Dicas
- Se desejar, você pode adicionar à massa 100 g de coco seco ou 250 g de coco fresco ralado.
- Para um sabor de milho mais forte, prepare o bolo sem coar o bagaço. Nesse caso, basta bater o milho com o restante dos ingredientes no liquidificador. Não é necessário peneirar a massa, nem adicionar a água que seria utilizada para processá-lo.
- O Bolo de Milho pode ser congelado, desde que bem embalado, por até 3 meses.
- Para substituir as espigas em sua receita de Bolo de Milho, você deve usar 2 latas de milho enlatado, de 200g cada uma. Ou seja, 400g de milho enlatado.
- Para garantir que o bolo não murche preste atenção em como seu Bolo de Milho foi assado. Forno alto demais não garante estrutura interna e o bolo pode murchar; já o forno baixo demais faz com que o bolo não cresça.
O ideal é deixar o bolo em temperatura constante e o forno precisa ser pré-aquecido a 180ºC. Além disso, após o tempo correto de forno, deixe que ele termine de assar com o forno desligado para não correr o risco de murchar.
- O Bolo de Milho pode amargar por conta do milho utilizado, muito milho pode deixar o bolo amargo, especialmente pela qualidade do milho enlatado. O ideal é seguir a receita e, se preferir, pode aumentar levemente a quantidade de açúcar.
- Uma boa calda de goiabada caseira firme, ou então apenas açúcar de confeiteiro polvilhado são ótimas coberturas para seu Bolo de Milho. Aqui a criatividade que manda, então caso você queira inovar e fazer um brigadeiro branco saborizado, também é possível, bastando que deixe a consistência mais mole para usar como calda.
Tamanho da forma descrita é muito pequena pra quantidade de massa! Fiz na forma de 20cm com furo no meio e a massa, ainda crua, quase transbordou na forma. Mas durante o cozimento não transbordou. Cresceu. Apenas demorou muito a assar e ficou super escuro.