Existem milhares de tipos de peixes comestíveis ao redor do mundo. A quantidade exata é um tanto quanto indefinida, devido à grande variedade e às tradições alimentares de cada região. No Brasil, a espécie mais consumida é a tilápia, que cai bem tanto em preparações mais elaboradas como simplesmente frita, acompanhada de uma boa cervejinha. Mundialmente, quem mais faz sucesso é o atum, seguido pelo salmão e pela sardinha. No artigo de hoje, vamos te apresentar algumas sugestões de preparo com esses tipos de peixes e alguns outros que dão um show de sabor! Vem com a gente!
Peixes de água salgada e água doce: diferenças e receitas
Estima-se que existam por volta de 34 mil espécies de peixes em todo o mundo, sendo 41% de água doce, 58% de água salgada e 1% movimentam-se entre doce e salgada ao longo da vida. Como a carne dos peixes absorve o sabor e o aroma do ambiente em que vivem e dos alimentos que consumiam, o gosto e a textura de peixes de água salgada e água doce podem variar bastante:
Peixes de água salgada
Devido ao sal e às propriedades da água salgada, os peixes que habitam esses ambientes tendem a ter um sabor mais acentuado e ligeiramente salgado, mesmo sem temperar. Eles também tendem a ter uma carne mais escura e mais firme, por conta da presença do ômega-3. Veja os tipos de peixe de água salgada mais consumidos e algumas sugestões de receitas deliciosas!
Salmão
O salmão é um dos peixes mais saborosos e mais versáteis na cozinha. Com ele, é possível realizar preparações deliciosas e combinações surpreendentes entre sabores doces, salgados e até ácidos. Veja algumas sugestões de receitas com o ingrediente:
Salmão grelhado
1. Salmão ao Molho de Maracujá: a receita de salmão grelhado com molho de maracujá é uma das mais clássicas quando se trata de preparos que combinam proteína animal com frutas. É simples de fazer e fica uma delícia!
Mas essa não é a única combinação possível! Você pode preparar o seu salmão grelhado de diversas maneiras diferentes. Veja abaixo:
2. Salmão em Cama de Legumes e Caramelo de Gengibre
3. Salmão Grelhado com Molho de Vodka e Amêndoas
4. Filé de Salmão com Molho de Limão e Dill
5. Salmão com Crosta ao Limone Molico
6. Salmão Gre[lhado com Molho de Laranja
7. Salmão ao Molho de Limão e Ervas
8. Salmão Grelhado com Molho Teriyaki
9. Salmão com Mangas
10. Peixe Grelhado com Aspargos
11. Salmão Grelhado com Purê de Brócolis
Outras formas de preparar o salmão
12. Ceviche de Salmão com Disquinhos de Tapioca: o ceviche de salmão é preparado com cubos do peixe fresco, leite de coco fresco, coentro, gengibre, abacate maduro e disquinhos crocantes de tapioca.
13. Poke de Salmão: o poke de salmão é servido com arroz japonês, tomate, cebola, tarê e gergelim.
14. Escondidinho de Mandioquinha e Salmão: preparado com purê de mandioquinha, salmão cozido e desfiado, tomate e cebola, este escondidinho é uma ótima opção para o almoço ou jantar.
15. Mini Quiche Express de Salmão: é express porque, em menos de uma hora, você prepara 18 porções individuais deliciosas! A massa de Biscoito Nesfit® Mix de Gergelim triturado é recheada com salmão assado e requeijão cremoso.
Bacalhau
O bacalhau é um dos tipos de peixe de água salgada mais consumidos no Brasil, principalmente no período de quaresma e Páscoa. Sua carne é conhecida pelo sabor marcante e aroma inconfundível!
Bacalhau assado
16. Gratin de Bacalhau com Requeijão e Batata: envolvido em uma mistura cremosa de Leite Ninho®, gemas e farinha de trigo, o bacalhau é levado ao forno com uma cobertura generosa de Requeijão Nestlé® e queijo parmesão.
E não é só assim que dá para preparar o bacalhau no forno! Temos mais sugestões de peixe gratinado, lasanha e escondidinho:
17. Lasanha de Bacalhau
18. Bacalhau Maravilha
19. Escondidinho de Bacalhau e Cará
20. Escondidinho de Bacalhau
Atum
O atum, dos tipos de peixe de água salgada desta lista, é o mais famoso e versátil de todos. É uma carne magra e saborosa, que cai bem em preparações cruas – como sashimi e sushi – e também em tradicionais, grelhadas, cozidas e até em conserva.
Lanches rápidos com atum
21. Sanduíche de Atum e Ervas Molico: parece que o atum foi feito para os lanches rápidos, não acha? Sua carne de sabor marcante, nesta receita, é acompanhada de pão de forma integral, cenoura ralada, castanha-de-caju e rúcula. É rápido de fazer e fica muito bom!
Veja outras formas de preparar lanches gostosos e práticos com atum!
22. Rolinho de Pão com Patê Cremoso de Atum com Ninho
23. Recheio Cremoso de Atum em Conserva e Parmesão
24. Wrap Delícia feito com Atum e Requeijão
25. Wrap Divertido com Queijo Branco e Beterraba
26. Lanche Refrescante com Salsão e Rúcula
27. Wraps Divertidos de Atum e Iogurte
28. Ciabatta Especial com Atum e Rúcula
29. Sanduíche Atum e Creme de Leite
Peixes de água doce
Os peixes de água doce tendem a ter um sabor mais suave e delicado, com menos notas salgadas do que os que se desenvolvem em águas marítimas. Dependendo da espécie, da alimentação e das condições em que são criados, eles também podem ter a carne mais clara e mais macia. Veja os tipos de peixe de água doce mais consumidos e algumas sugestões de receitas com eles:
Tilápia
A tilápia é um dos peixes mais gostosos e mais acessíveis – é possível encontrá-lo em praticamente qualquer lugar! Sua carne macia e saborosa rende preparações deliciosas!
Filé de tilápia
30. Filé de Tilápia Copacol com Crosta de Parmesão: a maneira mais comum de consumir tilápia são os filés, eles são super gostosos e versáteis na cozinha. Nesta receita, os preparamos com um crostinha crocante e deliciosas de queijo parmesão!
Mas essa não é a única receita possível com o corte, veja mais algumas opções:
31. Filé de Tilápia Copacol ao Molho de Coco e Ervas
32. Moqueca Fácil com Filé de Tilápia Copacol
33. Filé de Tilápia Empanado Copacol com Molho de Maracujá e Alecrim
34. Ceviche Refrescante com Filé de Tilápia Copacol
Pacu
35. Pacu à Escabeche: o pacu é abundantemente encontrado em diversas regiões do Brasil, mas principalmente na bacia Amazônica e na bacia do Rio Paraná. Nesta receita, a carne é servida com um molho de pimenta malagueta, cheiro verde e cebola.
36. Peixe na Folha de Bananeira: outra forma deliciosa e tradicional de preparar o peixe é servi-lo com folhas de bananeira assadas.
Tambaqui
37. Costela de Tambaqui Assada: por fim, o tambaqui, um peixe de escama de água doce muito apreciado em várias regiões do país. Nesta receita, o corte do peixe é temperado com limão e azeite, e levado ao forno.
E se quiser conhecer os benefícios do atum e da tilápia na sua alimentação, não deixe de visitar o Que Bem que Faz, o portal de saúde e bem-estar da Nestlé!
Perguntas frequentes
-
Quais são os tipos de peixe mais comuns?
Entre os peixes mais comuns na culinária mundial estão o atum, o salmão e o bacalhau, que são opções acessíveis e saborosas para refeições variadas o ano todo.
Quais são os peixes mais saborosos?
Se você gosta de peixes de sabor mais marcante, talvez a melhor alternativa sejam os peixes de água salgada, como atum, bacalhau, salmão e merluza. Mas, se prefere sabores mais suaves, tilápia podem ser ótimas opções!
Peixes são nutritivos?
Sim! Os peixes são ricos em variados nutrientes, vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde.