O que deseja fazer com essa Receita:

Fotografia em tons de verde em uma bancada de madeira escura, um pano branco listrado com azul, dois pratos azuis com macarrão penne com molho pesto. Ao lado, um potinho branco com o molho pesto dentro dele.
Testada

Molho Pesto

O Molho Pesto é uma receita clássica e cheia de sabor, perfeita para acompanhar massas, carnes ou até como molho para saladas. Feito com alho, sal, manjericão fresco, queijo parmesão e nozes, esse molho traz uma combinação incrível de sabores e texturas. Aprenda a fazer esse Molho Pesto delicioso e eleve o nível de suas refeições com um toque de frescor e intensidade!

Receita criada por: Receitas Nestlé

Dificuldade Fácil
Porções 4
Total 15 min

Ingredientes

Modo de Preparo

DICAS

- Para facilitar o pré-preparo, utilize um mini mixer ou processador de alimentos, coloque todos os ingredientes inteiros e triture até obter uma mistura homogênea
- Substitua o pinoli ou nozes pela castanha de sua preferência

Armazenamento do Molho

Guarde o molho pesto em um pote hermético na geladeira por até uma semana. Cubra com uma camada de azeite para preservar o frescor.

Dica de Ingrediente

Armazene o azeite de oliva em um local escuro e fresco para preservar sua qualidade. Evite expor o azeite à luz e ao calor, pois isso pode acelerar sua oxidação.

Dica Alimentar

Utilize o azeite de oliva extra virgem em saladas e pratos frios para aproveitar seu sabor e benefícios nutricionais. Para cozinhar, prefira o azeite de oliva comum, que tem um ponto de fumaça mais alto.

Dica de Ingrediente

Armazene as nozes em um recipiente hermético, na geladeira ou no congelador, para prolongar sua durabilidade e evitar que fiquem rançosas.

Dica Alimentar

As nozes podem ser usadas em saladas, sobremesas, pães e como aperitivo. Tostá-las levemente realça seu sabor.

Dica Nutricional

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. Substitua outras gorduras menos saudáveis por azeite de oliva para promover a saúde cardiovascular.

Dica Nutricional

As nozes são ricas em ácidos graxos ômega-3, proteínas e fibras. Inclua-as em sua dieta para promover a saúde do coração e melhorar a função cognitiva.

Dúvidas comuns sobre Molho Pesto

  • O que é molho pesto?

    O molho pesto é uma receita típica italiana, originária de Gênova, e que tradicionalmente é feito com folhas de manjericão, azeite de oliva extra virgem, pignoles e queijo Parmigiano-Regiano, tudo pilado em um almofariz de mármore.

  • Por que o molho pesto ficou amargo?

    O preparo do molho pesto deve ser feito mecanicamente, ou seja, sem o auxílio de liquidificador ou processadores, pois o tempo de batimento irá esquentar o preparo e torna-lo amargo. O correto é pilar os ingredientes.

  • Molho pesto combina com o que?

    O molho pesto é indicado principalmente para acompanhar massas de macarrão, mas pode acompanhar também um frango ou um peixe grelhados.

  • Onde usar molho pesto?

    O molho pesto é indicado principalmente para acompanhar massas de macarrão, mas pode acompanhar também um frango ou um peixe grelhados.

  • Quanto tempo o molho pesto pode ficar na geladeira?

    Em um vidro esterilizado, o molho pode ficar na geladeira por até 15 dias.

  • O que significa a palavra pesto?

    A palavra pesto vem do italiano “pestare”, que significa pilar, moer.

X