O que deseja fazer com essa Receita:

Foto de um prato branco cheio de yakissoba com frango e legumes. Encostado ao prato há duas colheres
Maggi
Testada

Yakissoba de Frango com legumes

Receita de Yakissoba de Frango frango em tiras com legumes: cenoura, acelga e brócolis com MAGGI Caldo Legumes e molho de soja

Dificuldade Fácil
Porções 4
Total 35 min

Ingredientes

Modo de Preparo

Dica

- O óleo de gergelim pode ser substituído por azeite.
- O macarrão de Yakissoba pode ser substituído por talharim.

Dica de Ingrediente

Pimentões recheados são uma opção saborosa e versátil. Prepare-os em maiores quantidades e congele porções individuais para usar no futuro. Retire a parte branca interna do pimentão para reduzir sua característica indigesta.

Dica Alimentar

Varie as cores dos pimentões para adicionar uma apresentação vibrante aos pratos. Pimentões assados também podem ser usados em molhos e saladas.

Dica de Ingrediente

Descongele o frango na geladeira e nunca à temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias.

Dica Alimentar

Experimente assar o frango com pele para obter uma carne mais suculenta, depois retire a pele antes de consumir, se preferir reduzir a ingestão de gordura.

Dica Nutricional

Os pimentões são ricos em vitamina C e antioxidantes. Considere incluí-los em preparações para aumentar o valor nutricional.

Dica Nutricional

A carne de frango é uma excelente fonte de proteína magra. Prefira a peitoral de frango sem pele para uma opção mais saudável e menos calórica.

Dúvidas comuns sobre Yakisoba

  • O que fazer quando o Yakisoba fica salgado?

    Se o Yakissoba já está pronto e ficou salgado, o ideal é cozinhar mais macarrão sem sal e misturar, assim o tempero ficará mais homogêneo. De qualquer forma, é sempre importante ir experimentando durante o preparo, especialmente quando se adiciona o óleo de gergelim e outros temperos.

  • Qual o macarrão para Yakisoba?

    Os dois tipos mais comuns e consumidos são o Lámen (feito com farinha de trigo e ovos) e o Soba (feito com trigo sarraceno), massas mais baratas e de fácil preparo. O ideal é procurar aquela que seja indicada no preparo de Yakissoba, comumente encontradas em mercados e lojas especializadas de produtos orientais.

Yakissoba de Frango com Legumes combina com...

Aquele almoço especial! Por se tratar de uma receita relativamente simples e por trazer como elemento principal o macarrão, acaba sendo uma ótima pedida para dar aquela variada no cardápio. E o melhor de tudo é que ele serve como uma refeição completa, já que a receita mais comum tem legumes, verduras e até mesmo alguma proteína.


Tudo sobre a receita de Yakissoba de Frango com Legumes

Origem, história e curiosidades

O prato que conhecemos hoje no Ocidente como yakissoba tem origem japonesa, com seu nome significando macarrão (sobá, um tipo específico de macarrão feito com trigo sarraceno) frito (yaki). No entanto, a origem de seu material-base é chinesa, cujos relatos do preparo de macarrão com farinha de trigo sarraceno datam de 10 mil anos antes de Cristo. Uma tradição milenar!

A técnica chinesa traz algumas características especiais ao prato, pois sua massa é feita com base em uma água alcalina chamada de kansui (ou jian shui, em chinês). Essa água de soda cáustica confere ao macarrão uma tonalidade amarelada, além de tornar a textura da massa muito particular, mais elástica e macia.

No início do século XX, o yakissoba ganhou popularidade como comida de rua japonesa, quando começou a dominar os pequenos negócios de carrinhos de comida. Não existe uma origem clara de quando o prato ganhou a forma como conhecemos hoje, mas a mais aceita é a de que ele tenha surgido na cidade de Yokote, na província de Akita, logo após a Segunda Guerra Mundial.

Naquela época, pequenas lojas de lanches e doces, chamadas dagashi-ya, vendiam lanches simples e baratos, como okonomiyaki (panquecas salgadas), e foi em uma delas que alguém teve a ideia de fazer um macarrão frito em uma teppan (grelha de ferro). Outras fontes afirmam que a real origem se deu no pós-guerra, em Asakusa, região de Tóquio.

Diferente de outras massas da cultura oriental, como o ramen, o yakissoba é muito fácil de ser preparado, com seu macarrão cozido no vapor ou fervido antes de fritar. Até hoje, ainda é uma das comidas de rua mais populares do Japão, vendidas especialmente durante os festivais de verão (natsu matsuri), junto com o yakitori (espetinho de frango frito) e takoyaki (bolinho de polvo frito).

No Ocidente, além do sobá, o macarrão de lámen também é utilizado no preparo do yakissoba.


Variações da receita

O yakissoba pode ter várias combinações, tendo apenas legumes ou a inclusão de alguma proteína animal. Confira algumas delas:


Dicas especiais e complementares

  • Você pode acrescentar molho inglês para ressaltar ainda mais o sabor agridoce do prato
  • É possível substituir o óleo de gergelim por azeite.
  • O macarrão de yakissoba pode ser substituído por macarrão de lámen ou por talharim. A textura do prato é diferente, mas o sabor não se altera tanto.

Dúvidas comuns sobre Yakissoba de Frango

  • Qual é a origem do yakissoba?

    Com base em um macarrão oriundo da China, há vários relatos conflitantes, mas a certeza é de que o prato surgiu no Japão durante o século XX, em um período próximo da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de um macarrão de trigo sarraceno frito em uma chapa, misturado a vários ingredientes.

  • Que tipo de macarrão deve ser usado para fazer yakissoba?

    Você vai encontrar yakissobas feitos com dois tipos de macarrão: o lámen, feito com farinha de trigo comum e ovos; e o sobá, com base na farinha de trigo sarraceno. Caso você queira fazer a receita mais próxima da tradicional, procure mercados e lojas especializadas em produtos orientais

  • O yakissoba ficou muito salgado! E agora?

    Se o yakissoba já está pronto e ficou salgado, o ideal é pegar um pouco mais de massa à parte e cozinhá-la sem sal, assim o tempero ficará mais balanceado. Na hora de preparar o prato, fique atento para não pesar a mão no óleo de gergelim ou nos molhos, que já podem conter sal embutido.

X