Dicas
- Se desejar, junte um vidro de leite de coco, 1 canela em pau e 3 cravos-da-índia quando acrescentar o Leite condensado MOÇA.
Receita de Arroz Doce com Leite Condensado MOÇA e canela
- Se desejar, junte um vidro de leite de coco, 1 canela em pau e 3 cravos-da-índia quando acrescentar o Leite condensado MOÇA.
O melhor tipo é o arroz conhecido como “agulhinha”, aquele que já costumamos ter em casa para cozinhar no dia a dia.
Ao colocar seu Arroz Doce na geladeira, ele pode durar até 3 dias em um pote bem fechado.
Simplesmente duplique ou triplique a receita de Arroz Doce prestando atenção ao tamanho da panela e tempo de cozimento.
O ideal para não ter um arroz duro e cozinhá-lo primeiro em água, por exemplo: 1 xícara (chá) de arroz para 4 xícaras (chá) de água já com cravo e canela. Só depois dessa etapa, quando o arroz estiver bem molinho, é que você deve adicionar o leite, Leite Moça etc. Se cozinhar o arroz direto no leite ele ficará duro.
Sim e não. Os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita para o Brasil, mas a origem desse prato vem da Ásia, muitos anos antes dos Europeus desembarcarem por aqui.
Das duas maneiras. É opção sua. Há quem prefira comer logo ao sair do fogo, bem quentinho. Já há quem prefira saborear depois de gelado.
Uma boa xícara de café em um fim de tarde na casa da avó. Este é o cenário perfeito para se deliciar com esta iguaria, que também é uma boa pedida para os dias frios. Imagine-se comendo um arroz doce bem quentinho naqueles dias em que a temperatura está mais baixa. Seja na casa da avó ou até mesmo em um “arraiá”, um arroz doce bem cremoso sempre cai bem!
Quando se fala em Arroz Doce, muitas pessoas fazem logo a ligação com Portugal. Mas você sabia que o prato não nasceu no país europeu? A história vem de muito antes e tem como origem a Ásia, de onde também vêm as especiarias que compõem a receita, como o cravo e a canela.
Em meados do século XIV, por volta de 1370, no livro Le Viander, Gillaume Tirel afirmou que a receita havia chegado à Europa através dos mouriscos, em suas invasões. Mais de 200 anos depois, o prato foi um dos preferidos do grande Michelangelo, que adorava saborear a receita para curar suas ressacas.
Após alguns anos, o arroz doce desembarcaria no Brasil com a chegada dos portugueses. E aqui, o prato sofreu alterações e ganhou sua brasilidade. Entraram o leite condensado e/ou o doce de leite, deixando a receita ainda mais doce e cremosa.
Hoje em dia, a sobremesa está presente não só nas residências, como também em menus de restaurantes renomados.
Sobre o nome da receita
No Sul/Sudeste, o arroz doce também é conhecido como arroz de leite. Porém, no Nordeste, o arroz de leite já é uma outra receita, que inclusive é salgada.
Em Portugal, é comumente chamado de arroz de festa. No Brasil, esse termo faz também referência a pessoas que não perdem um evento. Você já deve ter ouvido a expressão: “fulano é arroz de festa”, certo? Significa que, havendo uma confraternização, sua presença é certa.
O arroz doce tradicional é feito com arroz, leite ou Leite Moça e canela. Mas a gente sabe que a criatividade é o forte do nosso povo, né? Então tem arroz doce para todos os gostos. Trouxemos apenas algumas receitinhas para você testar aí em sua casa!
Agora que já sabemos como fazer, sua história e até receitas alternativas você deve estar se perguntando: tá, mas qual é o arroz ideal para fazer a receita do arroz doce?
A resposta é: agulhinha. Isto mesmo, aquele que usamos para cozinhar no dia a dia mesmo. Agora não tem mais desculpas para não ir direto para a cozinha preparar esta delícia, não é?
Ficou uma delícia 😋