DICA
- Se desejar, corte a beterraba em rodelas
- Se preferir, acrescente 1 tomate picado à salada
Receita de Beterraba Cozida deliciosa feita com sal, suco de limão, cebola, salsinha e beterraba
- Se desejar, corte a beterraba em rodelas
- Se preferir, acrescente 1 tomate picado à salada
Quem tem diabete pode comer beterraba?
Pessoas com diabetes podem consumir beterraba. A Associação Americana de Diabetes incentiva o consumo de vegetais não amiláceos, como a beterraba, devido ao seu baixo teor calórico, alto teor de fibras e nutrientes essenciais como potássio e vitamina C. No entanto, é importante não consumir em excesso, pois a beterraba contém frutose, que pode afetar o nível de açúcar no sangue. Estudos indicam que a beterraba pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, além de oferecer outros benefícios, como a redução da pressão arterial, a melhoria do desempenho físico e a redução do dano nervoso. Consulte sempre um médico ou nutricionista em dúvidas sobre dietas e ingestão de alimentos.
Qual os benefícios da beterraba?
A beterraba é um vegetal rico em antioxidantes, óxido nítrico, fibras e vitaminas que trazem diversos benefícios para a saúde, tais como redução da pressão arterial, melhoria do rendimento físico, prevenção do câncer e da catarata, melhoria da saúde do coração, do cérebro e da visão, contribuição para a saúde intestinal, muscular e cognitiva. A beterraba pode ser consumida de diversas formas e é um alimento versátil e nutritivo. No entanto, é importante consumi-la com moderação e cuidado, especialmente para pessoas com condições de saúde específicas. Consulte sempre um médico ou nutricionista em dúvidas sobre dietas e ingestão de alimentos.
Como escolher beterrabas?
Ao escolher beterrabas, procure por beterrabas pequenas e firmes, com uma coloração marrom profunda, pele sem manchas e folhas verdes brilhantes, sem sinais de murcha. A raiz principal (a ponta fina da raiz) deve estar intacta. Evite beterrabas maiores, que geralmente têm uma raiz principal com pelos. Esses pelos são um indicativo de que a beterraba pode estar mais dura. Ao escolher beterrabas, opte por aquelas que sejam firmes, com pele lisa e sem danos, e com um diâmetro de no máximo 6-7 cm, pois beterrabas maiores podem indicar um núcleo mais duro e lenhoso. Tente selecionar beterrabas de tamanhos semelhantes para que cozinhem de forma uniforme.