O que é a cebola
Você sabe o que é a cebola? Esse vegetal nos acompanha desde a infância. Quem nunca tomou uma sopa de cebola na casa da vovó? Ou a utilizou como acompanhamento naquele almoço de domingo?
Pois é, a cebola é um vegetal que além de muito nutritivo nos oferece muitas possibilidades de receitas.
Antes de continuar o texto, vamos falar um pouquinho mais sobre a cebola.
Seu nome científico é Allium cepa. Seu nome popular — esse você já conhece — é a famosa cebola.
Quem nunca usou cebola para temperar toda sorte de pratos, não é verdade?
Além de muito saborosa, tem ainda muitas propriedades que beneficiam a saúde. Além de muito saborosa, tem ainda muitas propriedades que beneficiam a saúde. Alguns benefícios da cebola incluem propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, hipoglicemiantes, antioxidantes, anticancerígenas e antivirais.
Podemos concluir, com toda segurança, que seu consumo regular nos ajuda a manter nossos órgãos, principalmente o coração, funcionando bem.
A cebola branca, roxa e amarela são as mais populares variedades. Podem ser apreciadas das mais diversas formas, quer sejam assadas, fritas, ao forno, em conserva, no arroz, em molhos, grelhadas e de outras formas conforme a imaginação do cozinheiro.
Mas de onde será que veio essa hortaliça tão popular em nossas mesas?
De onde veio a cebola
Apesar de fazer parte de nosso cotidiano, a cebola veio do outro lado do mundo.
Ela teve sua origem na Ásia Central, espalhando-se, desde então, por todo o mundo. É um condimento utilizado por quase todos os povos, e o brasileiro não é exceção.
Depois de chegar à Europa, foi trazida pelos colonizadores para as Américas. A princípio era plantada apenas na Região Sul do Brasil, mas se espalhou rapidamente.
Hoje em dia seu cultivo vai desde a região Nordeste até os estados do Sul, abraçando todo nosso extenso país.
A popularidade da cebola no Brasil
Para se ter uma ideia da popularidade da cebola basta saber que é o terceiro legume mais cultivado no mundo e o terceiro mais significativo no Brasil em matéria econômica.
É provável que não exista nenhuma cozinha no Brasil que não use essa hortaliça, uma vez que é uma das preferidas para dar gosto à maioria dos pratos, como a famosa carne de panela com batata e cebola . A cebola também é usada em acompanhamentos, como a clássica farofa de cebola e cebolinha e a salada agridoce .
A produção no Brasil é imensa, e a coloca em oitavo lugar no ranking mundial. Os três maiores produtores nacionais de cebola são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Como usar a cebola
A cebola pode ser usada para diversas finalidades. A principal delas, claro, é no uso alimentício. Seja refogada, crua, cozida, frita, em receitas, etc.
Além desse uso, a cebola pode ser usada como uma boa colaboradora em recurso terapêutico caseiro para gripes. Chá de cebola, associado ao gengibre, manjericão e alho, por exemplo, pode auxiliar no combate aos resfriados
Como armazenar a cebola
Como todo alimento sujeito à decomposição, o ideal é guardar a cebola em lugar seco e arejado. Aconselha-se também comer essa iguaria em no máximo sete dias.
Depois de cortada, no entanto, a cebola deve ser guardada em um vasilhame fechado e degustada em no máximo dois dias.
Os benefícios do consumo de cebola
Alguns dos benefícios de se consumir cebola são:
- É diurética
- Possui ação anti-inflamatória
- Ajuda na prevenção do câncer
- Controla a glicemia
- Combate o envelhecimento da pele
- Previne prisão de ventre
- Aperfeiçoa a circulação
Principais receitas e uso da cebola
Seguem, abaixo, algumas das principais receitas que levam cebola.
Quiche não tem erro. Você sempre acerta com ele. Quase todo mundo adora. Uma das receitas mais populares é a quiche de cebolas caramelizadas .
Outra delícia são as cebolas caprichadas .
Já o pão de cebola com aveia e ervas é feito no liquidificador e pode ser acrescentado de manjericão, alecrim e tomilho.
A linguiça acebolada ao vinho nada mais é do que a linguiça calabresa assada com cebolas, vinho tinto e MAGGI Tempero e Sabor. É uma delícia!
Aproveite e confira outras dicas em nosso blog e não deixe de conferir as opções disponíveis em Receitas Nestlé para ter um cardápio completo!
Perguntas frequentes
-
O que causa comer muita cebola?
Estudos apontam que consumir cebola em demasia, tanto cozida, quanto crua, pode amplificar a percepção de inchaço, a formação de gases e acentuar a azia, sobretudo naqueles que já têm um histórico dessa doença.
-
Pode guardar cebola na geladeira?
Não, não é seguro guardar cebola na geladeira. Nunca faça isso. Elas atraem bactérias, sobretudo as cruas.
Outro detalhe importante é nunca guardar a cebola depois de cortada para ser usada mais tarde. Isto não é seguro. Não adianta lacrar em um saco e depois colocar na geladeira.
-
Como tirar a acidez da cebola?
Tirar a acidez da cebola é um procedimento simples. Basta colocar açúcar na proporção de uma colher de chá para cada cebola. Junte e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos.
Caso queira uma cebola com aquela consistência apetitosa que estala ao ser trincada, e com um gosto mais leve, é só misturar com água gelada. Essa é a forma preferida para se usar em pizzas, lanches e saladas.
-
Como armazenar a cebola?
Como todo alimento sujeito à decomposição, o ideal é guardar a cebola em lugar seco e arejado. Aconselha-se também comer essa iguaria em no máximo sete dias.
Depois de cortada, no entanto, a cebola deve ser guardada em um vasilhame fechado e degustada em no máximo dois dias.
Fontes:
https://www.tuasaude.com/beneficios-da-cebola/
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/14/cebola-faz-bem-para-o-coracao-6-motivos-para-inclui-la-no-prato.htm
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/10/29/cebola-combate-dezenas-de-doencas-e-ainda-ajuda-a-emagrecer.htm
https://www.bancodasaude.com/noticias/sabe-quais-sao-os-riscos-associados-ao-consumo-de-cebola/
https://www.receitadevovo.com.br/receitas/cebolas-em-conserva