Dica
- Decore com morangos ou frutas vermelhas e hortelã.
Receita de Bolo de Aniversário delicioso feita com castanha-do-pará, Chocolate NESTLÉ CLASSIC Meio Amargo e doce de Leite MOÇA.
- Decore com morangos ou frutas vermelhas e hortelã.
Gente querida! Aniversário é ocasião de estar com quem a gente gosta. É momento de alegria, risos e confraternizar, mesmo que à distância. Não importa se a festa vai ser cheia de convidados ou se vai só reunir os mais chegados: o bolo de aniversário pode ser muito mais do que o chamado “bolinho”.
Com recheio de chocolate e baba de moça, marshmallow e castanha-do-pará, este bolo de aniversário agrada o paladar de todos. E a montagem com frutas traz as cores vivas que não podem faltar numa comemoração.
É, a gente sabe: dá até vontade de adiantar o dia do aniversário.
Ninguém sabe ao certo quando começou esse verdadeiro ritual de fazer um bolo para comemorar os aniversários. Tudo indica que foram os gregos antigos – que já merecem a nossa gratidão por tanta coisa – que começaram a associar bolos a datas. Em dias certos do ano, eles ofereciam um pão adoçado com mel e frutas para a deusa da fertilidade, Ártemis. Os romanos, então, tomaram o costume emprestado e ampliaram para datas festivas das pessoas, como casamentos e aniversários. E foi assim que ele chegou até nós. Por volta do século XVII, o bolo de aniversário já tinha mais ou menos a mesma forma que hoje, com camadas, recheio e cobertura.
Em todo caso, o fato é que por muito tempo, bolo de aniversário foi coisa de gente rica. Foi só no século XIX, quando os ingredientes começaram a ficar mais baratos com a industrialização, é que o bolo passou a ser presença fixa nos aniversários. A partir daí, a criatividade não teve mais limites. Atualmente, os bolos de aniversário são feitos de várias formas, com os mais diversos recheios e quantas camadas o aniversariante desejar.
Por outro lado, a origem do hábito de colocar velas em cima do bolo já não é muito clara. Parece que veio da Antiguidade também: as pessoas acreditavam que a fumaça simbolizava o caminho para que as preces do aniversariante e dos seus convidados chegassem até o céu. Pode ser daí que veio o famoso “Faz um pedido antes de soprar as velas”.
Bolo de chocolate, pão de ló, coco, doce de leite, cereja... Bolo de aniversário é sinônimo de variedade. As combinações são quase infinitas e deixam a gente até com dúvida do que escolher. Mas não se preocupe, porque a gente separou mais algumas receitas para ajudar você a decidir:
Dê cor e charme
A decoração com frutas vermelhas deixa o visual do bolo mais atraente e aguça o apetite. Além disso, o sabor das frutas pode fazer um bom contraponto com a cobertura e o recheio. Por tudo isso, é bom fazer a decoração com cuidado, colocando as frutas uma a uma de maneira uniforme. Escolha frutas maduras e docinhas, porque além de terem cores mais vivas, são mais gostosas.
Deixe o bolo mais molhadinho
Quem gosta da massa do bolo de aniversário mais úmida pode seguir esta dica de ouro: juntar duas colheres de sopa de Creme de Leite NESTLÉ em uma xícara de chá de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral e espalhar a mistura na massa já assada.
Acerte na hora de fatiar
É comum a gente se atrapalhar na hora de partir o bolo. Para evitar pequenos desastres, o segredo é prestar atenção no jeito de cortar e levantar os pedaços. Para cortar, use uma faca grande sem serra. Para levantar a fatia, use uma espátula.
É importante prestar atenção à temperatura do forno recomendada na receita. O fogo baixo ou alto demais atrapalha o processo de assar e pode fazer o bolo murchar ou solar. Pré-aquecer é sempre o indicado e também não ficar abrindo e fechando o forno antes do tempo certo
Deixe-o na geladeira, protegido com uma embalagem que pode ser de papelão ou plástico.
Quando falamos de bolo de aniversário, o ideal é deixar na geladeira por no máximo três dias.
Pode sim, mas é preciso alguns cuidados. Envolva os pedaços que sobraram primeiro em plástico filme e depois em papel alumínio. Coloque em um recipiente de plástico com tampa e ele poderá ficar no congelador por até 4 meses.
Tire o bolo do congelador e passe para a geladeira. Ele precisa ficar armazenado lá por pelo menos uma noite. No dia seguinte, tire o bolo do recipiente e deixe na temperatura ambiente por até duas horas.
Pode fazer a massa em uma fôrma de outro tamanho?