Dicas
- Se quiser acompanhar o Fricassê com salada sugerimos salada de folhas que pode ser variada ou uma única com tomatinhos cereja.
- Outro prato que combina com Fricassê além das saladas é o arroz branco.
-Você pode congelar o Fricassê em recipiente bem fechado, próprio para congelamento por até 3 meses. O ideal é que não seja congelado gratinado. Quando for consumir, deixar descongelar em geladeira e gratine antes de servir.
- Essa receita rende 8 porções. Para render mais, 40 porções, por exemplo, é só multiplicar os ingredientes por 5. O grande problema, é ter uma panela grande o suficiente para refogar bem o frango de uma única vez. Caso não tenha, é só dividir a refoga em 2 ou 3x para garantir um refogado perfeito. Além disso, como o fricassê vai para o forno, provavelmente terá que usar mais de um refratário, que depende do tamanho de forno que você tem.
- O Fricassê o Escondidinho são receitas diferentes. Aqui no Brasil, o Fricassê é feito com frango desfiado misturado em uma base cremosa, que pode ser Requeijão ou Creme de Leite como em nossas receitas Fricassê com Requeijão e Fricassê de Frango Fácil. Já o Escondidinho, ele tem camadas, que geralmente são de alguma proteína da preferência (carne seca, frango) ou mesmo uma base de vegetais, coberto com purê, que pode ser de batata, mandioca, cenoura etc., tais como em nossas receitas Escondidinho de Frango com Creme de Milho, Escondidinho de Carne Desfiada com Purê de Batata e Mandioquinha e Escondidinho de Cogumelos e Batata-doce.
Dica de Ingrediente
Aprenda a preparar molhos de tomate caseiros, que podem ser armazenados em porções e utilizados em preparações futuras. Para refinar suas receitas, retire a pele dos tomates, escaldando-os em água fervente por alguns segundos e depois mergulhando-os em água com gelo. A polpa com as sementes pode ser guardada para adicionar mais suculência e hidratação em molhos, sopas e ensopados.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de tomates, como tomates-cereja ou tomates secos, para adicionar variedade de sabores às receitas. Ao preparar molhos, prefira as variedades Débora, Caqui e Italiano de tomates. Para servi-los frescos, escolha as variedades Carmem, Holandês e cereja.
Dica de Ingrediente
Descongele o frango na geladeira e nunca à temperatura ambiente para evitar a proliferação de bactérias.
Dica Alimentar
Experimente assar o frango com pele para obter uma carne mais suculenta, depois retire a pele antes de consumir, se preferir reduzir a ingestão de gordura.
Dica de Ingrediente
Armazene o azeite de oliva em um local escuro e fresco para preservar sua qualidade. Evite expor o azeite à luz e ao calor, pois isso pode acelerar sua oxidação.
Dica Alimentar
Utilize o azeite de oliva extra virgem em saladas e pratos frios para aproveitar seu sabor e benefícios nutricionais. Para cozinhar, prefira o azeite de oliva comum, que tem um ponto de fumaça mais alto.
Que delíciosa! Ótima!