Os rins desempenham um papel crucial na limpeza do sangue, filtrando toxinas que circulam na corrente sanguínea e eliminando-as por meio da urina. No entanto, quando o filtro do corpo não funciona corretamente, as impurezas podem se acumular nos rins, potencialmente resultando na formação de pedras e outras doenças renais.
Qual a causa das pedras nos rins?
As pedras nos rins podem surgir por diversas razões, sendo os maus hábitos alimentares e a predisposição genética os principais contribuintes. Esses fatores podem levar ao acúmulo de toxinas no sangue, dificultando o trabalho de filtragem dos rins e favorecendo o surgimento das dolorosas pedras.
Quais são os sintomas causados pelas pedras nos rins?
Os sintomas das pedras nos rins podem variar, sendo que em alguns casos raros, elas podem não causar sintomas perceptíveis. No entanto, a maioria dos pacientes relata experimentar sintomas como:
- Dor aguda, iniciando nas costas e irradiando para a região da virilha;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Dificuldade para urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Infecções urinárias frequentes;
- Aumento do fluxo urinário.
Caso você tenha algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico!
Como é feito o tratamento para pedras nos rins?
O tratamento para pedras nos rins pode ser feito de duas maneiras:
Tratamento com medicamentos: depois de tomar os remédios, o paciente expele espontaneamente os cálculos pela urina;
Intervenção cirúrgica: em alguns casos, como quando, depois de tomar os remédios, as pedras não saem pela urina, é necessário fazer uma cirurgia para quebrar os cálculos para depois retirá-los dos rins.
Caso o seu médico não indique nenhum desses tratamentos, as ervas naturais podem dar uma mãozinha para eliminar as pedras nos rins. O tratamento natural para essa doença, em alguns casos, pode ser feito com a ajuda dos chás para expelir pedras nos rins. Essas bebidas são feitas por meio da infusão de alimentos medicinais, como a salsa, o chapéu de couro, o quebra-pedra e ohibisco. Todas essas plantas possuem uma característica comum: elas têm ação diurética no organismo – ou seja, aumenta o fluxo urinário, o que ajuda a eliminar pelo xixi o excesso de líquido e sódio no corpo.
Chás para expelir as pedras nos rins
A ação dos chás para expelir pedras nos rins pode ser um pouco diferente dependendo da composição da erva com que é feito. Alguns ajudam a evitar que os cristais de oxalato de cálcio, substância química que está mais presente na composição dos cálculos renais, se juntem uns aos outros e aumentem o tamanho das pedras. Já outros estimulam a produção de urina, o que ajuda a eliminar os cálculos pelo xixi. Confira abaixo algumas infusões que, sob prescrição médica, podem ser preparadas para conseguir esse efeito!
1. Chá para expelir pedra nos rins: chá de salsa
A salsa costuma estar na cozinha dos brasileiros como um tempero delicioso para diversos tipos de receitas. Mas essa não é a única função desse ingrediente! A salsa, além de oferecer uma gama de nutrientes, também ajuda a combater os cálculos renais. O chá para expelir pedras nos rins feito com a planta, por ser rico emferroe flavonóides, possuipropriedades diuréticase depurativas, que aumentam a quantidade de xixi produzida, o que ajuda a eliminar as pedras nos rins.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher (chá) de salsa fresca picada (com caule).
Modo de preparo:
Ferva a água, retire a água do fogo e em seguida junte a salsa na água fervida e mexa bem. Deixe em repouso por 20 minutos e tome ao longo do dia.
2. Chá para expelir pedra nos rins: chá de chapéu-de-Couro
Dependendo da região do brasil, o chapéu-de-couro pode ser chamado por diversos nomes, como chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mineiro, aguapé e por aí vai. Mas a unanimidade entre todas as localidades que conhecem essa planta medicinal é que o chápeu-de-couro é um ótimo chá para expelir pedras nos rins! Ele é capaz de produzir esse efeito porque possui função diurética e depurativa, que ajuda a eliminar os cálculos renais pelo xixi.
Ingredientes:
- 1 grama de folhas de chapéu-de-couro secas;
- 150 mL de água.
Modo de preparo:
- Coloque as folhas de chapéu-de-couro numa panela com a água e deixe ferver durante 10 minutos. Pode ser bebido logo após o preparo e até 3 vezes ao dia.
3. Chá para expelir pedra nos rins: chá de quebra-pedra
Certamente, de todos, o mais famoso chá para expelir pedras nos rins é o chá de quebra-pedra. A infusão faz parte da medicina popular há muitos anos, e recentemente seus efeitos na saúde foram atestados pela ciência. Estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo atestaram que a infusão da planta tem o poder de frear o aumento das pedras nos rins e de evitar que se formem novas. Além disso, o chá quebra-pedra ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico e a diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas de quebra-pedra
- 1 litro de água
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo para ferver por cerca de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, coe e beba ao longo do dia.
4. Chá para expelir pedra nos rins: chá de hibisco
Por essa, provavelmente, esperava! O hibisco é famoso por suas propriedades antioxidantes, anticoagulantes, e por favorecer o emagrecimento. Mas você sabia que ele também é um ótimo chá para expelir pedras nos rins? Isso acontece porque a bebida estimula a eliminação de líquidos pela urina, ou seja, ela possui ação diurética.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de hibisco seco;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferva a água e depois adicione o hibisco seco, deixe repousar por 15 minutos, coe e beba em seguida. Este chá pode ser consumido até 4 vezes por dia.
Como prevenir as pedras nos rins?
Além de consumir os chás para expelir pedras nos rins, algumas mudanças de hábitos podem te ajudar a prevenir o desenvolvimento dessa doença:
- Consumir mais líquidos (água e sucos naturais), principalmente bebidas cítricas, como suco de laranja e suco de limão;
- Diminuir o consumo de sal e carne vermelha, pois uma quantidade grande de sódio e proteína animal no organismo aumenta a acidez da urina e incentiva a eliminação do cálcio pela urina, o que favorece a formação de cristais;
- Consumir alimentos ricos em fibras, pois elas ajudam na correta absorção do cálcio, evitando seu acúmulo nos rins;
- Praticar atividade física com frequência;
- Manter-se no peso recomendado.
Caso você esteja tendo sintomas iniciais de pedras nos rins, não deixe de procurar a orientação de um médico, e, caso seja possível eliminar a doença de maneira natural, converse com seu nutricionista para que ele inclua os chás para expelir pedras nos rins na sua dieta! E se você quiser conhecer mais receitas naturais e aprender algumas dicas para se exercitar sem sair de casa, não deixe de dar uma passadinha nos outrospostsdo Que Bem Que Faz!
Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/calculo-renal-pedra-no-rim/
https://revistapesquisa.fapesp.br/pedras-sob-controle/ http://periodicos.unibave.net/index.php/viveruniversidade/article/download/45/38#page=194
https://bvsms.saude.gov.br/calculo-renal-pedra-no-rim/
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1332082036Litiase_Renal.pdf