver com deficiência de vitamina D, um dos primeiros e principais sinais de alerta será a fadiga. Por isso é tão importante um acompanhamento médico: exames vão poder mostrar o que seu organismo tem (ou não tem) que possa estar por trás de tanto cansaço.
Se o problema não for cuidado, o problema pode se tornar tão sério que vai te deixar com o humor lá embaixo e trazer consequências como a depressão. Só que ninguém precisa chegar a esse ponto, né? Para ajudar você a evitar a falta de vitamina D, preparamos uma lista de alimentos ricos em vitamina D para seguir com uma vida saudável, longe do cansaço e, principalmente, da depressão.
- Salmão
- Sardinha
- Atum enlatado
- Gema de ovo
- Cogumelos
A vitamina D também pode ser adquirida na exposição solar por 20 minutos ao dia, sem filtro solar, para os raios UVB penetrarem na epiderme produzindo a reação fotoquímica.
O sol no início da manhã e no final da tarde produzem menos Vitamina D que o horário de pico das 12h às 14h, porém é um horário mais seguro para se tomar sol sem a proteção do protetor solar. Consulte seu dermatologista e nutricionista.
Como você pode perceber, boa parte desses alimentos são fáceis de encontrar e acessíveis. Assim, dá para preparar pratos com vitaminas para dar energia e disposição sem grandes problemas. Para saber mais sobre vitaminas, é só conferir o nosso glossário, com informações sobre todas as vitaminas de que o nosso corpo precisa. E para mais dicas de saúde e bem-estar, é só ficar ligado no Receitas Nestlé.