Ah, o Natal! Tem momento mais lindo e saboroso durante o ano? A data inspira muitos sentimentos nas pessoas – os adultos voltam a ser crianças, e os jovens sentem-se mais velhos com mais um ano chegando ao fim. Contudo, para manter viva a magia do Natal, são necessários alguns preparativos, que, quando deixados para última hora, podem se tornar uma grande dor de cabeça. Para te salvar disso, aqui vai nossa primeira dica para a lista:
Comece a planejar sua festa com antecedência.
O fim de ano se aproxima e é marcado o início da temporada de corridas às lojas! E se você é principiante na organização de festas de final de ano, verá que os desafios são muitos: além de certificar-se de que todos os convidados irão comparecer, será necessário atentar-se a todos os itens para uma festa completa e bem-feita. Sendo assim, não deixe tudo para a semana que antecede o Natal!
A decoração deve ser sua aliada.
Se você seguiu nossa primeira dica e começou cedo as comprinhas, pode ir para o próximo item da lista: a decoração de Natal! Se preparar com antecedência irá te dar alguns dias extras para escolher com cuidado cada detalhe e deixar sua decoração perfeita. Mas, não ache que a decoração de Natal se resume apenas à árvore: existem mil e uma possibilidades para deixar a data ainda mais mágica.
Por isso, durante suas compras, lembre-se de adquirir itens para decoração da área externa – ou seja, uma guirlanda, presépio e até os clássicos pisca-piscas coloridos (ou de uma cor só, o que preferir). Já no interior da casa, é uma boa ideia escolher itens com tecidos estampados, laços dourados e outros elementos em vermelho. Outros itens, como árvore de Natal e decorações de mesa, são essenciais para fazer a magia natalina acontecer!
Escolhendo os presentes de Natal
Chegou o momento de você escolher os presentes! Para alguns, é a parte favorita – já para outros, é um momento de indecisão. Presentear os familiares ou amigos é uma questão sensível para muitas pessoas, mas não fique em pânico!
Escolher os presentes pode ser uma atividade divertida para todo mundo e você irá se surpreender com o quanto já conhece as pessoas que você ama.
Receitas de Natal: planeje o cardápio com cuidado
Decorações e presentes, ok! Está se aproximando a hora de começar a pensar no cardápio de Natal.
As refeições durante a véspera e dia de Natal são um destaque desta data mágica e um momento especial para toda família – já que, além de um dia de celebração, é a hora em que todos se reúnem para comer e colocar a conversa em dia, estreitando os laços de afeição.
Entretanto, não podemos esquecer que a festa vai muito além da ceia! São quase 48h de muitas receitas de Natal que você e seus convidados irão desfrutar, portanto, prepare-se para ter um cardápio completo!
Nossa dica é saber equilibrar as quantidades desde as entradas até a sobremesa para não sobrar – ou pior, acabar faltando! A seguir, você irá descobrir conosco todas as etapas para fazer um cardápio de Natal inesquecível.
Entradas e saladas para a ceia de Natal!
Não é uma boa escolha deixar todos sem comes e bebes até a meia noite; sendo assim, uma entrada bem escolhida pode servir como petisco para os convidados beliscarem antes da ceia de Natal.
São diversas as opções de receitas de Natal que servem como bons petiscos, sejam à base de legumes, saladas, frios, massas e até carnes, e que não podem faltar no cardápio de Natal!
A farofa natalina não pode faltar.
Se tem um prato versátil e típico das festividades no Brasil é a farofa. Ela tem presença garantida de janeiro a dezembro, e não podia ser diferente no cardápio de Natal! Muito prática, saborosa e econômica, a farofa é uma ótima opção para você compor sua mesa, pois combina com uma grande variedade de alimentos.
Suas receitas vão desde as mais adocicadas, contando com a uva-passa, até as mais tradicionais, que adicionam ovos e carnes. Confira várias receitas de Farofa natalina aqui!
Receitas de Natal: o clássico é sempre bem-vindo!
Algumas receitas de Natal clássicas precisam ser incluídas no cardápio – afinal, elas são deliciosas! Entre as indispensáveis temos: peru de Natal, salpicão, arroz à grega, fricassês, entre outros.
Optar por um prato natalino clássico não significa que você não pode inovar: existem inúmeras formas de preparar essas receitas de Natal e surpreender seus familiares!
Sobremesas para o Natal
É chegado o momento tão aguardado para muitas pessoas: as sobremesas de Natal! Este é o momento em que o céu é o limite, e você pode realizar seus sonhos açucarados mais profundos. Mas, se quiser uma ajudinha, estamos aqui para ajudar na hora de preparar a sobremesa da ceia de Natal!
Dentre as opções de receitas de Natal para sobremesa mais populares temos o clássico pavê, tão querido pelos tios e tias de todo Brasil, e diversas opções de rabanadas que vão deixar todos com água na boca. Hummm!
Almoço de Natal: não pode faltar!
O almoço de Natal é um bom momento para convidar amigos que não participaram da ceia no dia anterior. Por isso, você pode tomar algumas decisões para caprichar no cardápio do almoço de Natal.
A primeira é: reaproveitar ou não a ceia? Se as festas de Natal na sua família são marcadas por muitas gostosuras à mesa, provavelmente sobraram alguns pratos da noite anterior; então, não exagere na hora de preparar seu cardápio do almoço de Natal. Porém, se você estiver esperando um número maior de convidados, é interessante ter pratos pensados exclusivamente para a ocasião.
Agora já dá para oferecer um Natal inesquecível para sua família! Aproveite e confira as inúmeras Receitas Nestlé disponíveis no site. Além disso, você pode aproveitar nossas Foodlists, ou criar uma para salvar suas receitas mais queridas.
Perguntas frequentes
-
Quais as melhores receitas de Natal para a ceia?
Dentre as receitas de Natal mais populares na ceia estão: peru de natal, carnes, massas, farofa, arroz com passas, fricassés, entre outros. Você pode conferir mais no site Receitas Nestlé.
-
Como montar um bom cardápio para o Natal?
Ao decidir o que comer na noite de Natal é bom ter em mente o cardápio de Natal ideal. Nele, não podem faltar aperitivos, acompanhamentos, saladas, farofa, sobremesas e, é claro, o prato principal.
Fontes
https://casaefesta.com/ceia-de-natal-simples/
https://www.panelinha.com.br/home/Natal-2018
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/guia-da-cozinha/ceia-de-natal-12-receitas-incriveis-para-deixar-toda-a-familia-satisfeita,65f7720083501c5a7906fa735642e91brbghothz.html
https://www.triider.com.br/blog/preparativos-para-o-natal-dicas/
https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/como-escolher-presente-para-amigo-secreto-conheco-pouco/#:~:text=Observe%20os%20lugares%20que%20a,algum%20time%2C%20e%20até%20dar
https://domanjericao.com.br/2017/12/receitas-de-entradas-e-petiscos-para-o-natal.html
https://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2019/12/20/de-comer-com-os-olhos-aprenda-a-organizar-uma-ceia-de-natal/