O que deseja fazer com essa Receita:

16 pedaços de bolo de chocolate com calda em cima de uma toalha branca que está em cima de uma tábua de madeira. Todos do mesmo tamanho
Dois Frades
Testada

Bolo de Chocolate com Calda (Bolo Peteleco)

Receita de Bolo de Chocolate com Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades e Calda de Chocolate com raspas de laranjas

Dificuldade Fácil
Porções 28
Total 60 min

Ingredientes

  • Massa

  • Calda

Modo de Preparo

Massa

Calda

Bolo de Chocolate combina com...

Pensou em bolo para um cafezinho? É Bolo de Chocolate. Bolo para um break a tarde? Bolo de Chocolate. Bolo de sobremesa? Bolo de Chocolate!

Essa receita já é tradição na culinária caseira dos brasileiros. A união de um bolo fácil e saboroso torna ele um queridinho de qualquer um que adora cozinhar, e especialmente para aqueles que são fãs de um bom doce.

Contudo, há bolos e bolos de chocolate! Alguns são ideais para ser consumidos num café, outros combinam com a sobremesa. Esta opção com calda de chocolate, também chamado de Bolo Peteleco, vai bem com a ocasião que você desejar!

Além disso, pela versatilidade, você pode incrementá-lo com outras cremosidades da sua cozinha e é muito bem acompanhado com um leite, café, pingado ou até mesmo um leite com NESCAU.

Se já deu vontade até aqui, se prepare para mais curiosidades deliciosas!

Tudo sobre a receita de Bolo de Chocolate

Origem, história e curiosidades

Os bolos decorados e recheados têm início no século XVI, onde tornou-se comum servi-los durante a celebração do casamento entre nobres. O Bolo de Chocolate, por sua vez, é uma sobremesa que tem seu espaço na história culinária há cerca de 300 anos, muito associado a descoberta da iguaria vinda do novo mundo. Naquele período, esse tipo de sobremesa era uma exclusividade, pois os melhores chocolates, bem como outros ingredientes, eram muito dispendiosos e difíceis de se trabalhar.

Dessa maneira, foi apenas na história contemporânea que eles deixaram de ser servidos somente na mesa de aristocratas para se popularizar no mundo todo.

E a Nestlé desempenhou papel fundamental nesse processo através de Daniel Peter e Henri Nestlé, onde na Suíça desenvolveram o chocolate aromatizado com avelã e o queridinho chocolate ao leite.

Variações da Receita

As opções para criar o Bolo de Chocolate são muitas, além do tradicional meio amargo existem hoje inúmeras combinações. No nosso site algumas das mais saborosas são:

Dicas especiais

Não quer errar na hora de preparar seu Bolo de Chocolate? Não se preocupe, não há mistérios com essa receita, mas é preciso estar atento a alguns detalhes para o bolo não solar, ou ficar com sabor aquém do esperado:

  • Escolha o chocolate em pó para seu bolo com cuidado, por isso, nós sugerimos o NESTLÉ® DOIS FRADES® Chocolate em Pó 50%, ele tem a pureza e consistência necessária para um Bolo de Chocolate perfeito
  • Adicionar bicarbonato e fermento na sua receita pode ser o trunfo para fazê-la crescer. Aí você pergunta: mas não é tudo igual? Na-na-ni-na-não! O bicarbonato puro ajuda a massa a crescer e garantir a textura e umidade ideais.
  • Dependendo da sua receita de bolo você deve sempre lembrar de untar com manteiga e óleo. Nessa aqui, basta o óleo para não deixar o resultado muito seco, queremos uma receita de bolo bem cremosa e molhadinha para seu fim de tarde, não é mesmo?
  • Adicionar água fervendo é outra dica especial para seu Bolo de Chocolate, ela ajuda a dissolver ingredientes e deixar a cor do chocolate ainda mais intensa!
  • Faça furinhos! Essa dica é clássica de mães e avós para deixar a calda penetrar na massa.
  • Tome cuidado com a pectina! Com quem? A pectina é a parte branca da laranja, se você incluir ela nas suas raspas da fruta o resultado vai ser um amargor desagradável.
  • Uma outra dica especial para um bolo perfeito é utilizar ingredientes como ovos e leite na temperatura ambiente, dessa forma eles incorporam mais ar, ajudando na leveza do bolo.
  • Já para os ingredientes secos, é interessante peneirá-los para evitar aquelas bolinhas de farinha indesejáveis e deixar tudo por igual.
  • Essa dica é essencial e por isso deixamos por último: não abra o forno até o final do primeiro cozimento. Descumprir essa dica pode resultar num triste bolo murchinho!

Sente-se pronto(a) para encarar uma receita de Bolo de Chocolate? Se ainda precisa de uma mãozinha, relaxe, é só assistir o passo a passo completo que preparamos para você fazer essa receita de Bolo de Chocolate com sucesso. Bom apetite!

Fontes:

https://www.chocolata.com.br/datas-importantes-para-a-historia-do-chocolate/
https://www.bonde.com.br/gastronomia/cursos-e-eventos/com-mais-de-300-anos-bolo-de-chocolate-continua-em-alta-176778.html

Dúvidas comuns sobre Bolo de Chocolate com Calda Bolo Peteleco

  • Pode desenformar o Bolo quente?

    Não. O bolo deve ser desenformado morno, com muito cuidado para não quebrar. Se deixar esfriar totalmente, ele gruda e fica difícil desenformar. Nesse caso, caso isso aconteça, pode passar a base da assadeira por água quente ou passar rapidinho pela boca do fogão para ajudar a soltar.

  • Meu Bolo de Chocolate ficou úmido e não assou, o que fazer?

    O Bolo de Chocolate não deve ter ficado tempo suficiente no forno. Uma dica que sempre funciona, é espetar um palito no meio da massa tirar para ter certeza que assou por inteiro. Sabemos que podem haver diferenças de temperatura de forno para forno.

  • Como fazer para o Bolo de Chocolate crescer por igual?

    Para o crescimento igual do seu Bolo de Chocolate, o fogo do forno deve estar regulado, pode acontecer de ter um lado mais forte que outro e isso faz com que seu bolo cresça desigual. Outro problema pode ser a grade que pode estar colocada errada (torta) ou o fogão estar desnivelado.

  • Porque o Bolo sola e como evitar?

    Para o Bolo não solar a dica é pré-aquecer o forno antes de começar a fazer a receita e sempre deixar a temperatura indicada no modo de preparo, pois a temperatura muito alta assa a superfície do bolo, impedindo que ele cresça. Outra dica importante é não bater a massa demais... Mexer apenas o suficiente para que os ingredientes estejam incorporados. E para o bolo não murchar, não abrir o forno nos primeiros 20 minutos (pelo menos).